Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

4 de mar. de 2011

Estoque de sangue no Hemominas: Em virtude do feriado de carnaval o número de doadores de sangue diminui de forma preocupante

Estoque de sangue no Hemominas: Em virtude do feriado de carnaval o número de doadores de sangue diminui de forma preocupante: "
Samuel Nunes

Repórter

A coordenadora do setor de captação e cadastramento de doadores de sangue do Hemocentro, Rosana Silva, revela que, em virtude do feriado de carnaval, há uma significativa baixa no número de doadores de sangue. Em termos percentuais, cerca de 30% das pessoas que normalmente doam sangue deixam de comparecer à unidade.

- A meta diária do Hemominas é receber 100 pessoas. Entretanto, não apenas neste, mas, também em outros feriados, há uma queda de doações de sangue tanto antes quanto depois do feriado - explica.

Rosana Silva salienta que o banco de cadastro do Hemocentro conta atualmente com 147.235 pessoas que já passaram pelo banco de doações. No entanto, ela faz um alerta quanto à necessidade de se aumentar, por exemplo, o índice de doadores regulares, que atualmente é de 1,8%, sendo que o preconizado pela ONU - Organizações das Nações Unidas o índice de 3%.

Segundo ela, algumas estratégias têm sido colocadas em prática pelo Hemocentro como palestras em instituições de ensino, religiosas e empresas, tudo com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto à importância de salvar vidas por meio da doação de sangue.

Rosana Silva lembra que os candidatos à doação precisam ter e estar com boa saúde e idade entre 18 e menos de 65 anos. Em relação ao peso, deve estar acima dos 50 quilos. Deve-se ainda dormir bem na noite anterior à doação, sendo seis horas no mínimo o recomendado.

- O candidato precisa também ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica. Ao comparecer no Hemocentro, ele deve apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (nova) com foto.



FUNCIONAMENTO

Do dia 5 a 9 de março, os horários de funcionamento para doação de sangue nas unidades da Fundação Hemominas serão alterados devido ao feriado de carnaval.

A Hemominas convida todas as pessoas com boa saúde (idade entre 18 e 65 anos; com peso acima de 50 quilos; que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; que não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade; e que não tenham doença de chagas) a comparecerem em uma de suas unidades no estado para fazerem suas doações. Para realizar o gesto voluntário, o candidato também deve apresentar um documento oficial de identidade com foto e dentro do prazo de validade.

A fundação possui 20 unidades que fazem atendimento ao doador voluntário; cada unidade atende a uma região de influência, quem quiser ser doador pode procurar a unidade mais próxima de onde mora.

Seguem os horários de funcionamento para o feriado de carnaval:

05/03/2011 (sábado)

7h às 12h

07/03/2011 (2º feira)

7h às 12h

08/03/2011 (3º feira)

Fechado

09/03/2011 (4º feira)

13h às 18h

O Hemocentro em Montes Claros fica localizado na rua Urbino Viana, 640, Vila Guilhermina. A população pode agendar doações pelos telefones: (38) 3218-7813 ou 3218-7814.

O CANDIDATO À DOAÇÃO DE SANGUE NÃO PODE:

- Estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;



- Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;



- Estar exposto a situação de risco (múltiplos parceiros sexuais, uso de drogas, ter como parceiro sexual um portador do vírus da AIDS);



- Apresentar ferimento ainda não cicatrizado;



- Ter sido submetido à cirurgia de grande porte há menos de 6 meses;



- Ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia no último ano;



- Estar em tratamento para pressão alta (máxima 160/90);



- Ter tido dengue nos últimos 30 dias;



-Ter sido submetido a tratamento dentário a menos de 15 dias;



- Ter tido problema de saúde recente;



- Ter feito tatuagem ou colocado piercing a menos de um ano;



- Ter tomado vacina no último mês (como a contra H1N1 ou febre amarela);



- Ter histórico de anemia recente;



- Ter diabetes;



- Ter recebido transfusão de sangue a menos de 10 anos;



- Estar fazendo ou ter feito uso de medicamentos conforme esquema abaixo:



- Antibióticos: liberado após 15 dias (a critério médico);



- Analgésicos e antiinflamatórios: (ex: AAS, Cataflan, Anador, Aspirina, Dipirona, Plasil, Dramin, Tylenol etc.): liberado após um dia (a critério médico). Incluem-se nesse item o Sonrisal e Alka-Seltzer.
"

Teste com ratos revela comportamento de viciados em crack


Teste com ratos revela comportamento
de viciados em crack

Pesquisa da USP mostra como efeito da droga é devastador para dependente
Do R7, com Jornal da Record
O consumo do crack já é uma das maiores tragédias do Brasil e um dos grandes desafios das autoridades.








Para tentar entender o comportamento dos dependentes, uma universidade de São Paulo desenvolveu uma pesquisa com camundongos, que surpreendeu pelos resultados impactantes. Segundo o estudo, o efeito da droga é devastador para o viciado, por ser muito mais potentes do que a cocaína, já considerada extremamente pesada.

E as consequências sociais do uso da droga já são visíveis nos grandes centros urbanos do país.

O laboratório de farmacologia da Universidade de São Paulo usa camundongos para estudar o comportamento de viciados em drogas. Eles são pintados com cores distintas, vermelho e azul, para facilitar a observação.O de rabo vermelho recebe uma injeção de soro, enquanto o que está com a cor azul recebe uma pequena dose de cocaína diluída. Em poucos minutos é possível notar a diferença.
O camundongo azul fica agitado, o pelo se arrepia. Características do estado de euforia que se repete nos humanos depois do consumo de crack.

Estudos recentes revelam que dependentes do crack em tratamento de reabilitação, correm o risco de resgatar o vício ao simplesmente passar por esses locais.

O caminho para a reabilitação é difícil, muito maior do que a dependência da maconha e da cocaína.
Enquanto o vício não é totalmente superado, ficam as lembranças do estrago do crack.

Veja a matéria completa do Jornal da Record.

fonte:http://noticias.r7.com/saude/noticias/teste-com-ratos-revela-comportamento-de-viciados-em-crack-20110302.html

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker