Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

10 de ago. de 2011

Semana de Prevenção à Leishmaniose - Ações educativas chamam atenção da população para os perigos da doença

Semana de Prevenção à Leishmaniose - Ações educativas chamam atenção da população para os perigos da doença: "
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove de 22 a 27 de agosto, a Semana de Prevenção à Leishmaniose. Segundo Regiane Soares Braga, chefe do Setor de Educação em Saúde do CCZ, o objetivo do evento é chamar atenção da população para os perigos da doença, também conhecida como calazar, e mostrar as formas de prevenção. A leishmaniose afeta os cães e pode atingir os humanos.

- Haverá uma extensa programação em torno da Semana, com envolvimento de toda a equipe do CCZ. O trabalho constará de blitze educativas e passeatas. Estandes serão montados em pontos estratégicos da cidade, com orientações à população sobre o assunto -informou.



A PROGRAMAÇÃO

Dia 22/08, segunda-feira: Abertura na Praça Doutor Carlos Varsiane, às 8 horas. Blitz educativa na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, em frente ao All Time, de 8 e meia às 10 horas, com a equipe de servidores do CCZ e soldados do Exército.

23/08, terça-feira: Blitz educativa no semáforo do Bairro Roxo Verde, das 7 e meia às 10 horas. Estande no Montes Claros Shopping Center funcionará das 14 às 22 horas.

24/08, quarta-feira: Blitz educativa no semáforo da Ponte Preta, das 10 às 13 horas. Estande no Restaurante Popular, das 9 às 14 horas.

25/08, quinta-feira: Blitz educativa na Avenida Francisco Gaetane, Bairro Major Prates, das 7 e meia às 10 horas.

26/08, sexta- Feira: Blitz educativa na Rua Dr. Santos, das 7 e meia às 10 horas. Estande no Shopping Popular, das 14 às 16 horas.

27/08, sábado: Encerrando a semana de prevenção, passeata às 8 horas, no entorno da Praça Doutor Carlos Versiane, com estande funcionando até às 12 horas.




"

Cartão será obrigatório para atendimento no SUS : Informatizando com TI

Cartão será obrigatório para atendimento
no SUS a partir do ano que vem

Documento vai armazenar todo o histórico de atendimento do paciente(Da Agência Brasil)

Mais um passo rumo ao futuro da medicina e comunicação em saúde , no qual se começa de fato a informatização do sistema de saúde com a idéia de integração e prontuario eletrônico embutida. E só assim , desenvolveremos com ajuda da TI (tecnologia da Informação ) a capacidade de um dia prever os acontecimentos na saúde de acordo com os determinantes e agir para que a estrutura e os profissionais de saúde estejam ao dispor da população quando esta mais precisa !
A portaria com as novas regras foi publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União. Se a pessoa não se lembrar do número ou não tiver o cartão em mãos na hora do atendimento, caberá à unidade de saúde consultar o cadastro nacional para identificar o paciente. Caso o paciente ainda não seja cadastrado, o próprio hospital deve fazer o cadastramento.A partir do próximo ano, para ser atendido nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), o paciente terá de apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país.
Além disso, os profissionais de saúde terão de registrar os contatos do paciente para que a Ouvidoria do SUS possa, por exemplo, estabelecer um acompanhamento da satisfação do usuário.
De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessas ferramentas faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.
Em maio, o ministério publicou portaria que regulamentou o Sistema Cartão Nacional de Saúde, por meio de um número único válido em todo o território nacional.
Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, a medida vai gerar mudanças no relacionamento do SUS com os cidadãos. Os profissionais de saúde deverão incluir na ficha de registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares o endereço eletrônico e o telefone dos pacientes.
Além de aperfeiçoar a identificação dos usuários, os dados ajudarão o Ministério da Saúde a monitorar os serviços oferecidos pelo SUS. Por meio da ouvidoria ativa, por exemplo, o ministério pretende pesquisar o nível satisfação dos usuários com o atendimento recebido.


Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker