Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

30 de ago. de 2011

Norte de Minas é modelo para rede de urgências da Bahia - Prefeitos e técnicos baianos visitam o Samu do Norte de Minas para conhecer a organização do serviço de atendimento às urgências na região

Norte de Minas é modelo para rede de urgências da Bahia - Prefeitos e técnicos baianos visitam o Samu do Norte de Minas para conhecer a organização do serviço de atendimento às urgências na região:
Nesta quarta-feira, 24/08, o Samu Macronorte recebeu uma comitiva de gestores e técnicos da saúde da Bahia que veio conhecer a organização do serviço de atendimento às urgências no Norte de Minas.

- Alguns municípios procuraram o governo do Estado buscando apoio para organizar o serviço em suas regiões e como no Norte de Minas a experiência foi subsidiada pelo Estado, vimos conhecer especialmente a forma como foram formalizados os critérios contábeis e a participação dos entes federados no processo - explica Thiago Xavier, diretor da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Segundo Thiago, na Bahia, a rede está desenhada para funcionar em nível municipal, não regional.

- Também não existe ainda a governança. Queremos saber como é feito o gerenciamento, o custeio, a contrapartida. Vimos ao Norte de Minas buscar essas respostas - completa.

Além do diretor da Seplan, integraram a comitiva o prefeito de Barra do Choça e presidente do consórcio intermunicipal de Saúde do Sudoeste da Bahia, Oberdan Rocha Dias, e o secretário municipal de Saúde, Mário Sérgio Côrtes; o assessor governamental da Seplan, Luis Carlos Cardoso; o coordenador jurídico da União dos Municípios da Bahia (UPB), Leonardo Cerqueira Lima; o gerente do consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), Valdemar Jr; e o secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Joam Paulo Andrade Souza.

O diretor executivo do Cisrun, consórcio público que gerencia o Samu Macronorte, Bruno Pinheiro de Carvalho, junto com a equipe técnica do Samu, explicou aos visitantes como a rede foi organizada, como o consórcio público foi constituído, o papel do Comitê Gestor, a participação do governo do Estado na viabilização do serviço e a lógica do gerenciamento da Rede de Urgências Norte, que atrela economia de recursos à promoção de saúde de qualidade aos usuários do SUS.

Os anfitriões também mostraram as dificuldades vivenciadas no início da implantação do projeto e como foram sendo feitas as adequações para que essas dificuldades pudessem ser superadas.

- A predisposição do Estado em viabilizar o projeto e a receptividade, colaboração e união dos prefeitos e deputados da região foram decisivas para que a Rede desse certo. Os índices são animadores desde o começo e, de acordo com as estatísticas, já no primeiro ano da regionalização tivemos uma redução de mil mortes/ano por causas evitáveis na região - explica o diretor do Cisrun. Bruno ressalta que, diferentemente do Samu dos outros municípios brasileiros, no Norte de Minas, o serviço é subsidiado em 60% pelo Estado, 30% pela União e 10% pelos municípios, que contribuem com R$ 0,13 per capita. Samu integra 86 municípios e atende a uma população de cerca de 1,6 milhão de pessoas.


.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker