Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

9 de jul. de 2011

Ministro da Saúde visita o Norte de Minas

Ministro da Saúde visita o Norte de Minas: "
Em Montes Claros, o ministro Alexandre Padilha visitou o Complexo de Regulação de Assistência e de Urgência e Emergência. Em Pirapora, a visita foi para conhecer a experiência do município na classificação de risco na atenção primária, através do Protocolo de Manchester.

Fotos: Jerúsia Arruda



Em Montes Claros, com a presidente da Funorte, Raquel Muniz, professor Ruy Muniz e o prefeito de Pirapora, Warmillon Braga

Os municípios de Montes Claros e Pirapora, no Norte de Minas, receberam no último sábado, 02/06, a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha que, acompanhado do secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, veio conhecer o funcionamento da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas.

Em Montes Claros, o ministro visitou o Complexo de Regulação de Assistência e de Urgência e Emergência, onde funciona a central do SAMU 192 regional. Em Pirapora, a visita foi para conhecer a experiência do município na classificação de risco na atenção primária, através do Protocolo de Manchester.

Durante a visita, o ministro anunciou que nos próximos dias o Ministério da Saúde (MS) irá publicar uma resolução que prevê a implantação da rede de atenção às urgências e emergências, que vai integrar desde a promoção e prevenção, nas unidades básicas de saúde, até as unidades de cuidados intensivos e Samu 192.

- O Ministério da Saúde também vai aderir a essa nova política de redes, como já está sendo praticada em Minas Gerais e, de forma exemplar, aqui no Norte de Minas. Com a rede também serão criados mecanismos de financiamento e compensação. Nossa meta é dobrar os investimentos nos municípios que aderirem ao projeto.

Segundo o ministro, a proposta é integrar municípios, estados e União para garantir a integralidade da assistência em situações de risco ou emergências a que está exposta à população brasileira.

- Cada ente federado, em seu respectivo âmbito, deve aprimorar e qualificar os mecanismos de controle e fiscalização para o cumprimento das responsabilidades relacionadas ao desempenho das unidades integrantes da Rede de Atenção às Urgências - alertou.

O secretário Antônio Jorge disse que o Norte de Minas tem índices de desenvolvimento acima da média do Estado, especialmente na saúde, e que é um terreno fértil para as parcerias pela fidelidade absoluta na implantação das políticas públicas.

- O Norte de Minas se arrisca nos projetos, todos os indicadores têm avanços expressivos e mesmo sendo uma região de vulnerabilidade social, encontramos terreno fértil para aplicação das políticas públicas com resultados impactantes. Uma prova disso é a redução de cerca de duas mil mortes por ano por causas evitáveis desde a regionalização do Samu e organização da Rede de Urgência e Emergência, projeto que aliás se iniciou nesta região e se tornou modelo para todo país e até para outros países, e seguramente manterá esta sinergia com o governo federal - avalia.

O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, disse que a visita do ministro sinaliza novos tempos para a saúde do município.

- O governo de Minas tem sido um grande parceiro, mas reconhecemos que é preciso avançar mais para vencer os desafios, especialmente no que diz respeito à atenção primária. Montes Claros é polo de uma região que é na verdade uma grande família e além do apoio do Estado queremos contar mais com o Ministério da Saúde para cuidar da saúde dessa família tão importante para a nação. Esperamos que essa visita represente um presente pelos 154 anos que Montes Claros comemora neste domingo, dia 03 de julho. Contamos com esse apoio - reivindicou.

Já o prefeito de Pirapora e presidente do Cisrun, consórcio público que gerencia o Samu regional, Warmillon Fonseca Braga, diz estar orgulhoso dos resultados registrados na região, especialmente em seu município.



Em Pirapora, durante a visita à Unidade de Saúde de Classificação e Atenção Primária

- A Rede de urgências do Norte de Minas é um projeto pioneiro e além de não contarmos com uma experiência em que pudesse nos inspirar, ainda tivemos que nos superar para receber as constantes comitivas de vários estados brasileiros e até de outros países que vêm buscar em nossa experiência informações para organizarem o serviço em suas regiões. Além disso, em Pirapora conseguimos resultados surpreendentes na atenção primária, que tornaram o município referência nacional, o que certamente impacta positivamente nos serviços de urgência e emergência de todo Norte de Minas. Esta é uma região onde a responsabilidade solidária dos municípios faz a diferença e é com muito orgulho que apresentamos esses resultados ao ministro Padilha e sua comitiva.



AGENDA

Em Montes Claros, além da visita ao Complexo Regulador, o ministro Padilha inaugurou o novo pavilhão de atendimento em clínica médica do núcleo de atenção a saúde e práticas profissionalizantes (NASPP) das faculdades Pitágoras, visitou as instalações da Hemodiálise e descerrou a placa de inauguração da Maternidade do Hospital Aroldo Tourinho, onde recebeu das mães doadoras do Banco de Leite Humano do hospital o Troféu Amigo do Peito.

Em Pirapora, o ministro e comitiva visitaram a Unidade de Saúde de Classificação e Atenção Primária. A visita terminou com um almoço no Vapor Benjamin Guimarães, a única embarcação movida à lenha no mundo tombada pelo patrimônio histórico através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IEPHA) e que navega nas águas do Rio São Francisco desde a década de 1940, integrando a Companhia Indústria e Viação de Pirapora.

Durante toda a visita, o ministro foi acompanhado pelos secretários de estado de Minas Gerais Antônio Jorge (Saúde), Carlos Pimenta (Trabalho e Emprego) e Gil Pereira (Sedvan), deputados estaduais Tadeuzinho, Wellington Prado e Paulo Guedes, e deputado federal Gabriel Guimarães, prefeitos e várias autoridades dos dois municípios e assessores especiais do Ministério da Saúde.


"

Atendimento de excelência na clínica escola da Funorte

Atendimento de excelência na clínica escola da Funorte: "
ANA KARIENINA

Repórter

Funcionário do Campus Amazonas da Funorte e da Clínica Escola se reuniram na manhã de segunda-feira, 04, para participar de dinâmicas. O objetivo das atividades é melhorar ainda mais o atendimento e o acolhimento dos usuários.

Ana Karienina



Funcionários da Funorte participam de curso de qualificação

A constante qualificação dos funcionários é uma preocupação dos coordenadores do GTH Funorte, Grupo de Trabalho de Humanização, que querem fazer da Clínica Escola um exemplo de atendimento humanizado.

Durante as atividades os funcionários mostram que já conhecem e praticam adequadamente o acolhimento e o atendimento humanizado. Além disso, eles apontaram pequenos ajustes que permitirão um atendimento de excelência na Clínica.

Para a coordenadora do GTH Funorte, Simone Torres, a qualificação é importante, pois o primeiro passo para um atendimento humanizado é o acolhimento, que acontece quando os usuários procuram a instituição pela primeira ou mesmo durante o tratamento que ele realizar.

- Os nossos funcionários é que estão na ponta da cadeia do atendimento e por isso, a integração deles no processo de atendimento é tão importante, pois todos são responsáveis pela política de humanização - afirma

O acolhimento significa não apenas atender com um sorriso nos lábios, mas dar as informações corretas, encaminhar para o local em que a pessoa encontrará o atendimento necessário e colaborar para que as pessoas se sintam bem no ambiente.

- O acolhimento é importante não apenas na recepção, mas precisa estar presente em todos os momentos. Esse é o diferencial de um atendimento: fazer a pessoa se sentir melhor em um momento de fragilidade - avalia Renata, membro do GTH Funorte.

Os usuários que utilizam os serviços da Clínica Escola da Funorte gostam do atendimento recebido, que para eles é bem humanizado. Para Joelisa Leite, que faz hidroginástica na Clínica de Fisioterapia, os funcionários sempre são muito atenciosos com que faz tratamento no local.

- Aqui as pessoas nos chamam pelo nome e sempre se preocupam em encontrar soluções para nossos problemas, sem contar, que os tratamentos são ótimos e totalmente gratuitos, frisa

Já a funcionária Jane Queiróz mesmo que todos os colegas já conheçam os conceitos da humanização na saúde e os apliquem, os cursos de qualificação, pois reforçam as atitudes e levam à reflexão, fazendo com que cada um se esforce ainda mais para melhorar o que não está perfeito.

- A humanização nós aprendemos e aplicamos no nosso dia a dia, mas dinâmicas como essas melhoram o nosso entendimento, além de levar à maior integração dos funcionários, garante ela.

O GTH da Funorte foi implantado em maio de 2011, mas desde sempre a humanização é uma prática na instituição. O GTH Funorte atende às diretrizes da PNH (Política Nacional de Humanização) do Ministério da Saúde que tem por meta consolidar em todo o país redes, vínculos e a co-responsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores para efetivamente garantir aos brasileiros um sistema de saúde mais humano, em que o ser humano seja mais importante que a burocracia. Por isso, dentro da PNH a articulação dos saberes, das práticas e dos sujeitos que fazem parte da cadeia são tão importantes. A PNH define humanização como a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde


"retirado de :http://www.onorte.net/noticias.php?id=33720

Jorge Vercilo faz show em Montes Claros

Jorge Vercilo faz show em Montes Claros: "
O cantor, violonista e compositor Jorge Vercilo é a grande atração da 16ª edição da Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços de Montes Claros, que acontecerá de 03 a 07 de agosto, no parque João Alencar Athayde.

O cantor sobe ao palco no dia 06 de agosto, sábado e apresenta repertório que inclui Vela de Acender, Vela de Navegar, Eu e a Vida, Você é Tudo, Que Nem Maré, Final Feliz, Homem Aranha, Monalisa, Encontro das Águas e Fênix.

Para este show, o cantor traz também Senhora Liberdade, de Nei Lopes e Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar, dele e Ana Carolina, gravada por Maria Bethânia no CD Pirata, além de Líder dos Templários, música em parceria com Jorge Aragão, Jorge Mautner e Jorge Ben Jor.

Jorge Vercilo é formado em jornalismo, mas nunca chegou a exercer a profissão.


"

Ministro Padilha anuncia apoio à formação profissional

Ministro Padilha anuncia apoio à formação profissional: "
Segundo o ministro, investir na formação de profissionais da saúde é o maior desafio de sua pasta, maior inclusive que a estruturação das unidades de saúde

Durante visita a Montes Claros, no último sábado, 02/07, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse estar emocionado em ver como o Norte de Minas está avançando, mesmo a despeito da vulnerabilidade social da região.

Jerúsia Arruda



A presidente da Funorte, Raque Muniz, junto com o prefeito de Janaúba, José Benedito, o deputado Paulo Guedes e o professor Ruy Muniz entregam ao ministro o pedido para liberar o serviço de oncologia e hemodinâmica do Hospital Regional de Janaúba, que funciona como hospital escola para o curso de Medicina da Funorte

- Nós que temos a responsabilidade de ser o gestor nacional da saúde, ver a ideia e trabalho da iniciativa privada na qualidade da formação dos profissionais da região nos mostra claramente o caminho para onde o Brasil está indo e que não tem mais volta; precisamos nos unir para ampliar e consolidar esse avanço - concluiu.

Segundo o ministro, investir na formação de profissionais da saúde é o maior desafio de sua pasta, maior inclusive que a estruturação das unidades de saúde.

- Em 2010, o ministério da Saúde investiu 140 milhões, mas a saúde não melhora porque faltam profissionais capacitados e equipe multidisciplinar para o atendimento. O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes a assumir um sistema de saúde público gratuito e o único do mundo a fazer transplante gratuito - são 21 milhões transplantes por ano -, e para dar conta da demanda de um país tão diverso como nosso é preciso investir na formação profissional - avaliou.

Alexandre Padilha disse que o governo federal tem um plano para ampliar as vagas de Medicina nas regiões onde faltam profissionais.

- No Norte de Minas, além do importante trabalho da Unimontes, a iniciativa privada tem investido na formação de novos profissionais e para essas instituições de ensino o que temos a dizer é que vá em frente que o governo federal vai estar junto na formação dos profissionais de nosso país - incentiva.



DEMANDA REGIONAL

A falta de profissionais para atender à grande demanda dos serviços de saúde no Norte de Minas tem sido pauta de constantes discussões nos diversos fóruns da saúde, inclusive com a defesa engajada do conselheiro municipal de Saúde, Roberto Coelho, que diz que a solução do problema está na formação de novos profissionais pelas faculdades e universidades da região.

A faculdade de Medicina da Funorte formou no mês passado 50 novos médicos e de acordo com a presidente, Raquel Muniz, ao sinalizar com apoio à iniciativa privada, o ministro Padilha incentiva e encoraja a instituição a manter e até ampliar seus projetos.

- A Funorte tem boas parcerias com o ministério da Saúde e com certeza, essa abertura anunciada pelo ministro vai ser fundamental para a qualificação dos profissionais formados na região, evitando que eles se desloquem para outros centros para fazer especialização. Já criamos nossa primeira residência em Cirurgia Oncológica, em parceria com a Fundação Dílson Godinho, e estamos aguardando parecer autorizativo para criação de outras dez residências médicas em diversas especialidades. Isso significa que os médicos formados em Montes Claros vão se fixar na região e então teremos profissionais qualificados que conhecem as especificidades das nossas cidades e da nossa gente, nos hospitais, nos postos de saúde e na Saúde da Família - avalia Raquel.

Segundo a médica, com a ampliação da formação profissional, a população é beneficiada como um todo.

- O que nos encoraja a seguir em frente, como bem disse o ministro, é saber que a nossa região é fértil e pioneira em muitos aspectos. O SUS nasceu aqui, nosso SAMU é referência nacional. Por isso acreditamos que ao investir na formação profissional o Norte de Minas vai se destacar ainda mais no cenário nacional.

"

Comissão discute problemas do setor de Saúde em Janaúba

Comissão discute problemas do setor de Saúde em Janaúba: "
A fim de diagnosticar os reais problemas da saúde pública em Janaúba e da microrregião da Serra Geral, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza uma audiência pública no município na próxima quinta-feira (7/7/11), às 10 horas. O requerimento para a reunião é do deputado Luiz Henrique (PSDB), que pretende conhecer melhor a situação do Hospital Regional de Janaúba e do Hospital Sagrado Coração de Jesus, na mesma cidade. O evento acontece na Câmara Municipal de Janaúba (Av. Brasil, 333, Centro).

De acordo com o deputado, a população do município e da microrregião tem enfrentado grandes dificuldades na área de saúde.

- Por isso, é de suma importância discutirmos essa situação, como forma de criar alternativas para vencer os principais problemas - destaca o parlamentar em seu requerimento.



CONVIDADOS

Foram convidados para a reunião o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Janaúba, José Benedito Nunes Neto e Leobino Antunes de Bem; o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio de Miranda Magalhães Júnior; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o subsecretário de Estado de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Rodrigues Botelho; o prefeito de Matias Cardoso e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Microrregião da Serra Geral, João Cordoval de Barros; o presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan), Odilon Eustáquio Barroso Carvalhais; e o diretor-presidente da Fundajan, Carlos Isaildon Mendes.
"

Hospital Regional de Janaúba tira saúde da UTI na Serra Geral - Em poucos meses como hospital-escola, a unidade vem se consolidando como referência para a região

Hospital Regional de Janaúba tira saúde da UTI na Serra Geral - Em poucos meses como hospital-escola, a unidade vem se consolidando como referência para a região: "
O sistema de saúde da microrregião da Serra Geral estará em debate nesta quinta-feira (7), quando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na cidade de Janaúba, no Norte de Minas, audiência para conhecer e discutir a situação do setor na região e em especial, do Hospital Regional de Janaúba e do Hospital Sagrado Coração de Jesus.

O quadro que os deputados vão encontrar na cidade é melhor do que há três meses. Hoje o Hospital Regional de Janaúba é um bom exemplo das melhorias que podem alcançar hospitais da rede pública que fazem parceria com o setor privado - observa o fundador das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), professor Ruy Muniz. Segundo o professor, desde março deste ano o Hospital Regional firmou parceria com a Funorte e em três meses diversas melhorias já são percebidas pelos habitantes da cidade e da região da Serra Geral.

- Desde o começo da parceria, o objetivo da Funorte foi transformar o Hospital Regional em um Hospital Universitário para permitir aos acadêmicos dos diversos cursos da área da saúde a realização dos estágios supervisionados, promovendo a integração entre as atividades docentes e assistenciais, além de aliar teoria e prática, garantindo ainda mais qualidade ao ensino da instituição - explica Muniz.

Para o professor, é importante formar profissionais mais preparados para atender às demandas da população.



PARCERIA

Na parceria, a prefeitura entregou, em comodato, as instalações físicas e os equipamentos do Hospital Regional e a Funorte se comprometeu em aproveitar parte dos profissionais que já atuam na unidade.

Durante esse período, o hospital passou por transformações que superaram os muitos anos da administração pública. De acordo com Vivian Souto Lopes, coordenadora de enfermagem do hospital, o município ganhou muito ao firmar parceria com a Funorte. Nesta troca de interesses, o município ofereceu o local e a Funorte comprometeu-se a melhorar as instalações e o atendimento.

- A instituição tem seu pilar firmado no ensino e o hospital tornou-se, portanto, uma grande fonte de conhecimento para os acadêmicos, ofertando, em contrapartida, atendimento diferenciado por profissionais que desejam dar o melhor de si na busca pelo conhecimento - esclarece Vivian.

A coordenadora conta que toda a estrutura estava subutilizada, o hospital estava em greve e apenas um médico era responsável pela demanda. Hoje, o hospital já conta com 10 médicos de plantão; os atendimentos que não passavam de 20 por dia já são 70; o número de leitos que era de 28, somam 40; e as cirurgias que eram apenas 15 por mês, em junho chegaram a 15 por dia.

- E com a reforma e ampliação da UTI a tendência é que a população da Serra Geral encontre em Janaúba uma saúde de qualidade - ressalta Vivian.

Segundo a coordenadora, modificações básicas também foram feitas na lavanderia, na Unidade de Alimentação e Nutrição, no laboratório, consultórios para atendimento ambulatorial e almoxarifado.

- Além destes, todos os demais setores passaram ou estão passando por reforma ou ampliação - completa Vivian.

Vivian ainda esclarece que as mudanças são aplicadas aos poucos, pois o grau de dificuldade financeira em que o hospital se encontrava requereu que primeiro fossem sanados os débitos pendentes. Já com três meses de administração, a coordenadora conclui que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada trouxe um grande benefício para Janaúba e região.

- O hospital dificilmente conseguiria evoluir se não tivesse feito essa parceria com a Funorte. As melhoras são perceptíveis ao caminhar pelos corredores, ao conversar com as pessoas que são atendidas. Dois interesses distintos atingiram um objetivo comum: a melhoria do atendimento à saúde da população - conclui.



RESULTADOS

Para o professor Ruy Muniz a parceria é importante porque melhora o sistema de saúde da região e garante à população o direito constitucional de uma saúde de qualidade. A Instituição também ganha ao permitir que os acadêmicos da Funorte coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. E é por isso, segundo ele, a parceria já apresenta bons resultados, com importantes e significativos avanços.

- Em 90 dias regularizamos os plantões médicos, da urgência, aumentamos o número de atendimentos e de internações. Agora a população recebe um atendimento digno, humanizado, de qualidade. Essa é uma parceria de sucesso, pois estamos atendendo à demanda da população. O hospital-escola em pouco tempo já está se transformando em referência na Serra Geral. Tudo isso melhora o sistema de saúde de Janaúba, da Serra Geral e, por consequência, de todo o Norte de Minas, já que evita que a população se desloque para outras cidades, como Montes Claros, em busca de uma saúde de qualidade - afirma.



CONQUISTAS E AVANÇOS


Muniz frisou que o CTI do Hospital Escola, a mais recente conquista da parceria, está pronto e começa a funcionar já na próxima semana. De acordo com ele, a tendência é que o hospital passe a oferecer ainda mais serviços até o final do ano. Ele lembra que durante a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à região, no último sábado, foi solicitada a autorização para implantação dos serviços de oncologia e hemodinâmica.

- O fato de o hospital ter se tornado hospital-escola vai permitir o aumento dos investimentos na instituição e por consequência, serviços em novas especialidades. O hospital está sendo adequado para atender a ampliação das residências médicas que a Funorte pretende criar para fixar os novos profissionais na região. A nossa meta é transformar o sistema de saúde da Serra Geral e os primeiros passos já foram dados - garante.

Ruy Muniz diz que o hospital que está em expansão deve contratar parte dos 50 novos médicos formados pela Funorte no mês de junho.

- Eles também darão novo fôlego à saúde da Serra Geral, pois chegam cheios de energia e dispostos a fazer a diferença. Aliados ao corpo clínico que já é garantia de um sistema de saúde de qualidade, eles vão colaborar para fazer do hospital uma referência para o estado - planeja.


"

Aroldo Tourinho presente na 6º Conferência Municipal de Saúde

Aroldo Tourinho presente na 6º Conferência Municipal de Saúde: "
O Hospital Aroldo Tourinho participou entre os dias 4 a 7 de julho, da 6ª Conferência Municipal de Saúde. O stand do HAT montado no local prestou serviços de aferição de pressão, teste de tipagem sanguínea, glicemia capilar e outros. Diversos representantes da saúde visitaram o stand do HAT, entre eles, o Secretário de Saúde do Município, Geraldo Edson que parabenizou o atendimento realizado pela equipe do Aroldo Tourinho no local. O evento aconteceu no clube do AABB.

Confira as fotos:
































"
retirado de :http://aroldotourinho.blogspot.com/2011/07/o-hospital-aroldo-tourinho-participou.html

Sonhos para Montes Claros

Sonhos para Montes Claros: "
Quando amamos muito uma pessoa é inerente ao ser humano desejar a ela tudo de melhor. Sempre. Montes Claros é quase uma pessoa, uma mãe carinhosa que abraça todos que a ela se achegam. Por isso, no dia em que essa madona centenária completa seus 154 anos, nós desejamos a ela:

Um prefeito digno da sua história, da sua gente, da sua cultura. Um prefeito que trabalhe árduo por seu desenvolvimento, que realize obras em benefício da população.

Um sistema de saúde que atenda dignamente aqueles que vão aos hospitais e aos postos de saúde em busca de alívio, de alento, de cura.

Um trânsito mais organizado, em que pedestres, motoristas e ciclistas convivam harmonicamente e possam transitar em ruas asfaltadas, sem buraco e devidamente sinalizadas.

Que 59 homicídios, em menos de seis meses, sejam coisa do passado, porque sonhamos com uma cidade segura, em que os montes-clarenses possam ir e vir pelas ruas, sem medo, preocupados apenas em apreciar as belezas da cidade amada: a luz da lua nos casarões da Matriz, os ipês floridos, as festas de agosto...

Inclusão, acessibilidade! Para que ninguém fique ao longo do caminho por falta de ônibus com elevadores ou de uma rampa que o leve ao outro lado da rua.

Transporte coletivo eficiente, como em Paris, Londres, para levar e trazer quem não tem veículo próprio ou mesmo aqueles que decidiram colaborar com o meio ambiente, deixando os carros na garagem.

Educação para todos. Porque educação é que traz desenvolvimento, dignidade, cidadania! Que em Montes Claros sobrem vagas nas escolas e não cidadãos querendo estudar. Que o analfabetismo passe a fazer parte dos livros de história.

Empregos de qualidade. Que nenhum montes-clarense fique fora do mercado de trabalho por ausência de vaga ou por falta de qualificação.

Um sistema de saneamento básico e de serviços essenciais que funcione e que esteja presente em todas as casas.

Desenvolvimento aliado à qualidade de vida, à preservação do meio ambiente, para que as gerações futuras possam conhecer e se emocionar com os nossos montes claros.

Investimento em cultura, esporte e lazer para que povo de Montes Claros tenha diversão de qualidade e uma vida mais saudável.

Um parque industrial diversificado, com indústrias social e ambientalmente conscientes, para gerar ainda mais empregos e trazer novos investimentos.

Um estádio de futebol para dar aos montes-clarenses o direito de assistir a belos espetáculos e para dar aos jogadores locais a oportunidade de mostrar para seus conterrâneos, todo seu talento.

Esses são sonhos e desejos de quem ama Montes Claros profundamente e de quem quer fazer da Princesinha do Norte de Minas a melhor cidade do Brasil e, porque não dizer, do mundo!

Parabéns cidade querida, que seus próximos 154 anos sejam mais produtivos.



Professor Ruy Muniz
"

Um a cada dois médicos sofre de depressão, diz pesquisa - Saúde - R7


Um a cada dois médicos sofre 
de depressão, diz pesquisa
Rotina estressante, uso de drogas e falta de estrutura são as origens do problema

Em meio as mudanças econômicas e políticas , ficaram defasadas as condições de trabalho no mundo atual , tanto que isso se reflete em nós profissionais da saúde que sujeitos a pressão do dia a dia desenvolvemos ansiedade e outros sintomas que acabam por refletir na qualidade do atendimento.
E é justamente qualidade de vida a nova onda que vêm dando o que falar em debates sobre saúde , onde não mais se fala de pesquisas e protocolos , mas sim da aplicação dos meios que temos para melhora as relações entre profissionais e paciente para que estes estejam sempre conectados por bons motivos e não somente pela cobrança diária e busca de resultados.


 É o que mostra Tatiana Chiari na segunda reportagem da série Emergência Médica - Vidas em Perigo, do Jornal da Record.



Situações corriqueiras como salas de atendimento lotadas e discussões às vezes inevitáveis por causa da superlotação podem levar esses profissionais ao limite.

E não são raros os casos dos médicos agredidos por pacientes ou familiares insatisfeitos. Em um posto em Sumaré, interior de São Paulo, por exemplo, um médico teve que ser afastado por duas semanas depois de quebrar as costelas numa briga com um paciente.

São problemas assim que minam a saúde dos médicos e aumentam ainda mais a insatisfação de quem precisa deles.

A consequência do estresse e da pressão pode transformar o médico em paciente. Alguns precisam do apoio de clínicas de recuperação para dependentes de drogas.

Uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizada num hospital público da cidade mostra que quase 67% dos médicos dizem conhecer colegas que usam drogas, muitas vezes no próprio ambiente de trabalho. Perto de 20% deles reconheceram ser, eles mesmos, usuários. Mas quase 90% dos profissionais admitem que não vão procurar ajuda especializada.

Isso porque os médicos têm dificuldade de se reconhecerem como paciente. Treinados para cuidar do outro, eles não estão preparados para perceber que também precisam se cuidar. E a inversão de papéis se torna difícil.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker