Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

3 de mai. de 2011

Comédia em dose dupla: O grupo de teatro Faceato apresenta - As dez mais do córtex cerebral e o show de humor No Stress

Comédia em dose dupla: O grupo de teatro Faceato apresenta - As dez mais do córtex cerebral e o show de humor No Stress: "
Adriana Queiroz

Repórter

Nos dias 05 e 06 de maio, o centro cultural Hermes de Paula será palco da apresentação do grupo de teatro Faceato com o espetáculo As dez mais do Córtex Cerebral, texto de Cyrano Rosalén e Anfilófio Neto

Gilmar Honorato interpretará o Alfredo, um cidadão comum, viúvo, que cansado de viver só, resolve procurar uma agência de casamento em busca de uma nova companheira.

- O personagem Alfredo é um exigente viúvo, em busca da Amélia, aquela que não existe mais, a famosa mulher de verdade. Mas, as coisas vão se complicando porque encontrar essa nova companheira, não é tarefa fácil. E o Alfredo vai acabar numa clínica psiquiátrica - diz Gilmar, que há 22 anos atua como ator de teatro.

Além do Alfredo, o público vai conhecer a história de Antônio, o dono da agência de casamento interpretado por Rodynaldo Brito; a Magnólia, a atrapalhada e engraçada enfermeira, vivida por Bira Moreira e ainda Margareth, a outra enfermeira.

Na sonoplastia, Getúlio Evangelista, maquiagem (Josy Santos) e direção geral, o conhecido Mestre Baptista.



No Stress

No sábado, 07, as 20h30, o grupo Faceato apresenta o show de humor No Stress com o mesmo elenco e direção, contando ainda com a participação de Jéssica Klantayque e Ernane Pimenta.

- No Stress são vários monólogos de diversos tipos diferentes. E até a morte aparecerá no palco, que acabará de vez com o stress, inclusive da plateia, diz Gilmar.

O ator garante que a peça é garantia de riso e descontração, permitindo muitas vezes a interação dos atores e a plateia.



Serviço

As dez mais do córtex cerebral

Classificação etária: Livre

Dia: 05 e 06 de maio

Horário: 20h30m

Ingressos: R$5,00

Show de Humor

Classificação etária: 14 anos

Horário: 20h 30

Ingressos: R$5,00

Os convites podem ser adquiridos no centro cultural Hermes de Paula, Informe-se pelo telefone (38) 3229-3456 e 9197-6259


"

Hospital Regional de Janaúba dá um novo passo

Hospital Regional de Janaúba dá um novo passo: "
Bruno Albernaz

Repórter

Pouco mais de um mês após transformar o Hospital Regional de Janaúba em um Hospital Universitário, a Funorte dá mais um passo para que a unidade se transforme em um centro de atendimento de alta complexidade.

Divulgação



Em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito José Benedito e o presidente da Funorte, professor Ruy Muniz, buscam recursos para que o novo hospital universitário da região realize atendimento de alta complexidade

Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira, 28, no prédio do ministério da Saúde, em Brasília/DF, o prefeito de Janaúba, José Benedito, o Diretor da Funorte, professor Ruy Muniz, deputado federal Gabriel Guimarães e os deputados estaduais Paulo Guedes e Durval Ângelo pleitearam junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recursos para a implantação de melhorias no hospital.

- Há um mês da transição, as mudanças já começaram a dar resultados positivos. Estes resultados, bem como as novas modificações a serem ainda adotadas, foram minuciosamente esclarecidos ao ministro, que sinalizou positivamente seu apoio - esclarece o prefeito de Janaúba, José Benedito.

Segundo o prefeito Benedito, para aplicação das reformas propostas, foi solicitado o apoio do governo federal através de uma verba estimada em 6 milhões de reais.

O professor Ruy Muniz apresentou ao ministro as condições em que a Funorte recebeu o Hospital Regional, as obras que já foram implantadas para que o hospital fosse reaberto e colocado em funcionamento e proposta de expansão a ser implementada para que a unidade se torne apta ao atendimento de urgência. As reformas e adaptações serão em infra-estrutura, contratação de pessoal e a implementação de estágios supervisionados.

Além de apreciar a proposta apresentada pelo professor Muniz, o ministro Padilha também demonstrou interesse em visitar Janaúba para conhecer as instalações do novo Hospital Universitário, planejando a visita ainda para este semestre, ocasião em que será inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva do hospital, cujas instalações já estão concluídas e equipadas para atendimento.



SITUAÇÃO ANTERIOR

Antes da parceria entre a Funorte e a prefeitura de Janaúba, o Hospital Regional se encontrava em greve, e apenas um médico era responsável pela demanda. A sobrecarga fazia com que os atendimentos na microrregião de Janaúba fossem encaminhados para Montes Claros.

- O hospital estava praticamente fechado e as instalações não ofereciam condições para seu funcionamento. A falta de funcionários e a deficiências das instalações físicas eram parte da grande demanda de problemas então vivenciados pelo hospital - observa Ruy Muniz



SITUAÇÃO ATUAL

Em pouco mais de um mês, as modificações já foram significativas. De acordo com o professor Muniz, o quadro de médicos já foi normalizado e, hoje, o hospital conta com 8 médicos.

- A partir desta segunda-feira, 10 médicos vão estar de plantão para atender à demanda hospitalar. Para a normalização do quadro de funcionários, também foi realizado, no último dia 25, um processo seletivo para admissão de pessoal que já está em treinamento e deve iniciar as atividades em meados do mês de maio - explica o professor Muniz.



PROJEÇÕES

Segundo Ruy Muniz, a ideia é transformar o hospital regional em um centro hospitalar de alta complexidade visando atendimento às urgências e emergências não só à população de Janaúba, mas de toda a Serra Geral.

- Uma das propostas é criar um sistema de tratamento de câncer com serviços de radioterapia e quimioterapia. Com os hospitais regionais descentralizando esses serviços não será mais necessário que os pacientes sejam deslocados para realizar o tratamento em Montes Claros. Além disso, também será implantado um centro de Ortopedia de alta complexidade e um sistema de tratamento de resíduos hospitalares, algo inédito na região - esclarece o professor Muniz.



REDE CEGONHA

Na reunião, o ministro Padilha falou da importância da implantação da Rede Cegonha em Janaúba, projeto do governo federal que visa a atenção integral à saúde da mulher. O ministro ressaltou que a iniciativa é de suma importância para a saúde da mulher e dos recém-nascidos, combatendo a mortalidade infantil através de um acompanhamento detalhado da gestante.

O ministro antecipou que será lançado um sistema de qualidade na atenção básica em todos os municípios brasileiros que vai garantir uma série de benefícios àqueles que atingirem as metas do programa, e sugeriu que Janaúba, bem como o Hospital Regional, se integram à Rede Cegonha e participem desse sistema.

Também participaram da reunião, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Josafá dos Santos, coordenador-geral de Controle de Serviços e Sistemas, e Edson Pereira de Oliveira, chefe de gabinete do Ministro.
"

Funorte realiza 5º Encontro Nacional de Pós-graduação em Odontologia: Evento reuniu representantes de todo o país e debateu crescimento e diferenciais da pós-graduação

Funorte realiza 5º Encontro Nacional de Pós-graduação em Odontologia: Evento reuniu representantes de todo o país e debateu crescimento e diferenciais da pós-graduação: "
Interação, troca de experiências, além do debate sobre os diferenciais oferecidos pelos cursos de pós-graduação de Odontologia da Funorte e os rumos da profissão deram o tom do 5º Encontro Nacional de Pós-graduação em Odontologia.

Divulgação



Debates e palestras marcam o Encontro

O evento realizado em Belo Horizonte entre os dias 26 e 28 de abril, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Funorte, instituição do grupo Soebras, reuniu cerca de 120 profissionais entre gestores, coordenadores e diretores dos 64 núcleos de pós-graduação filiados à Funorte.

Atualmente a Funorte possui cursos de pós-graduação em Odontologia em 23 estados do Brasil, totalizando 72 cidades e em breve serão abertos 13 novos núcleos nas cidades de Curitiba, Cacoal (RO), Marília (SP), Franca (SP), São João da Boa Vista (SP), Guarulhos (SP), Dourados (SP), Bauru (SP), Brasília (3 núcleos), São Mateus (ES), Lavras (MG) e Divinópolis (MG).

A Diretora do Instituto de Ciências da Saúde da Funorte, Tânia Raquel Muniz, garante que as novidades vão além.

- O próximo passo é o lançamento de cursos de mestrado e doutorado, que vêm para responder ao anseio dos profissionais de Odontologia em continuar a busca pela qualificação, que hoje é uma exigência do mercado de trabalho.

Para a Coordenadora Geral da Comissão de Pós-Graduação da Funorte, Maria da Conceição Ferreira, o encontro é importante não apenas pela troca de experiência entre núcleos muitas vezes distantes e distintos, mas também por permitir uma avaliação do trabalho já realizado, o que garante firmeza aos novos passos anunciados pela direção da instituição.

Já Rogério Schmidt, filiado à Comissão de Pós-graduação da Funorte há cinco anos e participante das cinco edições do Encontro Nacional de Pós-Graduação em Odontologia, acredita que o evento é reflexo do respaldo que a Funorte oferece aos núcleos, o que, segundo ele, além de motivar garante a qualidade do serviço prestado. Responsável pelos núcleos de Belém do Pará, Ribeirão Preto e São Paulo, Schmidt destaca como principais diferenciais dos cursos oferecidos pela Funorte as parcerias firmadas com diversos profissionais, empresas e indústrias de Odontologia, que proporcionam aos pós-graduandos o contato direto com as práticas da sua área de especialização, o que é bastante valorizado pelo mercado de trabalho.



Dentre os participantes: Dr. Álvaro Furtado, Dr. Ronaldo Ruela, Dr. Wagner Ruela, Dr. Ricardo Prado, Thiago Muniz (grupo Soebras) e Dr. Carlos Alberto Martins (da esquerda para a direita).



INTERCÂMBIO

Hoje o programa de pós-graduação da Funorte realiza intercâmbio com o International Foundation for Dental Studies (IFDS) que leva alunos de ortodontia e implante para fazer cursos na instituição, sediada em Miami, nos Estados Unidos. Ao término do curso, os especializandos são certificados com diploma emitido pelo IFDS. Já existem projetos para promover o intercâmbio com alunos das outras especializações.

Em setembro deste ano, a Comissão de Pós-graduação da Funorte completa sete anos. Desde sua fundação, em 2004, 1960 especialistas foram formados e cerca de três mil alunos estão atualmente matriculados. Quase 450 turmas já foram abertas em 16 cursos de especialização.


"

Grandeza e um pouco de coragem - UOL Blog


A DIFÍCIL BUSCA PELA CIDADANIA
Ou: 5 LIÇÕES PARA DESMERECER A AÇÃO POLÍTICA POPULAR
Alysson Luiz Freitas de Jesus
Na democracia, sobretudo nas últimas décadas do século XX e início desse século XXI, ficou cada vez mais difícil percebermos práticas ligadas à ação política popular. O indivíduo cada vez menos se preocupa com interesses de caráter coletivo, que possam beneficiar a maioria ou mesmo determinados grupos, dos quais outros não fazem parte. Enfim, cada vez menos o “olhar” sobre o outro é realizado.
O século XX nos conduziu a esse panorama. Eric Hobsbawm, o maior historiador vivo dos últimos tempos, nos colocou diante de um século de extremos, onde as guerras nos desafiaram com milhões e milhões de mortes, mas, por outro, trouxeram evoluções tecnológicas e materiais. Junto à bomba atômica vieram as batedeiras de bolo, as geladeiras, a internet e as batatas fritas. Ah, as batatas fritas... O homem se acostumou com um novo estado de bem estar social, fazendo com que as nossas prioridades passassem a ser outras, cada vez menos coletivas, cada vez mais encimesmadas.
Conseqüência: somos cada vez menos cidadãos. Distantes da absoluta necessidade de guiar os nossos destinos, por meio dos nossos desejos. E o mais triste: quando nos convencemos que devemos nos unir e lutar, muitas são as estratégias do “poder” para desmerecer a ação política popular. Em um total desrespeito pelo povo, exercido por prefeitos, governadores, deputados e até presidentes, é notável como a ação do povo cada vez mais é tratada como interesses de “forças ocultas”.
Bem, para os políticos que ainda não sabem como tratar o interesse coletivo do povo com desdém, segue um manual, com cinco lições, aprendidas por mim depois de experiências que vi nesses últimos anos, tendo como “professores” o ex-governador do meu Estado (Minas Gerais) e o prefeito da minha cidade (Montes Claros). Advertência: o manual não é uma camisa de força, mas, se seguido em suas essências pode render frutos excelentes.
1 – Trate o povo, em sua manifestação coletiva, como um “grupinho de gatos pingados”. Mesmo que muitas vezes pareça muita gente, quem sabe até milhares, o segredo é diminuí-los matematicamente, o que possibilitará diminuí-los também ideologicamente e moralmente. Reduza 2000 para centenas, 500 para dezenas, e 30 para “meia dúzia”. Assim, quem ali poderá representar o povo?
2 – Pense nas manifestações políticas populares como um exercício da democracia, e elogie, de vez em quando. Entretanto, somada a essa estratégia que o fará um grande homem consciente do poder da democracia, use expressões que qualifiquem o grupo como “violento”, “desconexo” e até mesmo “interesseiros”, “pára-quedistas”. Se você usar o termo “forças ocultas” não conseguirá muito impacto, mas lembrará que na História tantos outros foram vítimas, como o pobrezinho do Vargas, que atirou em seu peito depois de pressões invisíveis da oposição... Ah, aqui não se sugere o suicídio ao político, mesmo porque, com essa atitude, o máximo que conseguirá é ser transformado em um messias, o que no final das contas não representa muita coisa para a política, tanto quanto representa para a religião.
3 – Ignore os pedidos do povo. Mesmo que todos saibam da humilhação passada pelo cidadão em postos de saúde municipais e hospitais pelo país. Mesmo que todos tenham consciência das dificuldades sociais do povo frente aos seus interesses mais básicos, como uma cidade mais limpa e com trânsito caótico. Ou mesmo que todos tenham plena consciência da miséria e da incapacidade da educação municipal e estadual funcionar. Não importa. Ignore. Logo o povo esquecerá até mesmo do que deseja.
4 – Se apegue a um instrumento valioso dos séculos XX e XXI: a propaganda. Nada foi mais valioso à política nas últimas décadas do que o poder de manipulação da comunicação, da imprensa escrita à falada, do rádio à TV. Se a cidade estiver suja, convoque dezenas de garis felizes, limpe e filme. Se os postos de saúde não têm remédios, mande caixas e mais caixas abarrotarem as prateleiras, junto a funcionários bem vestidos e sorridentes, e filme. Se o esporte e o lazer vão mal, coloque 5 ou 50 mil pessoas em ginásios, torcendo por times de vôlei, de peteca, de futebol ou de queimada, e filme. Filme, filme tudo... Pessoas sorrindo e felizes, como nunca foram.
5 – E por último: seja cínico. Muito cínico... O máximo que puder. Misture um pouco com a ironia ou mesmo o sarcasmo. Mas só um pouco, para não beirar a banalização do recurso. E seja cínico! Não se faz política sem cinismo. Nada melhor do que tratar a dor dos outros com desdém, com um sorriso provocante e avassalador, para que o povo reconheça em você, nobre político, a arte do ser superior, daquele que está acima do bem e do mal, do tocado, do intocável, do ungido. Sorria e trate tudo com naturalidade, afinal, amanhã há de ser outro dia... E a memória há de apagar aqueles pequenos riscos na sua imagem imaculada...
E a nós, o que nos resta? O ano de 2011 é um novo ano eleitoral, mais um ano de promessas e novos projetos para o futuro, o nosso futuro. Ao olhar para a urna que estará na sua frente, lembre daquele sorriso, aquele sorriso cínico e sarcástico, misturado à dor e a humilhação que passamos todos os dias, seja em postos de saúde, em escolas desestruturadas ou em ruas esburacadas e sujas. Com consciência e um pouco de coragem você saberá o que fazer... Lembre daquele sorriso... Pois, como diria George Orwell, enquanto estamos aqui, nos matando para construir tantas coisas, “eles” estão em seus gabinetes, comendo nossas maçãs e bebendo os nossos leites...
“Querem nos matar de rir, querem nos fazer chorar/
Quem são eles, quem eles pensam que são...
Quem são eles, quem eles pensam que são...”
Engenheiros do Hawaii
Alysson Luiz Freitas de Jesus é professor do Departamento de História da Unimontes e da Rede Privada de Ensino em Montes Claros – MG.
Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo – USP, publicou o livro “No sertão das Minas”, discutindo a sociedade escravista e política do Norte de Minas no século XIX.
Recentemente, publicou o livro “1808-2009: Interseções”, pela Editora Annablume – SP, onde analisa eventos da atual história política e social brasileira sob a ótica do humor e da análise crítica e engajada dos fatos.
Ainda esse ano publicará o seu terceiro livro, um romance sobre o período do Nazismo e da Queda do Muro de Berlim.

Sons Pulmonares Normais e Anormais

Sons Pulmonares Normais e Anormais: "






"
fonte:http://semiologiamedica.blogspot.com/2011/04/sons-pulmonares-anormais.html

Seriados médicos no ar

Seriados médicos no ar: "


Quando um médico/estudante de medicina está vendo tv, ele sempre acaba parando pra assistir um seriado médico (claro!). São muitos seriados famosos, alguns já fora do ar, como E.R. (conhecido como 'Plantão Médico' no Brasil) e outros ainda no auge da audiência, como House M.D. e Grey's Anatomy. A seguir, confira os seriados médicos que estão atualmente no ar!





House M.D.

Esse é o nosso favorito e acredito que da maioria também! A série é um drama centrado no médico Gregory House, um infectologista e nefrologista extremamente anti-ético, mas também genial! Dr. House e sua equipe lidam com desafios diagnósticos e a maioria dos episódios tem um caso clínico principal. A maneira como eles buscam o diagnóstico é interessante, mas muito longe da vida real: as hipóteses sempre são as mais incomuns, eles realizam inúmeros exames complementares e diversos tratamentos até chegar ao diagnóstico final: e House sempre alcança o diagnóstico através de uma epifania.

Onde assistir: 7ª temporada, Universal Channel, quintas-feiras às 22h





Mentes em Choque

Seriado novo que estreou na Fox há poucas semanas, tem como protagonista o médico Leon Robles, um psiquiatra em crise com a profissão. O seriado mostra os desafios do dia-a-dia de um hospital psiquiátrico.

Onde assistir: 1ª temporada, Fox, segundas-feiras às 22h











Royal Pains

O protagonista é Hank Lawson, um médico de emergência que vai passar férias nos Hamptons, lugar de gente rica e famosa. No final das contas ele acaba ficando como médico de lá e o seriado mostra esse lado 'pop' da medicina dos ricos.

Onde assistir: 2ª temporada, Sony, domingos às 14h





Scrubs

Começou como uma comédia de residentes, mas já com 9 temporadas, os residentes já viraram até professores! Não tem o rigor de querer parecer com a medicina da vida real, como os seriados House e Grey's Anatomy, mas serve para umas boas risadas.

Onde assitir: 9ª temporada, Sony, sextas-feiras às 23h





Body of Proof

Seriado novo da Sony que estreou há apenas uma semana, parece ser bem interessante por abordar uma área diferente dos demais: a medicina forense! Dra Megan Hunt era neurocirurgiã, mas após um trauma em acidente automobilístico não pode mais realizar cirurgias e acaba indo trabalhar com medicina forense. O seriado mostra como ela desvenda cada caso e aborda de forma muito interessante como diagnosticar através de vestígios nos corpos das vítimas!

Onde assistir: 1ª temporada, Sony, terças-feiras às 22h











Grey's Anatomy

O tema do seriado é o dia-a-dia dos residentes de cirurgia do Seattle Grace Hospital. Já na sua 7ª temporada, Grey's ficou famoso por ser meio 'novela': dramas, mortes e principalmente o troca-troca de casais! O seriado surpreende porque os episódios são muito dinâmicos e realistas!

Onde assistir: 7ª temporada, Sony, segundas-feiras às 22h





Private Practice

'Filho' de Grey's Anatomy, o seriado é centrado em Dra Addison, uma cirurgiã neonatal que saiu da vida hospitalar (de Grey's Anatomy) para morar na costa oeste e trabalhar numa clínica particular. Também aborda muito os dramas pessoais dos personagens, mas mostra de forma bem interessante a relação médico-paciente.

Onde assistir: 4ª temporada, Sony, segundas-feiras às 23h











fonte:http://www.mediconerd.com/2011/04/seriados-medicos-no-ar.html
"

Leituras "obrigatórias" #1

Leituras "obrigatórias" #1: "
durante a formação docente, indiferente se seu curso é da área de Humanas, Biológicas ou Exatas, algumas leituras são praticamente obrigatórias para a formação crítica e até mesmo organização do pensamento dos estudantes.

Porém, infelizmente não é isso que se vê. Alguns, não muitos nem poucos, apenas alguns, desperdiçam a oportunidade de viver uma experiência diferenciada durante sua graduação, arrastando sua formação profissional e não sabendo equilibrar entre baladas e aulas.

Aqui seguem alguns dos livros que eu e alguns bons amigos sempre recomendamos quando calouros ou veteranos nos indagam sobre que leituras devem ser essenciais para uma boa discussão.
Aos interessados, boa leitura!

1. Umberto Eco




2. Arthur Schopenhauer



(esse aqui é excelente)

3. René Descartes


4. Francis Bacon


5. Aristóteles


6. Platão


Depois tem mais!

"fonte :http://awmonteiro.blogspot.com/2011/04/leituras-obrigatorias-1.html

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker