Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

20 de mar. de 2011

Tomar pílulas anticoncepcionais engorda?


Tomar pílulas anticoncepcionais engorda?

De acordo com estudo realizado pelo Centro de Pesquisa da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon, a crença comum de que os contraceptivos orais causam ganho de peso é falsa. Os resultados do estudo foram publicados na edição online de janeiro de 2011 da revista Human Reproduction.

“Uma pesquisa rápida no Google revela que os contraceptivos e a possibilidade de que eles possam causar ganho de peso é um assunto bastante polêmico”, disse Alison Edelman, médica e pesquisadora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Oregon, e autora do estudo.
As mulheres evitam as pílulas anticoncepcionais com medo de engordar
© iStockphoto.com /Icarix
As mulheres evitam as pílulas anticoncepcionais com medo de engordar

“Questões que envolvem peso são difíceis de serem estudadas nos seres humanos, e as pesquisas até agora têm sido insuficientes para demonstrar se os contraceptivos orais causam ganho ou perda de peso. Mas esta é uma questão extremamente importante já que a preocupação com o ganho de peso é uma das principais razões pelas quais as mulheres evitam ou simplesmente param de tomar as pílulas anticoncepcionais, o que por conseqüência acaba levando muitas vezes a uma gravidez indesejada”.

Para conduzir a pesquisa, cientistas e pesquisadores estudaram um grupo de macacos rhesus por quase um ano. Esses macacos foram usados no estudo porque seu sistema reprodutivo é praticamente idêntico ao dos seres humanos. No entanto, ao contrário de estudos realizados em humanos, mais variáveis puderam ser controladas, como a quantidade exata de alimentos consumidos, fornecendo dados ainda mais significativos.

No início do estudo, metade dos animais era obesa enquanto que a outra metade apresentava peso normal. Durante os oito meses do período de tratamento, os animais receberam doses de contraceptivos orais ajustadas aos seus pesos. Os pesquisadores observaram seus pesos, consumo de alimentos, níveis de atividade, gordura corporal e massa muscular magra.
Ao final do estudo, o grupo com peso normal permaneceu com o peso estável enquanto que o grupo obeso perdeu uma quantidade significativa de peso (8,5%) e um percentual de gordura corporal (12%) devido a um aumento na taxa metabólica basal. Não foram observadas alterações no consumo de alimentos, atividade ou massa muscular magra para ambos os grupos.

“O estudo sugere que as preocupações com o ganho de peso ao usar pílulas anticoncepcionais são mais baseadas em ficção do que na realidade”, disse Judy Cameron, uma das pesquisadoras.

Além disso, dependendo do seu peso inicial, os resultados podem ser diferentes – mulheres mais pesadas e que mantêm estáveis as suas dietas podem perder peso com o uso do anticoncepcional. Muito provavelmente, a razão pela qual essa crença continua a existir é porque o ganho de peso que ocorre naturalmente com a idade acaba sendo atribuído a esses medicamentos.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker