Ingestão de ácido fólico alta Improvável a piorar B 12 Deficiência
"Em indivíduos idosos com baixos níveis séricos de vitamina B12 (B12), aqueles que têm folato sérico elevado foram relatados para ter anomalias maior nos biomarcadores para a deficiência de B12: hemoglobina baixa (Hgb) e homocisteína total elevado (tHcy) e ácido metilmalônico (MMA ), sugerindo que o folato exacerba B12 relacionados com anormalidades metabólicas ", escreve James L. Mills, MD, MS., pesquisadora sênior da Divisão de Epidemiologia, Estatística e Investigação de Prevenção ao Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health e Desenvolvimento Humano, National Institutes of Health, e seus colegas. "Nós determinamos se folato sérico elevado em indivíduos com baixa B12 sérica aumenta os efeitos deletérios da baixa B12 B12 sobre biomarcadores da função celular."
A amostra do estudo consistiu de 2.507 estudantes universitários que foram questionados sobre o histórico médico e uso de ácido fólico e B 12 suplementos e que deram amostras de sangue para testes de folato no soro e de células vermelhas, hemoglobina, plasmáticos de homocisteína, e MMA, holotranscobalamin (holoTC), e ferritina no soro.
Aproximadamente 5% dos alunos amostrados tinham níveis baixos de B 12 (<148 pM), e estes foram subdivididos com base na concentração de folato no grupo 1 (nível de folato alta;> 30 nM) e grupo 2 (baixo / normal nível de folato; ≤ 30 nM). Grupo 1 teve média de ingestão significativamente maior de ácido fólico e B 12 a partir de suplementos e alimentos fortificados do que o grupo 2.
Comparado com os participantes do grupo 2, aqueles no grupo 1 não têm anormalidades maior em qualquer resultado de teste específico de B 12 a função celular. Na verdade, eles tinham níveis significativamente mais altos de células holoTC e vermelho folato, significativamente mais baixos níveis de homocisteína total, e não significativamente menor ( P = 0,057) concentrações de MMA que o grupo 2. Níveis de hemoglobina e ferritina não foram significativamente diferentes entre os grupos.
"Nossas descobertas são reconfortante para pessoas que têm níveis baixos de vitamina B12", o Dr. Mills, disse em um comunicado à imprensa. "Nós não encontramos nenhuma evidência de que o folato pode agravar seus problemas de saúde. Consumir maior quantidade de ácido fólico não parece interferir com o uso do corpo de vitamina B12 em indivíduos saudáveis."
As limitações deste estudo incluem a falta de dados sobre a ingestão de alimentos e um número relativamente pequeno de participantes (principalmente mulheres) no baixo B 12 -Grupo de Alto folato.
"Em nosso estudo, cuidadosamente verificados para as pessoas que tiveram a cirurgia intestinal ou distúrbios que perturbam a absorção de B12, para ter certeza de que eles não viés nossa análise", disse Dr. Mills. "Folato alta não parece aumentar o risco de anemia entre as pessoas saudáveis com baixos níveis de vitamina B12." Dr. Mills disse.
Este estudo foi financiado pelo Programa de Pesquisa Intramural dos Institutos Nacionais de Saúde, Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health e Desenvolvimento Humano. Os autores do estudo não declararam relações financeiras relevantes.
Am J Clin Nutr . Publicado on line 08 de junho de 2011. Abstract
Contexto clínico
Fortificação de alimentos para aumentar os níveis de ácido fólico e evitar defeitos do tubo neural tem sido controverso, porque os altos níveis de ácido fólico pode mascarar a anemia perniciosa. Estudos em indivíduos com baixa nos níveis de B 12 descobriram que os níveis de ácido fólico pode aumentar elevada anemia e elevar os níveis de homocisteína e MMA total.
Este é um estudo transversal de estudantes saudáveis irlandês a partir de uma única universidade para determinar o efeito da ingestão de ácido fólico alta e baixa B 12 níveis de B 12 metabolismo e hemoglobina.
Destaques estudo
- 2.507 indivíduos foram recrutados a partir de uma única universidade a dar amostras de sangue venoso, e um questionário de saúde e estilo de vida foi administrada.
- Informações sobre demografia, condições médicas, hábitos alimentares e uso de alimentos e suplementos dietéticos foi provocado.
- Excluíram-se os alunos com co-morbidades médicas, má absorção, e as seguintes dietas especiais (por exemplo, os vegans).
- Os alunos foram convidados a relatar a ingestão de suplementos vitamínicos e alimentos fortificados durante a semana anterior e média do mês.
- De sangue foi coletada para folato sérico, folato de glóbulos vermelhos, B soro 12 , holoTC, MMA, homocisteína plasmática total, hemoglobina e ferritina.
- Aproximadamente 5% dos alunos amostrados tinham níveis baixos de B 12 (<148 pM), e estes alunos foram subdivididos com base na concentração de folato no grupo 1 (nível de folato alta;> 30 nM) e grupo 2 (baixo / normal nível de folato; ≤ 30 nM).
- Associações foram controladas para sexo, idade, níveis séricos de ferritina, creatinina, genótipo, tabagismo e ingestão de álcool.
- Havia 1.035 homens e 1.472 mulheres. As mulheres eram mais propensas que homens a tomar suplementos com B 12 e ácido fólico.
- Grupo 1 teve média de ingestão significativamente maior de ácido fólico e B 12 a partir de suplementos e alimentos fortificados que o grupo 2.
- No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos em B 12 metabolismo, mas o grupo 1 tinham níveis significativamente mais altos de células holoTC e vermelho folato, níveis significativamente mais baixos de homocisteína total, e não significativamente menor ( P = 0,057) concentrações de MMA que o grupo 2.
- Após ajuste por sexo, idade, níveis de ferritina, creatinina e outros fatores, não houve diferenças significativas entre os dois grupos.
- Nenhum participante em ambos os grupos tiveram macrocitose.
- 11,6% dos que estão no grupo 1 (nível de folato alta) tiveram anemia baseado em baixos níveis de hemoglobina vs 5,9% no grupo 2 (baixo / normal nível de folato).
- No entanto, a dois grupos não diferiram dos níveis de hemoglobina ou ferritina geral.
- Além disso, a anemia foi atribuída à deficiência de ferro em vez de B 12 a deficiência, pois foi associado com baixos níveis de ferritina.
- Os autores concluíram que a ingestão elevada de ácido fólico em pacientes com baixa B 12 níveis não foi negativamente associado com B 12 metabolismo, refutando a hipótese de que o ácido fólico em alimentos enriquecidos e suplementos interfere com a capacidade do corpo para entregar B 12 .
- Eles notaram que essas descobertas desde garantias aos países em desenvolvimento que estão a considerar alimentos com ácido fólico fortalecendo porque tal programa não iria piorar B 12 Deficiência.
Implicações Clínicas
- Alta ingestão de ácido fólico em pacientes com baixos níveis de B 12 não está associada a deficiências do metabolismo da B12.
- Alta ingestão de ácido fólico em pacientes com baixos níveis de B 12 não está associado com diminuição da hemoglobina e ferritina em geral.