Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

25 de out. de 2010

BlogBlogs.Com.Br

Carta da Terra 2010 TV SPOT: Portuguese 60"

mapas mentais no estudo da medicina

Mapas Mentais no Estudo de Medicina

Hoje estava conversando com um grupo de alunos, em aula de prática médica, sobre os recursos disponíveis na internet para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Acho super compreensível que, com o dia-a-dia, os nativos digitais, lidando com "n" coisas ao mesmo tempo (sites, orkut, música, TV...), não tenham mais paciência para passar horas prestando atenção em um professor falando... e tendam a ter sono.

Nós temos que mudar aproveitar mais os recursos disponíveis e ensinarmos uns-aos-outros.

Numa destas pesquisas encontrei um site bem legal, da Medicina da UFF, que lembrei hoje e exemplifiquei aos alunos. Ele chama Medmape disponibiliza inúmeros mapas mentais para auxiliar nos estudos de temas de medicina, além de vídeos e etc.

Os mapas mentais são uma forma gráfica de representar os temas, que auxiliam muito no entendimento dos temas, no estabelecimento de relações (conexões) entre os assuntos, e que facilitam a memorização. Não servem apenas para a medicina e para o ensino. As utilidades são infinitas, como, por exemplo, para planejar reuniões ou administrar nossos gastos.

Tive a oportunidade de trabalhar com este recurso com um grupo de alunos para quem dei aula de pneumologia e o resultado foi muito gratificante.

Se alguém quiser saber mais sobre mapas mentais pode procurar em sites de busca da internet ou acompanhar no Twitter o "MAPAS MENTAIS": http://twitter.com/mapamental

Sugiro também um texto introdutório ao tema "O primeiro mapa mental a gente nunca esquece".

CHOQUE SÉPTICO: afeta diferentemente adultos e recém nascidos ?

CHOQUE SÉPTICO: "CHOQUE SÉPTICO O choque séptico é definido como infecção com hipotermia ou hipertermia, taquicardia (que pode estar ausente com o advento da hipotermia), e alteração do estado neurológico, na presença de pelo menos um sinal entre os seguintes: diminuição dos pulsos periféricos, enchimento capilar prolongado > 2 segundos (choque frio) ou enchimento capilar rápido (choque quente), extremidades frias ou mosqueadas (choque frio) e diminuição do débito urinário menor que 1 ml/kg/h. A hipotensão é observada mais frequentemente na descompensação tardia.
Foi observado que, diferentemente dos adultos chocados que apresentam predominantemente alto débito cardíaco e baixa resistência vascular, crianças com choque refratário a fluidos ou resistente a dopamina apresentam diversos estados hemodinâmicos. Incluem-se: baixo débito cardíaco/alta resistência vascular sistêmica (60%), baixo débito cardíaco/baixa resistência vascular (20%) e alto débito cardíaco/baixa resistência vascular (20%). A morte na criança costuma ser mais associada à insuficiência cardíaca progressiva e não à insuficiência vascular, como em adultos. Crianças são frequentemente insensíveis a dopamina e dobutamina e podem responder à adrenalina no caso de choque refratário. Embora esses autores não tenham estudado recém-nascidos, observa-se em seu trabalho que quanto mais nova e menor a criança, maior a chance de que ela venha apresentar o padrão de baixo débito e alta resistência periférica. Especula-se que um fator determinante seja o pequeno diâmetro dos vasos periféricos. Os neonatos têm dificuldade de aumentar o seu próprio débito cardíaco, devido a uma frequência cardíaca (FC) de base elevada, eventuais alterações na volemia e diminuição da contratilidade cardíaca por outros fatores além do choque séptico, como, por exemplo, asfixia. Estendendo-se o raciocínio, o recém-nascido (RN) seria um modelo por excelência do choque séptico com padrão infantil, ou seja, baixo débito cardíaco e alta resistência
periférica.

Quer realizar o download do material completo, acesse: http://www.scribd.com/doc/13920929/CHOQUE-SEPTICO
"

Igrejas: Como Interpretá-las – Primórdios Obscuros (Churches: How To Read Them – Dark Beginnings) 2010

Igrejas: Como Interpretá-las – Primórdios Obscuros (Churches: How To Read Them – Dark Beginnings) 2010: "


[HDTV] - Download (354)


Sinopse: O apresentador Richard Taylor explica como igrejas foram, originalmente, simples edifícios destinados a proteger o altar e o rito cristão mais importante de todos, a Eucaristia. Ele visita igrejas medievais da Grã-Bretanha para desvendar o mistério de por que os anglo-saxões e os normandos parecem ter sido dispostos a livrar-se do seu passado pré-cristão e continuaram a encher os seus edifícios sagrados com imagens pagãs misteriosas. Um livro antigo em uma biblioteca de Oxford Richard ajuda a encontrar uma resposta.



Dados do Arquivo:



  • Quantidade de Midia: 1

  • Tamanho: 338 MB

  • Tipo de Compartilhamento: torrent

  • Idioma do Audio: Inglês

  • Legendas: Português

  • Qualidade do Vídeo: PDTV

  • Vídeo Codec: x264 CABAC

  • Audio Codec: AAC

  • Resolução: 832 x 468

  • Formato de Tela: WideScreen(16×9)


"

A Centelha Humana (The Human Sparks) 2010

A Centelha Humana (The Human Sparks) 2010: "


EPISÓDIO 01 - Download (387)


EPISÓDIO 02 [NOVO] - Download (210)


Sinopse: Sinopse da série: Qual a natureza da singularidade humana? Onde “A Centelha Humana” surgiu, e quando? E talvez o mais interessante, por quê? Nesta série em três partes, Alan Alda aborda essas questões de forma pessoal, visitando dezenas de cientistas em três continentes e participando diretamente de várias experiências, incluindo o exame detalhado do seu próprio cérebro. Levando seu bom humor e curiosidade a conversas com pesquisadores, ele busca “A Centelha Humana”, com arqueólogos descobrindo pistas em ossos fossilizados e ferramentas dos nossos ancestrais, primatólogos estudando os nossos parentes vivos mais próximos para descobrir o que temos em comum e o que nos diferencia e com neurocientistas analisando sua mente com as últimas tecnologias de mapeamento cerebral.



Dados do Arquivo:



  • Quantidade de Mídias: 1


  • Tamanho: 745 MB


  • Tipo de Compartilhamento: torrent


  • Idioma do Audio: Imagem Inglês


  • Legendas: Imagem Português


  • Vídeo Codec: XviD ISO MPEG-4


  • Audio Codec: MPEG-1 Layer 3


  • Resolução: 704 x 400

"

Bebês (Babies) 2010

Bebês (Babies) 2010: "


[DVD-Rip]Download (622)


Sinopse: Quatro bebês de quatro países diferentes (Mongólia, Japão, Namíbia e EUA) foram acompanhados desde o nascimento. Este lindo documentário mostra bebês com personalidades diferentes que são criados de formas bem distintas. A única coisa em comum é o amor!



Dados do Arquivo:



  • Legendas: Anexa ao RAR (Pt-Br)

  • Qualidade do Vídeo: DVD-Rip

  • Vídeo Codec: XViD

  • Audio Codec: MP3

  • Resolução: 624 X 352

"

Download House 6ª Temporada Completa

Download House 6ª Temporada Completa: "Download Série -Dr House 6ª Temporada Completa – Legendado Baixar Série – House 6ª Temporada Completa – Legendado Sinopse: Dr. Gregory House é um brilhante profissional da área médica, desprovido de bos maneiras, rude honestidade e uma certa acidez. Embora a sua conduta possa ser tachada de extremamente antisocial, House é um especialista cujo raciocínio [...]"

Handbook of Brain Microcircuits

Handbook of Brain Microcircuits: "
Handbook of Brain Microcircuits. 2010. 536p.
Tamanho do arquivo: 15,5Mb
Baixe aqui:
"

DietPRO v4.0 - Software de Avaliação Nutricional e Prescrição Dietética

DietPRO v4.0 - Software de Avaliação Nutricional e Prescrição Dietética: "DietPRO v4.0 - Software de Avaliação Nutricional e Prescrição Dietética. 13Mb. 2007. Compactado.
O DietPRO 4.0 é o software pioneiro na área de nutrição clínica do país, fruto de intensas pesquisas realizadas na Universidade Federal de Viçosa pelas nutricionistas professoras e pesquisadoras Dra. Josefina Bressan e Dra. Elisabethe Esteves, desenvolvido há oito anos pela empresa A.S. Sistemas comemorando seus 10 anos.Com o objetivo de facilitar dia-a-dia do profissional de nutrição e saúde, agilizar a avaliação nutricional e prescrição de dietética por profissionais de nutrição e saúde, a intenção é fazer com que o usuário adapte o programa à sua realidade e torne seu trabalho mais flexível e ágil.
Baixe em Inglês:
Para baixar pelo easy-share: Ao acessar a página, espere o tempo exigido, escreva no espaço o código pedido e faça o Download. Esqueça as imagens que aparece de anúncios.
Baixe em Português:
http://rapidshare.com/files/96232622/Diet_Pro_v4.0_Hell58_www.tehrebels.com.br.rar.html Para baixar pelo rapidshare: Clique em Free user. Aguarde o tempo exigido e clique em Download. Salve o programa onde quiser.
"

Brasil vai produzir remédio para tratar doença genética rara

Brasil vai produzir remédio para tratar doença genética rara: "Governo diz que transferência de tecnologia vai gerar economia de R$ 70 milhões"

Enfermeira é flagrada ao desligar respirador artificial por engano

Enfermeira é flagrada ao desligar respirador artificial por engano: "Enfermeira é flagrada ao desligar respirador artificial por engano
Paciente tetraplégico tentou alertar, mas foi socorrido apenas 21 minutos depois."

Novas regras sobre uso de álcool gel e venda de antibióticos devem ser publicadas esta semana

Novas regras sobre uso de álcool gel e venda de antibióticos devem ser publicadas esta semana: "Medidas foram aceleradas por causa das infecções pela superbactéria"

Elementos da consulta: ectoscopia.

Elementos da consulta: ectoscopia.: "Ectoscopia é uma palavra esquisita, que soa como um engasgo, parece com ectoplasma, mas não é uma coisa nem outra.



Por outro lado, endoscopia você sabe bem o que é. Se não sabe já ouviu falar. É aquele exame meio chato, em que enfiam um tubo flexível na sua goela (garganta) e vão investigar como está seu esôfago, seu estômago e as porções mais próximas do duodeno. Essa é a endoscopia digestiva alta (EDA). Na verdade, endoscopia vem de endo- (dentro) e -scopia (olhar, espiar). Mas existem outras endoscopias que você vai querer menos ainda fazer: anuscopia (anus), colonoscopia (cólon - aqui o tubo costuma ser rígido...), broncoscopia (dentro do pulmão, pelos brônquios), colposcopia (útero), entre outras mais bizarras. Podemos dizer inclusive que a otoscopia (aquela coisa que o médico faz para olhar seu ouvido com um lanterna com um biquinho) é uma endoscopia do ouvido.



Por similaridade, podemos entender (bem, na verdade eu estou afirmando) que ectoscopia (ecto-, por fora e -scopia, você já sabe) vem de olhar por fora, superficialmente. É aquela espiadela que o médico dá no paciente desde que vem porta a dentro até a saída pela mesma (ou outra) porta. Na verdade, tudo o que o médico pode tirar do paciente pela observação é chamada de ectoscopia.



A forma de andar, o equilíbrio, os movimentos do corpo, o olhar, os gestos, a forma como se arrumou (se demais, se de menos, se não teve cuidado), se está sujo, se tem sangue na roupa, se tem resto de secreção na ponta do nariz, se os dentes estão em bom ou mau estado de conservação, se sua fala é cadenciada, se é entrecotada, se tem deformidades no corpo, se faz esforço para respirar, se está desatento, se parece bêbado, etc.



Antes das críticas, já vou dizendo logo: observamos TUDO! Asseio ou falta dele, nível social, qualidade do português, roupas, sapatos, se é alto, se parece gordo, TUDO. A forma como a mãe segura o filho, a forma como o filho se porta em relação aos pais, se eles se olham, duranta a amamentação. Sinais de ansiedade, sinais de desconcentração. A ectoscopia é uma leitura do corpo e da linguagem corporal com o objetivo a se fazer diagnóstico.



Essas coisas não servem para exercício do preconceito, nem para exercício do cinismo. Mas para nortear as perguntas, para testar as respostas, para somar informações. Por exemplo, muitos pais acham que é mágica quando estão comentando sobre o filho que vem com o nariz entupido, e eles acham que a moça que toma conta dele é descuidada, 'porque ele vive com o nariz entupido.' Aí eu pergunto: 'tem alguém na família com rinite, não é?' Um olha para o outro, e com espanto, 'sim, doutor, eu tenho', diz a mãe. Aí eu falo, 'o pai também, não?'. 'Bem, eu espirro quando tem poeira, mas só de vez em quando'. Para baixar a onda da admiração mística, eu explico que o menino tem pregas de Dennie-Morgan (às vezes tenho que explicar que não é Demi Moore), assim como os pais, e que o pai estava coçando o nariz o tempo todo. Depois de examinar o paciente e esmiuçar a história, muitas vezes fechamos como rinite mesmo e tomamoas as providências.



As pregas de Dennie-Morgan que eu citei são preguinhas na pálpebra inferior de alguns pacientes que geralmente está associada a alergia pele e/ou de respiratória. Então é um sinal claro para quem conhece. O pai coçar o nariz até ficar vermelho, é outro sinal. (Obs: não vale sair por aí falando 'ih, você tem prega de Dennie-Morgan. Você tem dermatite ou rinite?'... só se recomendar o blog!).



Portanto, a ectoscopia é uma parte da consulta que não vem depois da anamnese, mas permeia TODA a consulta, pois estamos observando você o tempo todo (sinistro, não?). Portanto, se o miserável do doutor nem levantou os olhos para olhar pra você e seu filho, pense duas vezes para seguir o que está na receita. Ectoscopia às vezes é mais que a anamnese.



Um outro exemplo de como a ectoscopia pode ajudar, é quando nos chega um paciente com movimentos descoordenados, olhos virados, inconsciente, músculos puxando para um lado e para o outro e babando, com as calças molhadas de urina. Não precisa de história, até segunda ordem, é uma crise convulsiva tônico-clônica. Aí a história refina o entendimento (o que geralmente é 'não sei doutor, estava sentado vendo desenho na TV e começou a ficar assim'). Então examinamos sumariamente o paciente e procedemos com o resgate do paciente.



Aliás, a palavra sinal cai aqui como uma luva. Muitas pessoas não sabem a diferença entre sinal e sintoma.



A anamnese pesca o sintoma. É o relato do paciente. O que ele sente, que eu não sinto. O que ele sente e me precisa ser relatado. Eu só sei se você tem dor de cabeça se você me disser. Senão, no máximo vou achar que você tem dor pela ectoscopia (facies de dor - cara de dor).



Sinal é o peixe da ectoscopia. O que eu saco só de olhar. Muita gente inclui o exame físico como sinônimo de ectoscopia. Mas na verdade, é a observação que acompanha o exame, e como eu disse, TODA a abordagem do paciente. O dicionário Steadman de termos médicos diz que a ectoscopia é um método histórico e obsoleto, por se tratar do diagnóstico das órgãos internos feito a partir da visualização do moviemnto das paredes abdominal e torácica. Na verdade, ele está certo, pois provavelmente se refere ao diagnóstico a olho nu, o método ectoscópico do Dr. Eduard Weisz, uma pérola que eu achei aqui, e que realmente não serve mais pra nada.



Mas a ectoscopia moderna, aliada a uma boa conversa (anamnese) e a métodos diagnósticos adequados (exames), pode ser espetacularmente útil. E não serve só pra médicos. Psicólogos, e outros profissionais, entrevistas de emprego e outras formas de abordar pessoas baseiam-se em alguma forma de ectoscopia. Namorados, sedução. Políticos, enganação. Bandidos, intimidação... Você ficaria impressionado como é antigo o estudo da linguagem corporal.



Eu não quero deixar você desconfortável, mas você nunca estará a salvo perto de um bom ectoscopista. Se o médico é bom observador, você está sempre sendo vigiado... sempre!



Leia também:

Elementos da consulta: anamnese

Um abraço.
COMENTE, isto é um blog, não um livro




"

Faltam medicamentos de alto custo no SUS

Faltam medicamentos de alto custo no SUS


Yoomp

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker