blog sobre literatura,poesia,musica e encontros é claro...pra quem é mineirim ou de qualquer lugar do mundo.
A tertúlia
Uma tertúlia pode ser definida de maneira simples, do jeito que nós mineiros preferimos, como uma roda de cumpadres e cumadres. Geralmente é o povo que se encontra em algum lugar combinado pra trocar um dedo de prosa.
Esse povo, que não é besta, forma um círculo de afinidades em torno de algum tema, geralmente no campo das artes. Nos antigamentes, era comum que poetas e artistas se encontrassem em cafés, bares ou casas de amigos para apresentarem aos companheiros seus poemas, escritos, músicas e até mesmo as garatujas feitas no guardanapo do buteco. Cabia aos apreciadores fazerem a crítica, num clima de boemia ou sobriedade a depender do local do encontro.
Hoje em dia as tertúlias estão em extinção. A internet colocou todo mundo perto e longe ao mesmo tempo. Perdemos o hábito de nos encontrar e compartilhar idéias envolvidas de cheiro, sabor, voz, cores e rabiscos à mão.
Na tentativa de resgatar essa cultura, criamos a Tertúlia Pão de Queijo, que ambiciona ser mais do que um blog coletivo. Queremos romper os cercos que nos separam e aconchegar os escritores mineiros em toda sua diversidade, jovens e veteranos, poetas, cronistas, contistas ou contadores de causos. O que nos move é o gosto comum pela escrita, leitura e pelo pão de queijo.
A hospitalidade mineira já é mais que conhecida, portanto, a casa também é de vocês.
Bem-vindos(as)!
A hospitalidade mineira já é mais que conhecida, portanto, a casa também é de vocês.
Bem-vindos(as)!