Andréa Pereira
(Colaboração para O Norte)
A tradicional Festa do Pequi nem começou e a expectativa é grande para a noite de seu encerramento. O motivo é a presença do cantor e compositor montes-clarense Alberto de Castro Guedes, o conhecido Beto Guedes. Ícone da Música Popular Brasileira, Beto Guedes é um dos grandes nomes do Clube da Esquina, movimento musical que despontou no ano de 1960 em Minas Gerais a partir da amizade com Milton Nascimento, Márcio e Lô, da família Borges. Ao movimento, juntaram-se, entre outros, Flávio Venturini, Tavinho Moura, Toninho Horta e Fernando Brant. Os artistas do movimento produziam um som que mesclava as novidades trazidas pela Bossa Nova a aspectos do jazz, do rock"n"roll, sobretudo The Beatles, de música folclórica dos negros mineiros e determinados recursos de música erudita e hispânica. Em depoimento dado ao site do Museu Clube da Esquina (www.museuclubeda-esquina.org.br), Beto Guedes confirma que o Clube da Esquina está ligado à amizade, à convivência com esses artistas e o sentimento que eles têm um pelo outro.
- Eu acho que o Clube da Esquina continua sendo importante, que as amizades que a gente faz, que têm uma raiz forte, que têm uma duração, são muito importantes pra vida das pessoas. Você ter amigos que há trinta e tantos anos se conhecem, que o carinho continua o mesmo, que o tratamento é o mesmo, é muito importante, muito bacana, diz Guedes.
Valorização - Para o produtor dos shows da 22ª Festa Nacional do Pequi, Carlos Soyer, que também é músico, a presença de Beto Guedes na festa marca um resgate da valorização dos artistas regionais.
- Estamos planejando um encontro de artistas da terra para sexta-feira, dia 30, e como atração no domingo, dia 2 de dezembro, no último dia da Festa do Pequi, acontece o show de Beto Guedes, que, com certeza, será um grande sucesso, afirma Soyer.
No repertório, Beto Guedes vai tocar seus novos sucessos e músicas já consagradas, como Sal da Terra, Sol de Primavera e Amor de Índio. O show será no dia 2 de dezembro às 23 horas na Praça dos Jatobás, onde também ocorrerão as outras atrações da festa, exceto a Vesperata de Diamantina, a qual será no Corredor Cultural, no dia 30 de novembro.
A 22ª Festa Nacional do Pequi será realizada entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, concomitantemente ao 9º Festival de Música de Montes Claros. Os dois eventos são realizados pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura. Toda a programação é gratuita.
Post Adaptado de : http://www.onorte.net/noticias.php?id=41236