Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

26 de nov. de 2010


Governo lança plano de combate
ao câncer do colo do útero

Grande número de casos no Norte leva Ministério da Saúde e Inca a apresentarem estratégia
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (26), o Plano de Ação para Redução de Incidência e Mortalidade por Câncer do Colo do Útero, no Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro.
O objetivo do plano é colocar em prática iniciativas capazes de melhorar o diagnóstico e o tratamento deste tipo de câncer. Para isso será dividido em cinco eixos que englobam desde o fortalecimento do programa de rastreamento (investigação em mulheres sem sintomas) à garantia de qualidade do exame citopatológico (papanicolau) e do tratamento adequado das lesões precursoras do câncer do colo do útero. O câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres brasileiras, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. 



O plano enfoca ainda a intensificação do controle dos tumores na região Norte, e a avaliação de iniciativas alternativas para a doença, como financiamento de pesquisas e estudos-piloto. A região é a que sofre com mais casos desse tipo de tumor e a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. O Plano teve investimento de R$ 115 milhões para a prevenção e o controle da doença.

Prevenção
No Brasil, o rastreamento populacional para prevenção ao câncer do colo do útero é recomendado para mulheres de 25 a 59 anos, por meio da realização do exame de papanicolau. A recomendação é fazê-lo a cada três anos, depois de dois exames consecutivos normais, feitos no intervalo de um ano. 

A PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), destaca que o percentual de mulheres dessa faixa etária submetidas ao exame pelo menos uma vez na vida aumentou de 82,6%, em 2003, para 87,1%, em 2008. 

No entanto, a meta nacional, segundo o Ministério da Saúde, é que 80% das mulheres brasileiras dessa faixa etária façam o exame preventivo a cada três anos.

Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta contra a Violência à Mulher [Ecodesenvolvimento]

Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta contra a Violência à Mulher [Ecodesenvolvimento]: "

Lendo hoje o Blog do Sakamoto percebi que a violência contra mulher não é só a física, essa é a única que salta nossos olhos e faz pensar sobre o assunto, mas as outras “agressões” sofridas por praticamente 100% das mulheres no mundo, pouca gente percebe, muitas vezes nem as próprias mulheres se dão conta.

Recentemente, assistindo um dos episódios do seriado Glee, acho que até agora o meu favorito, aborda as dificuldades que meninas, mulheres sofrem no mundo. Provavelmente essas dificuldades mostradas na série são as do tipo imperceptíveis para a grande maioria das pessoas e devem ser incomparáveis ao que a maioria das meninas e mulheres devem sofrer no mundo oriental, árabe e em países em desenvolvimento.

O tema central do episódio é a Madonna, afinal trata-se de uma série musical, ela não foi apenas uma referência musical importante para a cultura pop, como eu achava, mas ela por meio de suas músicas levantou temas de muita importância para as mulheres e minorias. Infelizmente não consegui colocar minha cena inteira preferida aqui, mas acho que só os meninos cantando What is feel like for a girl (Como uma garota se sente) ajuda a pensar no que é ser mulher e todas as pressões e preconceitos por conta disso, pelo menos foi esse o efeito que esse clip teve em mim, nenhum homem sabe de fato como uma garota se sente.

Você mulher já parou para pensar nas pressões que sofre por ser mulher? Nas sutis agressões e ameaças que já sofreu? Ou até mesmo nas exigências que colocou a si mesma para ser mais forte? Ou até mesmo ao contrário como diz a música: “Strong inside but you don't know it/ Good little girls they never show it/ When you open up your mouth to speak/ Could you be a little weak”?

Read the comments on this post...

"

Funorte divulga os aprovados no vestibular de Medicina

Funorte divulga os aprovados no vestibular de Medicina: "

Foi divulgado nesta quinta-feira o resultado do vestibular de Medicina da Funorte, que ofereceu 40 vagas para o curso que se inicia no primeiro semestre de 2011. Confira a relação completa clicando aqui.


A lista de espera pode ser acessada clicando aqui.


As matrículas já estão sendo feitas na Funorte Campus JK. Outras informações pelo telefone: (38) 2101-9292.

"

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker