Em Montes Claros, o ministro Alexandre Padilha visitou o Complexo de Regulação de Assistência e de Urgência e Emergência. Em Pirapora, a visita foi para conhecer a experiência do município na classificação de risco na atenção primária, através do Protocolo de Manchester.
Fotos: Jerúsia Arruda
Em Montes Claros, com a presidente da Funorte, Raquel Muniz, professor Ruy Muniz e o prefeito de Pirapora, Warmillon Braga
Em Montes Claros, com a presidente da Funorte, Raquel Muniz, professor Ruy Muniz e o prefeito de Pirapora, Warmillon Braga
Os municípios de Montes Claros e Pirapora, no Norte de Minas, receberam no último sábado, 02/06, a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha que, acompanhado do secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, veio conhecer o funcionamento da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas.
Em Montes Claros, o ministro visitou o Complexo de Regulação de Assistência e de Urgência e Emergência, onde funciona a central do SAMU 192 regional. Em Pirapora, a visita foi para conhecer a experiência do município na classificação de risco na atenção primária, através do Protocolo de Manchester.
Durante a visita, o ministro anunciou que nos próximos dias o Ministério da Saúde (MS) irá publicar uma resolução que prevê a implantação da rede de atenção às urgências e emergências, que vai integrar desde a promoção e prevenção, nas unidades básicas de saúde, até as unidades de cuidados intensivos e Samu 192.
- O Ministério da Saúde também vai aderir a essa nova política de redes, como já está sendo praticada em Minas Gerais e, de forma exemplar, aqui no Norte de Minas. Com a rede também serão criados mecanismos de financiamento e compensação. Nossa meta é dobrar os investimentos nos municípios que aderirem ao projeto.
Segundo o ministro, a proposta é integrar municípios, estados e União para garantir a integralidade da assistência em situações de risco ou emergências a que está exposta à população brasileira.
- Cada ente federado, em seu respectivo âmbito, deve aprimorar e qualificar os mecanismos de controle e fiscalização para o cumprimento das responsabilidades relacionadas ao desempenho das unidades integrantes da Rede de Atenção às Urgências - alertou.
O secretário Antônio Jorge disse que o Norte de Minas tem índices de desenvolvimento acima da média do Estado, especialmente na saúde, e que é um terreno fértil para as parcerias pela fidelidade absoluta na implantação das políticas públicas.
- O Norte de Minas se arrisca nos projetos, todos os indicadores têm avanços expressivos e mesmo sendo uma região de vulnerabilidade social, encontramos terreno fértil para aplicação das políticas públicas com resultados impactantes. Uma prova disso é a redução de cerca de duas mil mortes por ano por causas evitáveis desde a regionalização do Samu e organização da Rede de Urgência e Emergência, projeto que aliás se iniciou nesta região e se tornou modelo para todo país e até para outros países, e seguramente manterá esta sinergia com o governo federal - avalia.
O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, disse que a visita do ministro sinaliza novos tempos para a saúde do município.
- O governo de Minas tem sido um grande parceiro, mas reconhecemos que é preciso avançar mais para vencer os desafios, especialmente no que diz respeito à atenção primária. Montes Claros é polo de uma região que é na verdade uma grande família e além do apoio do Estado queremos contar mais com o Ministério da Saúde para cuidar da saúde dessa família tão importante para a nação. Esperamos que essa visita represente um presente pelos 154 anos que Montes Claros comemora neste domingo, dia 03 de julho. Contamos com esse apoio - reivindicou.
Já o prefeito de Pirapora e presidente do Cisrun, consórcio público que gerencia o Samu regional, Warmillon Fonseca Braga, diz estar orgulhoso dos resultados registrados na região, especialmente em seu município.
Em Pirapora, durante a visita à Unidade de Saúde de Classificação e Atenção Primária
- A Rede de urgências do Norte de Minas é um projeto pioneiro e além de não contarmos com uma experiência em que pudesse nos inspirar, ainda tivemos que nos superar para receber as constantes comitivas de vários estados brasileiros e até de outros países que vêm buscar em nossa experiência informações para organizarem o serviço em suas regiões. Além disso, em Pirapora conseguimos resultados surpreendentes na atenção primária, que tornaram o município referência nacional, o que certamente impacta positivamente nos serviços de urgência e emergência de todo Norte de Minas. Esta é uma região onde a responsabilidade solidária dos municípios faz a diferença e é com muito orgulho que apresentamos esses resultados ao ministro Padilha e sua comitiva.
AGENDA
Em Montes Claros, além da visita ao Complexo Regulador, o ministro Padilha inaugurou o novo pavilhão de atendimento em clínica médica do núcleo de atenção a saúde e práticas profissionalizantes (NASPP) das faculdades Pitágoras, visitou as instalações da Hemodiálise e descerrou a placa de inauguração da Maternidade do Hospital Aroldo Tourinho, onde recebeu das mães doadoras do Banco de Leite Humano do hospital o Troféu Amigo do Peito.
Em Pirapora, o ministro e comitiva visitaram a Unidade de Saúde de Classificação e Atenção Primária. A visita terminou com um almoço no Vapor Benjamin Guimarães, a única embarcação movida à lenha no mundo tombada pelo patrimônio histórico através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IEPHA) e que navega nas águas do Rio São Francisco desde a década de 1940, integrando a Companhia Indústria e Viação de Pirapora.
Durante toda a visita, o ministro foi acompanhado pelos secretários de estado de Minas Gerais Antônio Jorge (Saúde), Carlos Pimenta (Trabalho e Emprego) e Gil Pereira (Sedvan), deputados estaduais Tadeuzinho, Wellington Prado e Paulo Guedes, e deputado federal Gabriel Guimarães, prefeitos e várias autoridades dos dois municípios e assessores especiais do Ministério da Saúde.
"