O Departamento de Saúde e Recursos Humanos dos Estados Unidos (US Department of Health and Human Services) lançou uma campanha conhecida como The Million Hearts initiative, com o objetivo de prevenir um milhão de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais nos próximos 5 anos.
A iniciativa se concentrará em cinco áreas:
1.A prevenção clínica será fortalecida com a chamada abordagem ABCS (sigla em inglês para aspirina, pressão arterial, colesterol e tabagismo).
Atualmente, apenas 47% das pessoas nos EUA com risco aumentado para desenvolver doença cardíacas estão usando aspirina para a prevenção destas condições. Apenas 46% dos hipertensos controlam adequadamente seus níveis pressóricos, 33% das pessoas com colesterol alto fazem controle adequado da sua hiperlipidemia e apenas 23% daqueles que estão tentando parar de fumar obtêm ajuda para fazê-lo.
2.Uso de tecnologia da informação em saúde para melhorar a gestão de fatores de risco e cuidados preventivos.
3.Melhor aproveitamento da equipe de cuidados com a saúde incluindo aliados, como os farmacêuticos, na educação dos pacientes e na avaliação de fatores de risco.
4.Campanha renovada e revigorada antitabagismo desencorajando a iniciação deste hábito prejudicial, facilitando o abandono ao vício.
5.Iniciativas focadas em estratégias de prevenção para a comunidade, como o enfoque na diminuição da ingestão de sódio e na eliminação de gorduras trans artificiais nos alimentos.
Cada um desses fatores de risco e estratégias de prevenção tem um alvo claro para 2017. Por exemplo, o alvo de diminuição médio na ingestão de sódio é uma redução de 20% a partir de um nível basal de 3,5 g/dia.
A doença cardiovascular ainda é a principal causa de morte nos EUA, com mais de 800 mil mortes por ano e com custos globais anuais de 444 bilhões de dólares. Quase metade dos adultos americanos tem um fator de risco importante para as doenças cardiovasculares.
A iniciativa conhecida como The Million Hearts não é baseada em “mágica” contra a doença cardíaca ou oderrame. Todas as estratégias de prevenção de fatores de risco são conhecidas por terem funcionado por algum tempo. O que esta nova e bem-vinda iniciativa faz, no entanto, é definir uma meta clara, que fará com que o sistema de saúde dos EUA seja responsável pela consistente prevenção das doenças cardíacas.
Post adaptado de : NEWS.MED.BR, 2011. Infartos e derrames: com nova campanha EUA querem evitar um milhão de casos até 2017. Publicado no The Lancet. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/saude/235960/infartos+e+derrames+com+nova+campan.htm>. Acesso em: 28 set. 2011