Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

2 de jul. de 2011

2ª Jornada de Oncologia Dilson Godinho

Ministro Padilha visita Norte de Minas

Ministro Padilha visita Norte de Minas: "
O objetivo da visita é conhecer a regionalização do atendimento à saúde, especialmente nos serviços de urgência e emergência



É a primeira vez que o ministro visita a região, desde que assumiu a pasta


Neste sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, visita o Norte de Minas para conhecer a regionalização do atendimento à saúde, especialmente nos serviços de urgência e emergência.



A primeira parada do ministro será em Montes Claros, às 8h30 da manhã. O primeiro item da agenda do ministro na cidade será a inauguração do novo pavilhão de atendimento em clínica médica do núcleo de atenção à saúde e práticas profissionalizantes (NASPP), no hospital escola das Faculdades Integradas Pitágoras.



Em seguida, às 10 horas, o ministro Padilha visita o hospital Aroldo Tourinho, onde será descerrada a placa de inauguração da maternidade. O hospital apresentará ao ministro a proposta de inclusão do hospital na Rede Cegonha e de Fisioterapia/Plasticidade Neuronal nas instalações Hemodiálise. Mães doadoras do Banco de Leite Humano entregarão ao ministro o trofeu Amigo do Peito.

Às 10h50 a comitiva segue para o SAMU Regional, onde visita o Complexo de Regulação de Assistência e de Urgência e Emergência.



A passagem do ministro por Montes Claros termina com uma visita à Santa Casa de Montes Claros, às 11h30, onde será descerrada a placa da sala do setor de Hemodinâmica, apresentação do projeto do Hospital de Trauma da Santa Casa e visita às obras da clínica de radioterapia.

Às 12h30 a comitiva segue para Pirapora onde o ministro visita uma a unidade de saúde de classificação e atenção primária. Às 14 horas, será servido um almoço para a comitiva no restaurante do Vapor Benjamin



Acompanham o Ministro Alexandre Padilha o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, deputado federal, Saraiva Felipe, secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, assessores especiais, Felipe Amaral e Fausto Pereira dos Santos, chefe da ASCER, Milton Vasconcelos e assessor da secretaria de Assuntos Federativos da PR, Joedis Marques Ferreira.
"

Funorte entrega aos nortemineiros médicos comprometidos com a região

Funorte entrega aos nortemineiros médicos comprometidos com a região: "
Recém formados pretendem atuar na região e colaborar para melhorar o sistema de saúde no Norte de Minas

Ana Karienina

Repórter

Durante a colação de grau, na última quarta-feira (22.06),ficou evidente para todos os presentes que cada um dos 50 novos médicos está completamente comprometido não apenas com a profissão e nem somente com o exercício profissional em si, eles estão, sobretudo, sensibilizados com os problemas da saúde e decidiram, portanto, arregaçar as mangas para mudar a realidade perversa, que tanto sofrimento traz para a população local.



Até por isso, a oradora da turma, Verônica Pereira Niza fez questão de desafiar os colegas para a busca de caminhos e soluções que garantam à gente nortemineira o sagrado direito a um sistema de saúde de qualidade.



- Se a saúde do Brasil está posta agonizante num leito de UTI, que sejamos nós os médicos que ajudaremos a devolvê-la à vitalidade. Se os recursos não são suficientes, usemos essa influência que nos foi concedida. Para aquele que, infelizmente, nos zomba por possuirmos um idealismo inútil, próprio da juventude, preferimos ignorar e pensar que ainda temos aquilo que esse conformista perdeu e que tanto falta neste país: vontade e energia para mudar o que está posto, desafiou.



A noite de celebração pela realização de sonhos múltiplos foi principalmente tempo para os novos médicos receberem bons conselhos e de se comprometerem profissionalmente com a sociedade e com o exercício ético da profissão. Diante de cerca 1000 pessoas eles juraram solenemente praticar a medicina de forma humanizada e jamais deixar de socorrer um doente. O juramento, lido pelo formando Bruno Laugthon, foi enfaticamente repetido por todos.



O comprometimento com a profissão e com os pacientes, é segundo a presidente da Soebras e diretora geral da Funorte, a médica, Raquel Muniz um dos principais fatores que determinam o sucesso profissional na área médica. A presidente celebrou a vitória contando aos presentes sobre a importância da profissão e mais ainda, de uma atuação humanizada dos profissionais para levar alento aos que precisam.



-É gratificante ver que mesmo ante as dificuldades inerentes à profissão e apesar do noticiário diário que apresenta o caos no sistema de saúde, vocês decidiram resistir e porque não dizer, decidiram se preparar, se qualificar para fazer a diferença e transformar a realidade da saúde. Mas é preciso que se lembrem que, ainda que as novas tecnologias sejam fundamentais para o progresso na medicina, o atendimento humanizado pode ser a cura em muitos casos. E é isso que devemos aos nossos pacientes, um atendimento humanizado, alertou.



Ao parabenizar os formandos pela conquista , ela lembrou que o vitória celebrada naquela noite, também foi mérito dos excelentes professores que compartilharam cada momento do curso com eles e que, generosamente, dividiram seus conhecimentos.



-Através do PBL ou ABP, método escolhido pela Funorte como o mais eficaz na formação de médicos capazes de enfrentar e vencer as pedras no caminho, os professores compartilharam conhecimento, sabedoria e experiências, que sem dúvida vão ser fundamentais na batalha diária que vocês vão enfrentar a partir de hoje, ressaltou.



E foi sobre essa troca de experiências e conhecimentos que falou o coordenador do curso e patrono da turma, o médico Antônio Caldeira Prates. Para ele, acompanhar os estudantes durante o curso é uma forma de adquirir novos conhecimentos e mais, de sempre renovar as energias para o exercício profissional. Aos formandos ele desejou sucesso profissional e o mais importante, segundo ele, realização profissional.



- Torço para que os anseios de hoje sejam supridos, desejo que vocês, no dia a dia da profissão exerçam a medicina humanizada. Sei que tudo isso é possível, porque conheço o potencial de vocês e a formação que os trouxeram até aqui. Então sei que vão nos encher de orgulho, afirmou.

Já o diretor fundador da Funorte, professor Ruy Muniz, comemorou a chegada dos novos médicos ressaltando as dificuldades enfrentadas pela instituição para implantação do curso de medicina. Mas lembrou com carinho e gratidão as muitas mãos amigas que se estenderam em apoio ao sonho de mais uma faculdade de medicina para o Norte de Minas.



- Para nós, assim como para vocês, essa é uma noite de vitória. Foram muitos obstáculos ao longo do caminho, mas o mais importante, foram as pessoas que apareceram para nos ajudar a remover os obstáculos. A essas pessoas seremos eternamente gratos, pois foram elas que nos ajudaram a construir essa vitória e mais, elas são co-responsáveis por hoje, o Norte de Minas ganhar 50 novos médicos, enfatizou.



Muniz falou também sobre as perspectivas que se abrem para os recém formados com as novas residências médicas que a Funorte abrirá até o início de 2011.



-A cada semestre a Funorte vai formar 50 novos médicos e são esses novos profissionais que vão permitir que a população norte miniera tenha acesso a um sistema de saúde de qualidade. Por isso decidimos criar cerca de 20 novas residências médicas aqui em Montes Claros. Assim, evitamos que a necessidade permanente por novos conhecimentos, os levem para longe da região, salientou.

A professora e médica, Thaísa Crespo, homenageada como a nome da turma, também falou sobre a importância, para a profissão, do aprendizado constante. Ela lembrou que o sonho da medicina não termina com o recebimento do diploma, mas que vai mais além, que o sonho terminará quando o sistema de saúde no Brasil for exemplo para o mundo e que para isso, os profissionais que acabam de se juntar as eles são imprediscindíveis.



-Foi um imenso prazer compartilhar esse tempo com vocês e colaborar com formação desses novos colegas. Foi emocionante fazer parte desta trajetória, dessa longa viagem de transformação mútua! Tenho a certeza de que teremos muito orgulho em chamá-los de colegas. Então, colegas não meçam esforços para colocar em prática tudo que aprendemos juntos durante o curso e tenham certeza: nós confiamos em vocês, finalizou ela.



O diretor do Campus Amazonas, o também médico Eduardo Avelino, ex-secretário de saúde de Montes Claros louvou a audácia dos diretores-presidentes da Funorte, Ruy e Raquel em criar o curso de medicina e mais, ressaltou as qualidades do ensino a quem têm acesso aqueles que entraram na instituição movidos pelo sonho de ser médico.



-A persistência do casal Ruy e Raquel Muniz é que permitiu que hoje celebrássemos esses novos médicos. A persistência e ousadia não terminaram com a autorização do Ministério da Educação para a abertura do curso, eles foram além e fizeram da medicina da Funorte um dos melhores cursos. O curso alia desde o primeiro período, a teoria com a prática. Nossos médicos passam por estágios em todos os hospitais da cidade e ainda, têm a disposição a Clínica de Saúde do campus Amazonas e ainda o CEMED. Por isso, tenho certeza que hoje juntam-se a nós 50 novos colegas plenamente qualificados para o exercício profissional, garantiu ele.



Durante a cerimônia, em que estiveram presentes diversas autoridades como o presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Valcir da Ademoc; o secretário de saúde de Montes Claros, Geraldo Edson, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João Canela, o delegado do Conselho Regional de Medicina, Itagiba de Castro , o conselheiro municipal da saúde, Roberto Coelho várias foram as homenagens para aqueles que contribuíram para a construção do curso de medicina da Funorte.



Por sua ousadia, iniciativa e persistência o diretor fundador da Funorte, professor Ruy Muniz recebeu a comenda Konstantin Cristoff das mãos do conselheiro Roberto Coelho e também, das mãos das netas do artista plástica Konstanti, uma gravura de autoria do avô. A melhor aluna da turma, com a média de 92,9 pontos, Michelle Geralda Ferreira recebeu o prêmio Mérito Educacional do Instituto Ivan Guedes, um quadro do artista plástico Márcio Leite e ainda, da cirúrgica João, um estetoscópio LITTMANN BRAND . Outra homenageada, pela incansável busca de parcerias que garanta a prática dos futuros médicos, foi a diretora de estágios da Funorte, Luciana Santana. Já os professores de medicina Maria Ângela Pinheiro, Magna Coelho e Antônio Castro foram homenageados pelo trabalho desenvolvido desde a implantação do curso. Maria Luiza Ramos, mãe do acadêmico Paulo Ramos, recebeu homenagem especial, representando todos os pais presentes.



O Centro Acadêmico de Medicina da Funorte Guimarães Rosa também homenageou os diretores Ruy e Raquel Muniz e Luciana Santana. Os primeiros por transformarem a história da educação no Norte de Minas e a diretora de estágios pela dedicação e empenho em fazer do curso de medicina, curso de excelência.



Ao final da solenidade a festa foi da família. Pais, mães, irmãos, avós ,avôs, celebraram, junto aos recém formados, o final de mais uma etapa e o início de um novo ciclo. Chuva de papel picado, balões e apitaço mostraram o grau de felicidade daqueles que partilharam um sonho e o viram transformado em realidade.
"

DIA DO HOSPITAL: Aroldo Tourinho reinaugura maternidade e pretende centro de Reabilitação Neuromotora e Plasticidade Neuronal

Hospital Aroldo Tourinho reinaugura maternidade: "
No próximo sábado, 2 de julho, o Ministro de Estado da Saúde, Doutor Alexandre Padilha, chega à Montes Claros para participar da reinauguração da Maternidade do Hospital Aroldo Tourinho(HAT).



Na ocasião será apresentada ao Ministro proposta de construção de novas instalações para a Maternidade dentro do Programa de Assistência Materno-Infantil, Rede Cegonha. Além disso, a Provedoria do HAT apresentará a recomendação para a instalação do Centro de Reabilitação Motora e Plasticidade Neuronal.



O Ministro Padilha será homenageado durante a visita e receberá o Troféu Amigo do Peito das mãos de mães doadoras do Banco de Leite do HAT. O troféu é oferecido àqueles que contribuem para o desenvolvimento do Hospital.



50 partos em um mês



Desde a reabertura da Maternidade, no dia 16 de maio, foram realizados mais de 50 partos, através do Sistema Único de Saúde - SUS, convênios e particulares. O trabalho é realizado por equipe de médicos obstetras, anestesistas e pediatras que estão disponíveis 24 horas. A Maternidade do HAT conta ainda com o suporte do Banco de Leite Humano do Hospital, o único na região.
"

DIA DO HOSPITAL:O Descaso da Saúde Pública

calendário da saúde :DIA DO HOSPITAL 2 de Julho

Hospital é um estabelecimento, cujo objetivo principal é a prestação de cuidados de saúde 24 horas por dia.


Os hospitais começaram a aparecer para salvar vidas em perigo e hoje fazem parte da vida de muitos de nós.


O dia do hospital é comemorado em 02 de julho, data na qual foi fundada a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos, um dos maiores hospitais do Brasil, no ano de 1945, pelo governo do presidente Getúlio Vargas.
O hospital público é um local que oferece serviços médicos gratuitos e obrigatórios, pois está determinado pela constituição do nosso país que a saúde é direito de todos e dever do Estado.


O primeiro hospital do Brasil foi fundado por Braz Cubas, no dia primeiro de janeiro de 1545. Como este dia é conhecido por ser o dia de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos. A cidade de Santos, em São Paulo, recebeu esse nome por causa do hospital.

Registros históricos mostram que o primeiro hospital do mundo foi construído na Índia, entre os anos 273 e 232 a.C. Mas somente entre os séculos XVIII e XIX que passaram a ser de responsabilidade do governo.

Devendo sia origem ainda ao Budismo , aos gregos (Hipocrátes),militares e muitos outros povos/sociedades.
O Hospital das Clínicas, da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, é a maior unidade hospitalar do Brasil, tendo sido fundado em 19 de abril de 1944. Mas a unidade mais bem equipada do país é da rede privada, o Hospital Israelita Albert Einstein, também em São Paulo, tendo sido preparado para receber pacientes vítimas de acidentes nucleares ou de guerras químicas em pronto-socorro.


A Federação Brasileira de Hospitais, fundada em 1965, é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, única a ter como finalidade primordial a representação da rede hospitalar brasileira, composta por 6.895 hospitais, sendo 4.561 hospitais privados (lucrativos e filantrópicos) e 2.334 hospitais públicos. A FBH é reco-nhecida pela justiça como substituta processual de todos os hospitais do Brasil, em decisão transitada em julgado. Tem como missão congregar os hospitais, estabelecendo diretrizes práticas e políticas que impliquem fortalecimento empresarial e otimização de resultados da rede hospitalar nacional. Os hospitais são patrimônio da nação e do povo brasileiro e nossa missão é preservar este bem.


O fato é que desde profissionais da saúde ,que lidam diriamente com rotinas estressantes em paradoxo com emoções inegualaveia neste ambiente , até aqueles pacientes que tem que ir periodicamente fazer sua busca rotineira pela qualidade de vida ou melhora do seu estado de espirito, devem a este lugar boa parte de suas experiência e devem lutar pela sua manutenção e melhora da qualidade destes seja através da humanização ou melhores condições de trabalho.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker