Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

30 de ago. de 2011

Residência Hilton Rocha/Funorte é referência em adaptação de lentes de contato

Residência Hilton Rocha/Funorte é referência em adaptação de lentes de contato:
Os médicos residentes em oftalmologia da Fundação Hilton Rocha/Funorte estão comemorando. A Fundação acaba de se transformar no primeiro Centro de Referência do país em capacitação profissional na adaptação de lentes de contato. A instituição do Pólo de Ensino Presencial é uma parceria da Hilton Rocha/Funorte com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria - SOBLEC, que através do projeto Cléber Godinho, fez a doação de um consultório completo, com equipamentos de primeira.

O projeto idealizado pelo Dr. Cléber Godinho, um mais renomados profissionais da área no Brasil, visa ampliar a adaptação de lente de contato para toda residência oftalmológica brasileira, com a criação de centros regionais de ensino, ao qual os residentes de oftalmologia tenham acesso às técnicas para a correta utilização das diversas lentes. O Instituto Soblec de Educação pretende com o projeto, ampliar o ensino, formar profissionais ainda mais capacitados ao final das residências e ainda melhorar a saúde ocular da população. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente no país apenas 5% das pessoas que apresentam alguma deficiência visual fazem uso da lente de contato e os outros 95% ainda são adeptas dos óculos. O projeto vem para mudar esses números, mostrando à população os benefícios de se utilizar as lentes de contato ao invés dos óculos, já que as lentes são mais confortáveis e esteticamente melhores.



FUNDAÇÃO HILTON ROCHA

A escolha da Fundação Hilton Rocha/Funorte como primeiro pólo, se deve ao centenário do professor Hilton Rocha e também ao fato da Fundação ser uma referência nacional na formação de médicos oftalmologistas. Com o novo consultório a Fundação formará profissionais ainda mais capacitados, que já sairão da residência com a formação adequada em relação à adaptação de lentes de contato. Anteriormente e em outras instituições que oferecem a residência, geralmente, os residentes se especializam em oftalmologia sem a qualificação necessária da área do uso das lentes. Essa qualificação só é obtida em cursos especiais, fora da residência, oferecidos pela própria Soblec.

Para o presidente da Fundação Hilton Rocha/Funorte, professor Ruy Muniz, a parceria com a Sooblec vai viabilizar a formação de profissionais mais completos.

-Os novos profissionais formados pela Hilton Rocha, incluindo ai os nossos 30 residentes atuais, já sairão plenamente capacitados no quesito adaptação de lentes e isso, significa mais saúde para a nossa população. E é esse o nosso trabalho e o nosso objetivo, formar e aprimorar profissionais para garantir a qualidade de vida das pessoas, afirma.

A diretora geral das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Tânia Raquel Muniz, salienta que a residência da Fundação Hilton Rocha vai ficar ainda mais qualificada com a parceria.

-A Funorte sempre primou pela excelência dos seus cursos de graduação e pós-graduação. A residência de oftalmologia da Funorte, com esta parceria com Soblec, se transforma em uma residência de referência nacional, frisa.



CAPACITAÇÃO

Além de capacitar seus residentes, a Fundação Hilton Rocha/Funorte vai oferecer cursos aos oftalmologistas que queiram aprimorar seus conhecimentos na adaptação de lentes de contato ou queiram reciclar seus conhecimentos.

De acordo com a diretora da Fundação Hilton Rocha/Funorte, Ariadna Muniz, esse é o grande mérito da parceria com a Soblec, ampliar a formação dos oftalmologistas de Minas Gerais e de outros estados. Ela salienta ainda, que a parceria com a SOBLEC é o reconhecimento e o retorno do árduo trabalho de reconstrução da Fundação e o coroamento do trabalho tão brilhantemente desenvolvido pelo professor Hilton Rocha, que completaria cem anos.

-Agradecemos ao professor Cléber Godinho por este presente. O projeto mostra o quanto a Soblec se preocupa em capacitar, treinar e reciclar os oftalmologistas, o que por conseqüência mostra o respeito da Sociedade para com a população, enfatiza.

Participaram da assinatura da parceria o coordenador do projeto, doutor Cléber Godinho, a presidente da Soblec, Tânia Schaeler, o ex-presidente da Soblec, doutor Newton Kara, o presidente da Fundação Hilton Rocha/Funorte, professor Ruy Muniz, a diretora geral da Funorte, Tânia Raquel Muniz, a diretora da Fundação Hilton Rocha/Funorte, doutora Ariadna Muniz, o ex governador de Minas Gerais e senador da República Eduardo Azeredo, o vereador Alexandre Gomes.

_____________________________



As lentes de contato são usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou para mudar a cor dos olhos (gelatinosas cosméticas). As lentes de contato gelatinosas cosméticas (pintadas) são também indicadas para albinos, para pessoas que têm cicatriz aparente na córnea ou opacidade total e em casos de ausência ou perda da íris.

O uso de lentes de contato é uma forma eficiente para corrigir a visão, quando feito com cuidado e supervisão apropriados.

O exame completo do olho, a perfeita adaptação, o acompanhamento oftalmológico e a obediência às orientações recebidas são condições indispensáveis para o uso confortável e seguro das lentes de contato, a longo prazo.

Norte de Minas é modelo para rede de urgências da Bahia - Prefeitos e técnicos baianos visitam o Samu do Norte de Minas para conhecer a organização do serviço de atendimento às urgências na região

Norte de Minas é modelo para rede de urgências da Bahia - Prefeitos e técnicos baianos visitam o Samu do Norte de Minas para conhecer a organização do serviço de atendimento às urgências na região:
Nesta quarta-feira, 24/08, o Samu Macronorte recebeu uma comitiva de gestores e técnicos da saúde da Bahia que veio conhecer a organização do serviço de atendimento às urgências no Norte de Minas.

- Alguns municípios procuraram o governo do Estado buscando apoio para organizar o serviço em suas regiões e como no Norte de Minas a experiência foi subsidiada pelo Estado, vimos conhecer especialmente a forma como foram formalizados os critérios contábeis e a participação dos entes federados no processo - explica Thiago Xavier, diretor da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Segundo Thiago, na Bahia, a rede está desenhada para funcionar em nível municipal, não regional.

- Também não existe ainda a governança. Queremos saber como é feito o gerenciamento, o custeio, a contrapartida. Vimos ao Norte de Minas buscar essas respostas - completa.

Além do diretor da Seplan, integraram a comitiva o prefeito de Barra do Choça e presidente do consórcio intermunicipal de Saúde do Sudoeste da Bahia, Oberdan Rocha Dias, e o secretário municipal de Saúde, Mário Sérgio Côrtes; o assessor governamental da Seplan, Luis Carlos Cardoso; o coordenador jurídico da União dos Municípios da Bahia (UPB), Leonardo Cerqueira Lima; o gerente do consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), Valdemar Jr; e o secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Joam Paulo Andrade Souza.

O diretor executivo do Cisrun, consórcio público que gerencia o Samu Macronorte, Bruno Pinheiro de Carvalho, junto com a equipe técnica do Samu, explicou aos visitantes como a rede foi organizada, como o consórcio público foi constituído, o papel do Comitê Gestor, a participação do governo do Estado na viabilização do serviço e a lógica do gerenciamento da Rede de Urgências Norte, que atrela economia de recursos à promoção de saúde de qualidade aos usuários do SUS.

Os anfitriões também mostraram as dificuldades vivenciadas no início da implantação do projeto e como foram sendo feitas as adequações para que essas dificuldades pudessem ser superadas.

- A predisposição do Estado em viabilizar o projeto e a receptividade, colaboração e união dos prefeitos e deputados da região foram decisivas para que a Rede desse certo. Os índices são animadores desde o começo e, de acordo com as estatísticas, já no primeiro ano da regionalização tivemos uma redução de mil mortes/ano por causas evitáveis na região - explica o diretor do Cisrun. Bruno ressalta que, diferentemente do Samu dos outros municípios brasileiros, no Norte de Minas, o serviço é subsidiado em 60% pelo Estado, 30% pela União e 10% pelos municípios, que contribuem com R$ 0,13 per capita. Samu integra 86 municípios e atende a uma população de cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Ministério da Saúde credencia UTI do hospital Aroldo Tourinho

Ministério da Saúde credencia UTI do hospital Aroldo Tourinho:
Depois de funcionar oito meses sem credenciamento, o ministério da Saúde credenciou os 10 leitos da UTI Cardiovascular do hospital Aroldo Tourinho para atendimento pelo Sistema único de Saúde (SUS). A portaria foi assinada nesta semana pelo secretário de Assistência à Saúde, Helvécio Miranda de Magalhães Junior.

Os deputados federais Saraiva Felipe e Gabriel Guimarães, deputado estadual Paulo Guedes e o superintendente do HAT, Alexandre Pires Ramos, comemoraram o credenciamento no gabinete do ministro da Saúde, em Brasília.

O ministério da Saúde recebeu do hospital Aroldo Tourinho o projeto da nova maternidade a ser financiada com recursos da Rede Cegonha, bem como acatou a implementação do serviço de fisioterapia e plasticidade neuronal nas instalações anteriormente previstas para a hemodiálise.

O Deputado Federal Saraiva Felipe, que é presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara dos Deputados, está organizado convocação do BNDES e Caixa Econômica Federal para atender demanda de repactuação de dívidas dos hospitais filantrópicos, o que poderá equacionar o endividamento que ameaça o funcionamento do hospital Aroldo Tourinho.

Estudos indicam relação entre traumatismo craniano e mal de Alzheimer


Estudos indicam relação entre
traumatismo craniano e mal de Alzheimer

AFP
Gaines Adams, NFLO Traumatismo cranioencefalico é muito prevalente e suas consequencias longo prazo podem ser ainda mais desanimadoras
                                                                                                                                               
A relação entre um traumatismo craniano e o risco de demência ainda é obscura. Enquanto alguns estudos sugerem essa possibilidade, outros não estabelecem essa relação.
Um dos estudos que indica esse caminho é o da equipe da Professora Kristine Yaffe, da Universidade da Califórnia em São Francisco, Estados Unidos. Ela analisou as fichas médicas de 281.540 veteranos americanos, com 55 anos ou mais. 
Yaffe demonstrou que o risco de desenvolver demência durante o tempo do estudo (7 anos) mais que dobrou entre os veteranos que tiveram uma lesão cerebral (15,3% contra 6,8%, em relação aos demais).
Steve Nesius/AP
Pesquisa com jogadores de futebol americano mostrou a relação entre traumatismo e um tipo de Alzheimer
As lesões cerebrais traumáticas aumentariam o risco de perturbações cognitivas e de demência, segundo dois estudos americanos apresentados nesta segunda-feira (18), em Paris, durante a Conferência Internacional da Associação Alzheimer (AAIC).

- Esses dados nos levam a pensar que o traumatismo crânio-encefálico (TCE) entre os veteranos mais velhos poderia predispô-los ao desenvolvimento de uma demência sintomática. Suscitam preocupações quanto a possíveis consequências a longo prazo entre os veteranos mais jovens.
Para os cientistas, a questão é importante, uma vez que o TCE é comum, em seguida a quedas ou acidentes de trânsito.
- O traumatismo crânio-encefálico é também considerado o ferimento típico dos conflitos no Iraque e no Afeganistão, onde diz respeito a 22% das vítimas e a 59% dos ferimentos ligados a explosões.
Vários mecanismos poderiam explicar o aumento do risco.
Segundo os cientistas, encontram-se nesse grupo placas amiloides semelhantes às presentes nos cérebros das pessoas com o mal de Alzheimer
Um outro estudo foi realizado pelo Professor Christopher Randolph (Loyola University Medical Center, Chicago) entre ex-jogadores de futebol americano.

No total, 513 membros aposentados da Associação de Jogadores da Liga Nacional de futebol responderam em 2008 a uma enquete visando, particularmente, aos problemas de memória (aí compreendido um questionário para despistar o mal de Alzheimer chamado AD8).
Um pouco mais de 35% dos que responderam (com idade média de 61 anos) apresentavam sintomas de AD8, deixando considerar uma possibilidade de demência. A título de comparação, segundo o relatório 2011 da Associação Alzheimer, 13% dos americanos com 65 anos e mais sofrem do mal.
Os cientistas usaram os dados da pesquisa para identificar os que sofriam possivelmente de perturbações leves de cognição, como problemas de memória e de linguagem. Eles descobriram que os ex-atletas eram bastante atingidos, em relação aos indivíduos que apresentavam as mesmas características sociodemográficas, mas sem passado esportivo profissional.
Segundo os pesquisadores, esses resultados, ainda considerados preliminares, reforçam a hipótese de que os traumatismos cranianos repetidos durante numerosos anos de prática de futebol americano podem acarretar uma expressão mais precoce de doenças degenerativas ligadas à idade, como o mal de Alzheimer.




adaptado de :
http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudos-indicam-relacao-entre-traumatismo-craniano-e-mal-de-alzheimer-20110718.html

ANATOMIA DO OLHO

Afinal como é composto esse que é um dos órgãos mais complexos do corpo humano , e quais estruturas dão essa enorme capacidade de percepção que transforma a luz em imagens , cores e múltiplos detalhes que geram  êxtase e é retrato da evolução humana.

Com esse vídeo podemos ter algumas respostas e adentrar nas estruturas não vistas a olho nu.


Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker