Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

11 de jul. de 2011

Secretaria Nacional do Esporte prestigia festival cultural Pelc/Funorte

Secretaria Nacional do Esporte prestigia festival cultural Pelc/Funorte: "
Música regional, danças típicas, mostra de artesanato e até teatro. O Campus Jk da Funorte se transformou, no último sábado, na casa da cultura nortemineira.
Durante I Festival Pelc Funorte, uma realização da diretoria de Extensão, em parceria com Ministério do Esporte, os participantes dos projetos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – Pelc, realizados 12 núcleos apresentou aos convidados e a toda a sociedade o resultado do trabalho desenvolvido. Crianças da APAE dançaram músicas folclóricas, idosos mostram que a estão em forma ao dança e cantar músicas de roda. Grupos teatrais e bandas também animaram os mais de mil parcipantes.
O artesanato também ganhou destaque na mostra. Além de aprenderem um novo ofício, como gostam de lembrar os artesão que participam das oficinas do Pelc, eles se mostram entusiasmados por estarem colaborando com o meio ambiente. Isso, porque inúmeras peças produzidas por eles são resultados de material reciclado, como os guardadores de sacos plástico feitos a partir de garrafas de desinfetante e água sanitária, os latões e garrafas de vidro que se transforma em belíssimas peças de decoração e ainda, as delicadas borboletas montadas a partir de radiografias.
Para a professora de artesanato do Pelc, Maria Hilda Trajano, o trabalho exposto mostra a importância das ações promovidas pelo programa, já que muitas das artesãs fazem do artesanato produzido nas oficinas uma fonte de renda e também de alegria.
- É gratificante ver a evolução das alunas. Muitas delas nem sabiam desenha e hoje já produzem pelas que encantam a todos. O artesanato então, serve de fonte de renda. Mas o mais importante é que o artesanato se transforma em eficiente terapia para muitas mulheres que chegam deprimidas, sem vontade de viver. Ao transformar o “lixo” em peças artesanais, elas também transformam a sua vida e voltam a ser feliz,afirma.
A aluna Valdeci Silva é uma das muitas participantes que faz do artesanato um fonte de renda e de felicidade. - Estou no Pelc há dois meses, mas já aprendi muito! Cheguei sem saber dar um ponto e hoje já tenho habilidades que permitem comercializar as peças que produzo. Além disso, no Pelc fiz novas amizades, o que me faz mais feliz. As aulas são a minha grande diversão,garante.
O Festival que tem como objetivo incentivar a comunidade na preservação e difusão dos costumes locais, contou com a presença do secretário nacional de esporte educacional, Wadson Ribeiro, grande parceiro da Funorte em suas atividades sociais.
Encantado com a diversidade cultural apresentada, o secretario enfatizou a importância do papel das instituições de ensino na garantia da qualidade de vida da população. Segundo ele, o Festival é uma mostra que os objetivos do Pelc estão sendo alcançados, pois mostra a transformação promovida na vida das pessoas que participam dos projetos, Para ele, a Funorte é o parceiro ideal, posto que o retorno da parceria é mais do que o esperado pelo Ministério do Esporte. Ao final, ele elogiou a Funorte pela iniciativa em buscar alternativas para, através da melhoria da qualidade de vida da população, desenvolver a região.
-A Funorte mais uma vez mostra a sua preocupação em colabora para a comunidade tenha qualidade de vida. Ao contrário de outras instituições, a Funorte está sempre querendo “pular” o muro para se fazer presente na comunidade, na vida dos nortemineiros. Isso só fortalece a nossa parceria, porque é disso que precisamos, instituições comprometidas com o social, frisou.
Para Ribeiro, muito mais do que promover o esporte, o esporte de alto nível, o Ministério do Esporte que garantir que os brasileiros se exercitem, pratiquem esporte e tenham uma vida saudável e por conseqüência, possam envelhecer com qualidade.
E isso que tem feito o casal Maria de Lourdes Azevedo e Severino Bezerra. Os dois participam do Pelc Amazonas e garantem que os quase três anos participando do projeto trouxe mais saúde para eles.
-No Pelc faço ginástica, danço, canto e me reúno com os amigos. Tudo isso fez as dores da idade desaparecem! Hoje minha mente e meu corpo são totalmente saudáveis, afirma Lourdes.
Para Severino o Pelc fez toda a diferença em sua vida.
-Quando comecei no projeto não conseguia nem andar. Isso foi há quase três. Hoje? Hoje eu danço, corro. Vivo com muita saúde e vou onde quero, com minhas próprias pernas, alardeia ele.
A promoção da cultura local é apenas um dos objetivos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC, que através da prática de esporte e da realização de atividades diversas, leva mais qualidade de vida para os nortemineiros. O programa executado por professores e acadêmicos da Funorte em sete municípios da região é financiado pelo Ministério do Esporte.
O presidente de honra da Funorte, Professor Ruy Muniz também se maravilhou com as apresentações e com o artesanato. Para ele, isso prova que a Funorte está desempenhando com eficácia o seu papel de transformar a realidade, sempre para melhor.
-Esse Festival comprova que os sonhos podem se transformar em realidade. Aqui na Funorte é isso que fazemos: tiramos os sonhos das ideias para fazê-los reias. Fico imensamente gratificado quando vejo o que parcerias como essa do Ministério do Esporte nos ajuda a fazer pela nossa gente. Então, só temos a agradecer ao Wadson, nosso parceiro tanto no Pelc quanto na Jonafes, por acreditar em nós e nos nortemineiros, afirmou.
Para a presidente da Soebras, raquel Muniz, o Festival demosntra que a Funorte está sempre aberta para a população e mais, sempre preocupada em garantir saúde e lazer a todos.
-A alegria de vocês é que nos move. Saber que podemos ajudar nos faz querer sempre mais e mais e é por isso, que aqui na Funorte, os projetos não ficam na gaveta. Na Funorte nós fazemos acontecer, garantiu.
Desde novembro de 2009, o Pelc é desenvolvido na região e hoje, conta com 12 núcleos implantados em sete cidades do Norte de Minas. Os projetos promovidos pelo Pelc beneficiam mais de 230 mil pessoas, dentre crianças, jovens, adultos e idosos. Para os inscritos em um dos muitos projetos do programa, o Pelc é sinônimo de qualidade de vida, auto-estima e socialização.
De acordo com Andrey Souza, diretor de extensão da Funorte e coordenador técnico do PELC, nenhuma outra instituição privada da região Norte de Minas e Sul da Bahia, tem tamanho alcance nos projetos que desenvolve. Para ele, a parceria com o Ministério do Esporte e a interação com a comunidade tem trazido benefícios inestimáveis para a região.
-Se somados, todos os projetos que a Funorte hoje desenvolve na região, o número de pessoas beneficiadas pelas ações chegam a 400 mil. Número que comprova a competência, responsabilidade e a preocupação da instituição em promover a melhora da qualidade vida de toda a comunidade. Mas isso não seria possível sem o apoio do Ministério do Esporte, na pessoa do seu secretário nacional de esporte educacional, Wadson Ribeiro, afirma o diretor.
Dos 12 novos núcleos do PELC, cinco estão em bairros de Montes Claros (Maracanã, Delfino Magalhães, Santos Reis, Alto São João e Morrinhos) e um núcleo está no distrito de Nova Esperança. Os demais estão situados de Janaúba, Januária, Brasília de Minas, Pirapora, Salinas e Bocaiúva.
Os interessados em participar do Pelc precisam procura um dos 12 núcleos do Norte de Minas e se inscreverem. Mais informações: (38) 2101 9267/ (38) 2101 9274.
"

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker