Programe-se: cursos de férias do IOC recebem inscrições no dia 8/12 | UNA-SUS:
Programe-se: cursos de férias do IOC recebem inscrições no dia 8/12
'via Blog this'
Programe-se: cursos de férias do IOC recebem inscrições no dia 8/12
Os estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre pesquisa em saúde no Brasil, mesmo que tenham que usar suas férias, já podem se preparar. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizará mais uma edição dos Cursos de Férias do IOC - Verão 2015. As inscrições acontecerão somente no dia 8 de dezembro, das 9h às 17h. O objetivo da iniciativa é apresentar aos alunos metodologias relevantes no contexto da pesquisa em saúde no Brasil, além de introduzir noções básicas de laboratório referentes aos temas que serão abordados. Serão ao todo sete cursos com número de vagas variável para cada um (confira abaixo as ementas). As aulas acontecerão entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro de 2015, dependendo do curso escolhido.
O coordenador do curso, Rubem Menna Barreto, ressaltou a variação de temas como aspecto positivo da iniciativa. "Nesta edição, contaremos como um cardápio bem diversificado de disciplinas passando por temáticas que envolvem bioquímica, bioinformática, biologia molecular, bacteriologia, parasitologia e virologia", disse. O aperfeiçoamento do corpo docente também foi um fator de atenção para essa edição. "Desenvolvemos, em uma iniciativa conjunta com a Câmara Técnica de Ensino do IOC, uma série de atividades de capacitação dos professores envolvidos nos cursos, visando aumentar ainda mais a qualidade das aulas ministradas", concluiu o pesquisador.
Devido à importância como disseminador de conhecimento, os cursos de férias deram origem à série em Biologia Celular e Molecular. O primeiro volume foi inspirado na capacitação em Métodos Experimentais no Estudo de Proteínas. A principal novidade da Edição de Verão - 2015 será o lançamento dos volumes 2 e 3 da Série, provenientes das apostilas dos cursos de férias de dezembro de 2014. Os alunos que ingressarem nesta edição já terão acesso ao material.
Como se inscrever
Os interessados em se candidatar a uma vaga deverão preencher todos os campos do formulário eletrônico, que estará disponível online somente às 9h do dia 8/12, e enviar uma carta de interesse e o currículo nos respectivos campos no formulário. Entre os dias 8 e 11 de dezembro será realizada a análise das cartas e dos currículos. O resultado final com a colocação dos candidatos será divulgado no dia 12 de dezembro.
Após a divulgação do resultado final, os selecionados receberão, através de mensagem eletrônica, a confirmação de inscrição e um link do boleto para pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), sendo a vaga homologada apenas após o envio da documentação solicitada também por e-mail.
Histórico
Criados em julho de 2007, os cursos de férias surgiram com o propósito de disseminar o conhecimento científico entre estudantes da área da saúde de todo o país, abordando temas pouco discutidos nos cursos de graduação. A iniciativa acontece duas vezes por ano: uma no verão e outra no inverno. As aulas, em sua maioria, são voltadas para atividades práticas, aprimorando noções básicas de laboratório e contextualizando diferentes temas de interesse referentes à área de pesquisa em saúde no Brasil. Nas 14 edições realizadas desde 2007, os cursos de férias já formaram um total de 1278 alunos, provenientes de 66 universidades espalhadas por 21 estados brasileiros. Para isso, os cursos mobilizaram 83 pesquisadores do IOC, que atuaram como coordenadores, e 357 estudantes dos Programas de Pós-graduação do Instituto, que participaram ministrando aulas. Ao todo, já foram oferecidos 51 cursos.
Cursos oferecidos:
- Bactérias Gram–negativas envolvidas em infecções hospitalares: identificação, tipagem e caracterização dos mecanismos de resistência;
- Bioinformática estrutural;
- Doenças inflamatórias pulmonares;
- Metabolismo energético e oxidativo em protozoários patogênicos;
- Novas abordagens no estudo das infecções virais;
- Técnicas de preparação e conservação de material biológico para coleções científicas;
- Técnicas moleculares e sua aplicabilidade no diagnóstico de doenças infecto-parasitárias.
- Bioinformática estrutural;
- Doenças inflamatórias pulmonares;
- Metabolismo energético e oxidativo em protozoários patogênicos;
- Novas abordagens no estudo das infecções virais;
- Técnicas de preparação e conservação de material biológico para coleções científicas;
- Técnicas moleculares e sua aplicabilidade no diagnóstico de doenças infecto-parasitárias.
Fonte: Portal Fiocruz
'via Blog this'