Mapas Mentais no Estudo de Medicina
Hoje estava conversando com um grupo de alunos, em aula de prática médica, sobre os recursos disponíveis na internet para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Acho super compreensível que, com o dia-a-dia, os nativos digitais, lidando com "n" coisas ao mesmo tempo (sites, orkut, música, TV...), não tenham mais paciência para passar horas prestando atenção em um professor falando... e tendam a ter sono.
Nós temos que mudar aproveitar mais os recursos disponíveis e ensinarmos uns-aos-outros.
Numa destas pesquisas encontrei um site bem legal, da Medicina da UFF, que lembrei hoje e exemplifiquei aos alunos. Ele chama Medmape disponibiliza inúmeros mapas mentais para auxiliar nos estudos de temas de medicina, além de vídeos e etc.
Os mapas mentais são uma forma gráfica de representar os temas, que auxiliam muito no entendimento dos temas, no estabelecimento de relações (conexões) entre os assuntos, e que facilitam a memorização. Não servem apenas para a medicina e para o ensino. As utilidades são infinitas, como, por exemplo, para planejar reuniões ou administrar nossos gastos.
Tive a oportunidade de trabalhar com este recurso com um grupo de alunos para quem dei aula de pneumologia e o resultado foi muito gratificante.
Se alguém quiser saber mais sobre mapas mentais pode procurar em sites de busca da internet ou acompanhar no Twitter o "MAPAS MENTAIS": http://twitter.com/mapamental
Sugiro também um texto introdutório ao tema "O primeiro mapa mental a gente nunca esquece".