Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

11 de out. de 2011

Seja um VOLUNTÁRIO na Semana do AVC 2011


Seja um VOLUNTÁRIO na Semana do AVC 2011

 


SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO AVC


A Neuroliga Norte-Mineira convida a todos vocês para participar da Semana Nacional de Combate ao AVC. Teremos Oficinas nos PSFs, palestras, ação social e muito mais!


Você é estudante da área da saúde?


Confira nossas datas:



 CAPACITAÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS:
o   Local: Auditório do prédio 1, localizado no 3º andar, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, UNIMONTES
o   Data: 20/10/2011
o   Horário: 20 horas

DATA: dia 24 ao dia 29 de outubro deste ano. 


Será fornecido certificado de 10h para os participantes.


>>> Oficinas nos PSFs de 24 a 28 de outubro de 2011.

>>>Seminário do AVC, no dia 27 de outubro de 2011 (quinta-feira)

>>> Dia Mundial do AVC - No Montes Claros Shopping e Praça Dr. Carlos Versiani no dia 29 de outubro de 2011

AOS INTERESSADOS, CLICAR AQUI  PARA PREENCHER O CADASTRO. 
EM CASO DE DÚVIDAS, ENVIAR E-MAIL PARA semanadoavc2011@gmail.com .


att. 

Neuroliga Norte-Mineira

Convite (gratuito) :Simpósio Brasileiro de Unidades Vasculares

Simpósio Brasileiro de Unidades Vasculares:


II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE UNIDADES VASCULARES 2011

Data: 04 e 05 de Novembro 2011Local: Hospital de Clínicas de Porto AlegreInscrições gratuitas pelo e-mail: simposiouv@terra.com.brVagas limitadas (350)


O primeiro Simpósio Brasileiro de Unidades Vasculares ocorreu em 15 de abril de 2009 em Brasília e foi um grande sucesso. Este segundo evento tem o mesmo objetivo, de reunir gestores de saúde, diretores de hospitais, profissionais do SAMU, neurologistas e cardiologistas para discutir a organização dos hospitais e das redes assistenciais de Acidente Vascular Cerebral e Infarto Agudo do Miocárdio, apresentando modelos de sucesso no país, além de discutir aspectos técnicos e de intersecção entre as duas especialidades. Com este evento, esperamos mais uma vez contribuir com o aprimoramento da assistência ao AVC e IAM no Brasil.


'via Blog this'

Transplantes e Eficiência : Cinco transplantes de rim na Santa Casa de Montes Claros

Aumenta número de transplantes - Nos últimos nove dias foram realizados cinco transplantes de rim na Santa Casa de Montes Claros:
No Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro, a Santa Casa de Montes Claros se destaca no cenário nacional de transplantes de órgãos. Até o mês de setembro desse ano, foram feitos 37 transplantes de rim, número que aumenta consideravelmente. Nos últimos nove dias foram realizados cinco transplantes de rim, todos provenientes de doadores cadáveres.

A Santa Casa de Montes Claros é o único hospital da região credenciado pelo Ministério da Saúde para realização de transplantes de rins, córneas, e, realiza, desde fevereiro, é o primeiro hospital do interior de Minas a fazer transplantes de fígado, com a marca de nove procedimentos. Em Minas Gerais, a instituição é a segunda em número de transplantes de rim.

O coordenador do serviço de transplantes da Santa Casa, Geraldo Sérgio Meira, atribui esse aumento à maior conscientização da população, que tem respondido de forma positiva aos apelos das campanhas, doando os órgãos dos familiares que se encontram em morte cerebral.

- As campanhas de divulgação têm papel fundamental no esclarecimento da população, que passa a entender todo o processo, contribuindo efetivamente para o aumento no número de doações de órgãos - afirma.

No Hospital, funciona desde o ano de 2006, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que organiza e regula todo o processo de doação de órgãos, desde a identificação de potenciais doadores, abordagem e acompanhamento psicológico da família até a articulação e o encaminhamento de informações para a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), viabilizando, assim, a ampliação quantitativa e qualitativa na captação de órgãos. O trabalho da CNCDO é de responsabilidade do estado, mas a sede de atuação na região está localizada dentro da Santa Casa.

De acordo com o médico, a novidade é o investimento da Santa Casa em uma enfermaria própria para pacientes transplantados, com 16 leitos e equipe multiprofissional formada por médicos nefrologistas, urologistas, cirurgiões vasculares, cirurgiões transplantadores de fígado, além de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, fator que vai ampliar ainda mais a capacidade de realização de procedimentos na região.

Recentemente, a Santa Casa passou a ser referência para pacientes renais crônicos que se encontram em diálise, à espera de um transplante de rim, na cidade de Guanambi, sul da Bahia. A partir de outubro, esses pacientes farão parte da lista de espera em Montes Claros, situação que vai favorecer o aumento no número de transplantes na cidade.

O coordenador ressalta que, no Brasil, a doação de órgãos só é realizada com a autorização de familiares de pacientes com morte encefálica.

- Trata-se de um protocolo rigoroso a ser cumprido pela equipe médica. A partir do diagnóstico de morte encefálica, o paciente realmente faleceu e o atestado de óbito é assinado imediatamente. Em questão de poucas horas, os demais órgãos param de funcionar e, caso a família autorize, a retirada dos órgãos deve ser feita naquele momento. Doar órgãos é salvar vidas - diz.

Cura pra Alzheimar : Já Existe ? Archieve Neurology

Mecanismo de Remoção de amilóide em pacientes com Doença de Alzheimer tratados com Gantenerumab


Nesse artigo se discute como as pesquisa com um medicamento potencializaria o mecanismo de remoção das proteínas causadoras da Doença de Alzheimer e possivelmente seria uma cura (potencial)





RESUMO


Fundo  Gantenerumab é um anticorpo monoclonal plenamente humano  anti-Aâ em desenvolvimento clínico para o tratamento da doença de Alzheimer (AD).



Objetivos  Para investigar se o tratamento com gantenerumab leva a uma redução mensurável no nível de amilóide Aâ no cérebro e para elucidar o mecanismo de redução de amilóide.

Projeto  Um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, ascendente de dose por emissão de pósitrons estudo tomográfico. Além disso, estudos in vivo, ex de fatias de cérebro humano a partir de uma amostra independente de pacientes que tiveram AD foram realizados.
Configuração de  três centros médicos universitários.
Pacientes  Os pacientes com leve a moderada AD.

Intervenção  duas coortes consecutivas de pacientes receberam 2-7 infusões intravenosas de gantenerumab (60 ou 200 mg) ou placebo a cada 4 semanas. Fatias de cérebro de pacientes que tiveram AD foram coincubated com gantenerumab em concentrações crescentes e com células da microglia.

Principais desfechos  Variação percentual na proporção de 11 regionais de carbono marcado com retenção de Pittsburgh Compound B na avaliação in vivo e semi-quantitativa de gantenerumab induzida pelo ex vivo fagocitose.

Resultados  Dezesseis pacientes com fim-de-tratamento de emissões de pósitrons scans tomográficos foram incluídos na análise. A alteração média por cento (95% CI) a partir da diferença de base em relação ao placebo (n = 4), em nível cortical do cérebro amilóide foi -15,6% (95% CI, -42,7 para 11,6) para o grupo de 60 mg (n = 6) e -35,7% (95% CI, -63,5 para -7,9) para o grupo de 200 mg (n = 6). Dois pacientes no grupo de 200 mg mostrou áreas focais transitórios e de inflamação ou edema vasogênico em ressonâncias magnéticas em locais com maior nível de redução de amilóide. Gantenerumab fagocitose induzida de amilóide humana em um vivo ex dose-dependente.

Conclusão  do tratamento Gantenerumab resultou em uma redução dose-dependente em nível de amilóide cerebral, possivelmente através de um mecanismo efetor mediada por células de ação.

resumo retirado do site da ARCHIVE OF NEUROLOGY disponivel abaixo:

Radiologia: Bontrager 5º e 6º Edição

Bontrager 5º e 6º Edição:
Salvar como rascunho
- 5ª Edição: Tratado de Técnica Radiológica e Base Anatômica.
- 6ª Edição: Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada.

e Edição (juntos):
Tamanho: 289 Mb.
MegaUpload:



Só a Edição:
Tamanho: 238 Mb.
MegaUpload:

Fileserver:


Yudu
:

EasyShare:
* Font : PLAYMAGEM

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker