adaptado de : http://www.onorte.net/noticias.php?id=37590
O empresário, médico e professor Ruy Muniz assumiu nesta semana a presidência da Associação Universitária Santa Úrsula (Ausu) que é mantenedora da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.
A Universidade Santa Úrsula é uma universidade católica que tem 72 anos de existência, foi fundada pelas irmãs Ursulinas e possui sede no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. O campus de Laranjeiras possui 48 mil metros quadrados com capacidade para receber mais de 15 mil alunos.
Divulgação
Universidade Santa Úrsula (USU), no Rio de Janeiro, que possui 72 anos de tradição
A Universidade Santa Úrsula oferece 28 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento e três programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado; mantém convênios com universidades internacionais e empresas de grande porte como Petrobrás. Além disso, é reconhecida como referência em pesquisas na área de oceanografia e biologia marinha.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos funcionários da instituição e comunidade acadêmica, que acreditam na capacidade de trabalho do professor Ruy para ajudar no soerguimento da universidade, que há décadas oferece ensino de qualidade para o Rio de Janeiro e Brasil.
A Santa Úrsula mantém convênios com países de Língua Portuguesa e já recebeu centenas de alunos de Cabo Verde para cursar graduação em seus institutos. A tradicional universidade localizada em Laranjeiras possui seis prédios, e no seu ápice já teve 17 mil alunos.
Com a morte da madre Maria de Fátima, presidente da entidade mantenedora, ocorrida em agosto de 2011, as irmãs Ursulinas decidiram procurar no mercado educacional brasileiro alguém que tivesse experiência de sucesso em recuperação de entidades educacionais. E conhecendo o trabalho do professor Ruy Muniz na recuperação do Grupo Promove em Belo Horizonte, da Fundação Hilton Rocha, também na capital mineira e do UNICESP em Brasília/DF, não tiveram dúvida, convidaram o professor Ruy Muniz e sua equipe para fazer o mesmo à frente da Universidade Santa Úrsula.
Na última terça-feira, o empresário Ruy Muniz participou de cerimônia de posse no Salão Verde do campus. Muniz anunciou sua entrada como associado da Associação Universitária Santa Ùrsula e garantiu a recuperação da instituição que tem grande potencial de voltar a crescer no mercado educacional do Rio de Janeiro.
Pela Universidade Santa Úrsula passaram filhos de políticos importantes como Márcia e Maristela Kubitschek, filhas do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
No ano passado, com a morte da chanceler da universidade, madre Fátima, a situação ficou ainda mais crítica, chegando inclusive a atrasar pagamentos de professores.
Jornais do Rio chegaram a noticiar que a universidade não abriria as portas em 2012, e o Ministério da Educação divulgou que a única obrigação da universidade seria dar aos estudantes todos os documentos necessários para a transferência a outras instituições.
Muniz afirmou que já estruturou o plano de recuperação da USU e espera realizar vestibulares ainda neste primeiro semestre para os 28 cursos da universidade. Sua meta é alcançar 10 mil alunos nos próximos três anos.
Em Montes Claros, o professor Ruy Muniz dirige a Funorte, maior instituição de ensino do Norte de Minas ,com 26 cursos superiores, além de cursos de pós-graduação e cursos a distância.
No final do ano passado, Muniz assumiu a Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi), em Montes Claros.
-Nossa meta agora é revitalizar a universidade, captar novos alunos e abrir novos cursos não somente na Santa Úrsula do Rio de Janeiro, como também levar a Santa Úrsula para outras cidades cariocas, garante o empresário.