Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

1 de set. de 2011

VI Congresso Mineiro de Neurocirurgia : em novembro

VI Congresso Mineiro de Neurocirurgia : em novembro

Minas mostra evolução da especialidade com os mais diversos encontro e discussões , com desenvolvimento de equipes de grande qualidade na área da neurologia clinica e neurocirurgia .






A poderosa revelação pelo derrame de Jill Bolte Taylor | Video on TED.com

Saúde e Brasileirão 2011 : Caso Ricardo Gomes vira exemplo e Jogadores veste a camisa AVC 6 em 1

Ricardo Gomes – Tricolor adere à campanha de prevenção ao AVC


A Nação Tricolor, sob forte comoção pelo estado de saúde do ex-zagueiro e ídolo Ricardo Gomes, resolveu abraçar a causa da prevenção e do tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mais do que reforçar a corrente pela recuperação de Ricardo Gomes, o Fluminense pretende contribuir com a frente de conscientização sobre a enfermidade, liderada pela ONG Rede Brasil AVC. O clube, daqui para frente, estará engajado na divulgação das principais formas de diagnóstico, das novidades sobre tratamentos, além das medidas para se evitar a doença.

No jogo de hoje à noite, contra o São Paulo, no Morumbi, o time entrará em campo com uma camisa alusiva à Campanha do Dia Mundial do AVC 2011.

No próximo sábado (03/09), na partida contra o Atlético-GO, em Volta Redonda (RJ), a equipe tricolor entrará em campo levando uma faixa com referência ao técnico Ricardo Gomes e também à causa da prevenção do AVC.

Além de ações específicas, o Fluminense estará envolvido em mobilizações populares sobre a doença, como a Campanha Nacional de Combate ao AVC, programada para 23 a 29 de outubro.

O Fluminense ergue mais esta bandeira em um momento de profunda meditação e pensamentos positivos pela pronta recuperação de um dos grandes símbolos da fidalguia, da dedicação e do caráter que permeiam nossa instituição.Fluminense / Futebol | Ricardo Gomes – Tricolor adere à campanha de prevenção ao AVC:

'via Blog this'

Vergonha :Ministério da Saúde controla mal seus gastos, diz TCU

Ministério da Saúde controla mal seus gastos, diz TCU:
Mais uma vez comprovada a ineficácia do governo em gerir o dinheiro da saúde e ainda dizem em estatizar todos hospitais ?!


Auditoria identificou gastos de 14,4 milhões de reais para tratamento de mortos

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge afirmou que o sistema de controle de gastos do Ministério da Saúde é um dos mais frágeis da Esplanada. Ele é relator de uma auditoria que identificou o pagamento de 14,4 milhões de reais para tratamento de pacientes mortos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
"É muito fácil encontrar irregularidades no sistema de pagamento da pasta. Basta procurar", afirmou José Jorge. Como exemplo, citou outra investigação do TCU, divulgada em 2010, que constatou a venda de remédios no programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal, para pelo menos 17.000 mortos. "Está na hora de oferecer um sistema mais seguro." 
 
A fiscalização do TCU identificou 9.000 pagamentos de internações e procedimentos de alta complexidade de pessoas que estavam mortas. Havia a cobrança de outros 860 procedimentos referentes a pacientes que morreram durante a internação. Os pagamentos foram feitos entre junho de 2007 e abril de 2010.
 
Diante das irregularidades, o TCU recomendou que a pasta desenvolva um sistema de informática com ferramentas que impeçam a cobrança de procedimentos em pessoas que morreram. A diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistema da pasta, Maria do Carmo, em entrevista concedida na segunda-feira ao jornal Estado de S.Paulo, afirmou que as recomendações já são adotadas pelo ministério. 
 
De acordo com Maria do Carmo, o sistema é aprimorado constantemente - o que dificultaria, mas não reduziria a zero, o risco de fraude. Para Jorge, no entanto, a explicação não convence. "Não se trata de um hacker, uma pessoa com grande habilidade em informática que conseguiu fazer isso. Há casos em todo o país, o que reforça a ideia de que há falhas de segurança no sistema.” O ministério não se manifestou sobre as declarações do ministro do TCU.
 

Cientistas usam células-tronco para tratar paciente após derrame

Cientistas usam células-tronco 

para tratar paciente após derrame

Cientistas animados com a nova perspectiva , que seria mais uma na reabilitação neuromotora , que hoje em dia traz grandes custos e revela uma cicatriz social através da incapacidade.
Do R7
Avc, derrame, 300 331Wikimedia Commons

Na fase 2 dos testes, que foi aprovada pela FDA (agência do governo americano para fiscalizar alimentos e medicamentos), eles estão testando a segurança e eficácia da terapia, que começou 19 dias após a ocorrência do derrame.Pesquisadores da Universidade de Saúde do Texas, em Houston (EUA), estão testando uma terapia com células-tronco em uma paciente que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame).
A terapia regenerativa, chamada ALD-401, funciona da seguinte maneira: foram coletadas células-tronco da medula óssea da paciente e identificadas aquelas que possuem alto nível de uma enzima que serve como marcador de células-tronco. Essas células, então, foram colocadas no organismo pela artéria carótida da paciente.
Estudos anteriores da mesma pesquisa demonstraram, em ratos, que essas células aceleram a recuperação do paciente após o derrame. De acordo com Sean Savitz, professor de neurologia da universidade e um dos autores do estudo, outros estudos clínicos anteriores indicaram que as células-tronco podem “consertar” o cérebro após um derrame. O AVC é causado por um coágulo sanguíneo no cérebro.
Após sofrer o derrame, a paciente, uma revendedora de cosméticos de 67 anos, foi enviada para a pesquisa de Savitz. Ela só decidiu participar do estudo após pesquisar na internet reportagens sobre testes com células-tronco.
- Fiquei muito animada com o que eu vi sobre as pesquisas com células-tronco. Eu decidi participar por minha causa e, também, pelas outras pessoas.
Savitz aguarda os primeiros resultados do teste, mas já demonstra animação.
- Essa é uma nova abordagem do uso de células-tronco para tratar derrame. Uma dúvida que ainda temos é se podemos estender a janela de administração das células-tronco (iniciar o tratamento em um tempo maior que 19 dias). Com uma janela maior, mais pessoas poderão ser ajudadas com essa terapia.













adaptado de :
http://noticias.r7.com/saude/noticias/cientistas-usam-celulas-tronco-para-tratar-paciente-apos-derrame-20110716.html

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker