Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

11 de dez. de 2010

Medicina alternativa:ginseng


Pesquisa chinesa coloca em dúvida
benefícios do ginseng para saúde

Apesar do resultado, cientista americano garante que erva é valiosa
Getty ImagesGetty Images
O ginseng pode ser encontrado na forma de raízes, extratos, soluções, cápsulas, pílulas, cosméticos, bebidas e infusões


Uma pesquisa realizada na China com 289 pessoas confirmou que o ginseng traz diversos benefícios para a saúde, como melhorias no aprendizado, memória e saúde física, além de trazer mais tranquilidade. No entanto, para os cientistas, ainda faltam mais evidências científicas sobre os benefícios da erva.
O ginseng é derivado de duas espécies de plantas, uma americana e outra asiática. Ele é utilizado para aumentar o rendimento físico e mental e para prevenir contra o estresse e o envelhecimento. Pode ser encontrado na forma de raízes, extratos, soluções, cápsulas, pílulas, cosméticos, bebidas e infusões.
Para testar a efetividade do ginseng, pesquisadores da Universidade de Nantong, na China, acompanharam 289 pessoas, todas saudáveis e sem nenhum sinal demência ou dificuldade cognitiva. Foram cinco estudos, que incluíram uso de placebo - substâncias sem efeito utilizadas para realizar uma comparação científica.
Três dos estudos avaliaram participantes com idades entre 20 e 31 anos e os outros dois acompanharam pessoas com pelo menos 50 anos. Além disso, quatro estudos avaliaram a efetividade do ginseng por 12 semanas, enquanto o outro verificou o efeito da erva por apenas dois dias.
Em geral, os estudos revelaram melhorias cognitivas entre aqueles que tomaram ginseng. Um dos estudos, que envolveu 16 pessoas, relatou melhora significativa em calma e memória relacionada ao trabalho. Em outro, com 112 participantes, mostrou que o grupo que consumiu ginseng apresentou bons resultados em testes de aprendizado e memória.
No entanto, de acordo com JinSong Geng, professor da Faculdade de Medicina da universidade chinesa e autor do estudo, os efeitos da erva para tempo de reação, atenção e concentração foram, em geral, inconsistentes ou inconclusivos.
- Ginseng é citada geralmente por trazer efeitos benéficos de cognição, comportamento e qualidade de vida. Mas, até o momento, não é possível recomendá-la por falta de provas científicas de seus benefícios.
A pesquisa chinesa mostrou ainda várias melhorias em vários aspectos da qualidade de vida, como relações sociais, saúde geral e saúde física.
Nenhum efeito colateral sério foi relatado. No entanto, um dos estudos revelou ocorrências de dor de cabeça, tontura e diarreia, mas isso aconteceu tanto em pacientes que tomaram ginseng como naqueles que ingeriram placebo.
Para o autor do estudo, apesar de alguns resultados positivos, a pesquisa mostra que não é possível garantir que o ginseng traz melhoras cognitivas. Além disso, Geng afirma que, como os estudos envolveram pessoas saudáveis, não foi possível avaliar o potencial da erva na prevenção da demência.

Apesar da desconfiança do cientista, Richard Brown, professor de psiquiatria da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, afirma que há diversos estudos que provam que a erva melhora a velocidade de raciocínio e a memória relacionada ao trabalho.
- Ela permite que você pense mais rapidamente para ser mais produtivo no mesmo período de tempo. Meu sentimento é que há muito valor nessa erva.

Quais os benefícios evolutivos e psicológicos da Dança e da Música?



Category: Inato e Aprendido • Mente Musical • Natureza Humana • Vídeos/Palestras
Posted on: Junho 14, 2010 2:33 PM, by Marco Varella
Punset.png
Quem dança e canta seus males espanta, certo? Tudo bem, mas, evolutivamente, se esses males não forem inimigos, predadores, parasitas e outros competidores e se ainda assim se isso não ajudar na reprodução direta ou na de presentes, então nada feito. As origens evolutivas e efeitos sociais e cognitivos da música e da dança são o tema de uma entrevista muito interessante de Eduard Punset, distinto divulgador de ciência espanhol, com Lawrence Parsons, neurocientista cognitivo da Universidade de Sheffield.

lawrence-parson.JPG
Punset e Parsons ressaltam que a música e a dança são universais, regidas por processos psicológicos em grande parte inconscientes, feitas espontaneamente em grupo e que apresentam paralelos análogos em comportamentos de outras espécies, principalmente aves. Para Parsons a música e a dança
rock art dance.jpg
 evoluíram como uma primeira forma de comunicação não verbal para promover a coesão social intragrupo, sincronizando e conectando emoções e atividades trazendo vantagens na competição com outros grupos, tribos etc. Parsons segue citando que a dança e a música são bem antigos segundo pinturas rupéstres e fósseis de flautas, e que não há celebração social sem música nem danças populares em todas épocas históricas.

babymusic.jpg
Ele aponta que os bebês já estão prontos para aprender os ritmos da própria cultura já nos primeiros anos de vida: assim como com a linguagem durante o primeiro ano os bebês respondem brincando igualmente vários modelos rítmicos e de escalas musicais, mas após um ano aproximadamente eles passam a se especializar aos sons musicais ou lingüísticos da própria cultura. Através de brincadeira musical e dançada diferentes sistemas cerebrais se harmonizam eficientemente ao longo do desenvolvimento, segundo Parsons.

homem e muher dancando.jpg
O interessante é que Punset não descarta a influência da seleção sexual tanto é que na edição final ela só é citada nas reportagens entre as partes da entrevista e não na entrevista em si. Os ancestrais que andavam e dançavam de forma mais graciosa eram percebidos como mais saudáveis, criativos e inteligentes levando então a um maior sucesso reprodutivo.

cognição musical.jpg
Eles falaram também dos neurônios espelhos, que estão ativos quando fazemos algo e quando vemos alguém fazer algo, seja dançar, tocar um instrumento ou assistir a uma competição esportiva. Então, seja especialista ou amador mesmo se estivermos praticando os movimentos mentalmente estamos até certo modo realmente aprimorando as conexões envolvidas nos movimentos. Vários sistemas cerebrais estão interagindo de forma complexa, percepção visual e sonora às áreas motoras, quase instantaneamente para gerar os movimentos da dança e isso tudo ligado ao sistema límbico nos dando prazer recompensador e ajudando na memória.

music school.jpg
Eles finalizam trazendo as implicações sociais e educacionais dos novos estudos neurológicos e evolutivos da música e dança. Dizem que as artes deveriam ser ensinadas em todas as escolas, pois melhoram a memória operacional e a capacidade executiva da atenção e controle motor ao lidarmos com tarefas múltiplas. Concluem que a música e a dança são poderosas formas de coesão e sincronização grupal e que em sua prática contribuem numa harmonização de funções cognitivas gerais.

Muito bem produzido, como sempre, o vídeo da entrevista está repleto de imagens e explicações bem interessantes e cativantes, vale a pena assistirmos esse vídeo de 27 min e de quebra treinarmos nosso espanhol.

  

Download Ginecologia Fundamental - José Carlos de Jesus Conceição

Download Ginecologia Fundamental - José Carlos de Jesus Conceição: "
Ginecologia Fundamental - José Carlos de Jesus Conceição

Ginecologia Fundamental é livro que chega no momento certo para alunos de graduação em Ginecologia de nossas faculdades de medicina. Preenche antiga lacuna acadêmica ao se considerar que até o presente não se dispôe de livro que, com tanta felicidade, associe, a um só tempo, conteúdo, didática e concisão de forma a se alcançar nivel de conhecimento justo e adequado definido agora em seu título.

Formato: PDF
Páginas: 292
Autor: José Carlos de Jesus Conceição
Tamanho: 20 Mb

"

String Quartet - R.E.M losing my religion

Manual de procedimentos básicos em Microbiologia clínica para o controle de Infecção Hospitalar

Manual de procedimentos básicos em Microbiologia clínica para o controle de Infecção Hospitalar: "
Manual de procedimentos básicos em Microbiologia clínica para o controle de Infecção Hospitalar. 2000.
Baixe aqui:
São 3 módulos:
"

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker