Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

1 de ago. de 2011

Ciência e Saúde - Mediunidade ou esquizofrenia?


Mediunidade ou esquizofrenia? Em tempos de transtornos mentais na moda um estudo do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora investiga diferenças entre a experiência espiritual e o transtorno mental


Belo Horizonte — Ter visões, escutar vozes e sentir a presença de seres não visíveis são consideradas manifestações de mediunidade (capacidade humana que permite a comunicação entre humanos e espíritos), mas também podem ser interpretadas como sintomas de esquizofrenia (doença mental caracterizada por alucinações). Diferenciar uma coisa da outra é o objetivo de um estudo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Infelizmente, muitas vezes pessoas portadoras de transtornos mentais abandonam seus tratamentos médicos pensando ter apenas experiências espirituais, o que é um erro que deve ser evitado, pois podem haver graves consequências para os pacientes”, observa o orientador da pesquisa e diretor do Nupes, Alexander Moreira-Almeida. Denominada Um estudo prospectivo para o diagnóstico diferencial entre experiências mediúnicas e transtornos mentais, a investigação teve início em abril do ano passado e está na fase de coleta de dados, com conclusão prevista para o fim de 2011.

O trabalho faz parte da tese de doutorado em saúde brasileira do também professor da UFJF Adair Menezes Júnior. “A pesquisa investiga a mediunidade em um contexto espírita, não pretendendo fazer comparações com vivências semelhantes que ocorrem em outros grupos religiosos”, delimita.

A metodologia prevê a avaliação de 100 pessoas que, ao buscar ajuda em centros espíritas, são identificadas como médiuns pelos atendentes. Os indivíduos são submetidos a entrevistas que avaliam diversos aspectos psicológicos e psiquiátricos. Depois de um ano, as mesmas pessoas são entrevistadas novamente para avaliar como foi a evolução de suas vivências e das variáveis psicológicas e psiquiátricas investigadas.

“A mediunidade está presente ao longo da história em praticamente todas as civilizações, com registros de fazer parte da base de grande parte das religiões. Sendo assim, é uma experiência humana que precisa ser melhor investigada”, justifica Alexander Almeida.

Critérios
Com base em pesquisas anteriores com médiuns e em uma ampla revisão da literatura, os pesquisadores identificaram nove critérios que podem ser úteis na diferenciação entre uma experiência espiritual saudável e um transtorno mental.

São eles: ausência de sofrimento psicológico, ausência de prejuízos sociais e ocupacionais, duração curta da experiência, atitude crítica (ter dúvidas sobre a realidade objetiva da vivência), compatibilidade com o grupo cultural ou religioso do paciente, ausência de comorbidades (coexistência de doenças ou transtornos), controle sobre a experiência, crescimento pessoal ao longo do tempo e uma atitude de ajuda aos outros.

A pesquisa do Nupes é uma continuidade de outro trabalho do professor Alexander. Em 2001, ele verificou a saúde mental de 115 médiuns espíritas de nove centros espíritas selecionados aleatoriamente na cidade de São Paulo.

Eles foram entrevistados com base em questionários psiquiátricos padronizados, desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde. O estudo concluiu que os médiuns apresentaram baixa prevalência de problemas psiquiátricos e bom ajustamento social, com alta escolaridade e baixo desemprego.

Além disso, o trabalho evidenciou que a maioria dos médiuns teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância e estas, na fase adulta, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias que não necessariamente implicam diagnóstico de esquizofrenia. Outra conclusão importante da pesquisa é que a mediunidade se constitui numa vivência diferente do transtorno de personalidade múltipla.

Psicografia
Em 2008, em parceria com o Centro de Espiritualidade e da Mente, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade da UFJF captaram imagens do cérebro de médiuns em dois momentos distintos: durante o ato de psicografar (capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos) e ao escrever um texto de própria autoria, fora do estado mediúnico.

“O objetivo desse estudo é determinar se a psicografia está associada a alterações específicas na atividade cerebral e buscar compreender melhor a experiência mediúnica, identificando o padrão de ativação das diversas áreas cerebrais durante a psicografia”, explica Alexander. Foram avaliados 10 médiuns sem transtornos mentais e com experiência em psicografia. Eles foram submetidos a uma tomografia. Os resultados da pesquisa serão publicados nos próximos meses.

adaptado de : http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/06/21/interna_ciencia_saude,198624/index.shtml

Funorte oferece exames laboratoriais mais acessíveis - Atendimento humanizado é diferencial do laboratório que realiza cerca de 100 exames por dia

Funorte oferece exames laboratoriais mais acessíveis - Atendimento humanizado é diferencial do laboratório que realiza cerca de 100 exames por dia: "
ANA KARIENINA
Repórter

Um oásis em meio ao caos vivenciado na saúde. Essa é a sensação de quem busca atendimento no laboratório clínico do Campus Escola da Funorte. Os serviços de qualidade custam cerca de 60% mais barato do que os praticados por outras empresas, em função da filantropia da instituição.

Divulgação



Equipamentos modernos e profissionais capacitados são garantia de procedimentos seguros e de qualidade

Com aparelhos modernos o laboratório faz atendimentos particulares, pelo convênio Funorte/Soebras e também pelo SUS, pois é credenciado pelo órgão. Para ter acesso ao serviço basta ter em mãos a solicitação de um médico ou de outros profissionais da saúde.

Diariamente são realizados uma média de 80 a 100 exames de análises clínicas como exames de sangue, fezes, urina, raspados de lesões, análises de líquidos corporais, dentre outros. Só no primeiro semestre de 2011 já foram realizados mais de 9 mil exames clínicos e os prazos de entrega variam de acordo com a complexidade de cada, variando de 48 horas a uma semana a obtenção dos resultados

Com uma equipe capacitada e experiente o laboratório tem atendido cerca de 20 pessoas diariamente, mas possui capacidade para atender até 50 pessoas por dia.

O atendimento de qualidade e humanizado, a infra-estrutura e os modernos aparelhos aliados a um rigoroso controle de qualidade garantiu à instituição o conceito de excelência do programa nacional de controle e qualidade (PNCO).

Para o responsável do técnico do laboratório, o biomédico Jhonatan Rodrigues, o conceito de excelência recebido prova a competência da equipe e principalmente, a segurança dos resultados, já que os procedimentos são realizados em modernos equipamentos e com materiais de qualidade comprovada.

- A segurança na realização dos procedimentos e por conseqüência dos resultados é grande foco do nosso trabalho. Por isso, temos um rigoroso programa interno de controles e registros e também participamos do Programa Nacional e Controle e Qualidade (PNCQ), do qual recebemos recentemente uma placa de excelência em analises laboratoriais. Aqui no laboratório da Funorte e a população, além de ser bem atendida, pode confiar nos resultados, afirma.

Para os usuários dos serviços do laboratório o atendimento humanizado, a segurança e presteza dos resultados são os atrativos, além do fator qualidade.

- Aqui nós somos bem atendidos, as pessoas são atenciosas, nos recebem bem e não ficamos horas esperando para fazer os exames. O resultado também sai rapidinho e é seguro - afirma José Oscar Neto, cliente do laboratório.

O laboratório, no Campus Amazonas, fica situado à avenida Lincoln Alves dos Santos, s/nº, no bairro Amazonas e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17 h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2101 9681.


"

CNPq: Ciências sem fronteiras



Programa Ciência sem Fronteiras terá regras divulgadas na próxima segunda-feira

Na manhã de hoje (28/7), o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, participou do programa Bom Dia Ministro, da Rádio Nacional. Na entrevista Mercadante anunciou o lançamento da página do Programa Ciência sem Fronteiras, que acontece na próxima segunda-feira (1º/8).
O Programa, lançado nesta semana (26/7), vai investir R$ 3,1 bilhões na oferta de bolsas de estudo para brasileiros nas principais universidades do mundo. Na página será possível encontrar as regras, além de detalhes sobre a seleção, bolsa, editais e datas. “A ciência é internacionalizada. Quanto mais o Brasil participa do desenvolvimento da pesquisa maior o desenvolvimento da ciência, econômico e social”.
O governo vai custear 75 mil bolsas, com recursos federais, e por meio de parcerias com a iniciativa privada espera ofertar outras 25 mil bolsas. O ministro afirmou ainda que o país estuda negociar a simplificação do processo de vistos de trabalho, com os Estados Unidos, para facilitar a entrada dos cientistas e estudantes brasileiros naquele país. Além de acelerar a concessão de visto de trabalho para cientistas estrangeiros de alto nível que virão para o Brasil.
Aloizio Mercadante reafirmou que o principal critério de seleção para os alunos de graduação é a nota de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), onde o aluno deverá alcançar no mínimo 600 pontos. “São os melhores estudantes do Brasil, nas melhores universidades do mundo. O esforço que nós vamos fazer agora é no curso de línguas, não só o inglês, mas o espanhol, o alemão e o mandarim”.
O ministro destacou ainda que o programa vai motivar os jovens a estudar cada vez mais, além de atrair jovens talentos para alavancar o Brasil. “O Ciência sem Fronteiras vai impulsionar a Inovação porque estamos focando nas engenharias, nas áreas tecnológicas e nas ciências básicas, são profissionais que vão vir com mais habilidade, mais motivação para alcançarmos a Inovação”.
___
Assessoria de Comunicação Social do CNPqcomunicacao@cnpq.br
(61) 3211-9414

calendário da saúde :Semana Mundial da Amamentação (1-7 de agosto)

Semana Mundial da Amamentação (1-7 de agosto)

Estudo recente da FIOCRUZ,nas UBS do Rio de Janeiro, revelou que a taxa de aleitamento exclusivo dos bebês é de apenas 58,1%. Verificou também que as mulheres socilamente vulneráveis (solteiras, não-brancas e de baixa escolaridade) aleitam menos.
Lembro que de 1-7 de agosto acontece a Semana Mundial de Amamentação (ver site da campanha: http://worldbreastfeedingweek.org/)
Esta é uma oportunidade para discutir a qualidade do pré-natal (educação em saúde) e como as gestantes são (ou não são) preparadas para amamentar exclusivamente.
Oportunidade também para discutir como incentivar o parto e instituir a amamentação na primeira hora. Vale também instituir o alojamento conjunto como estratégia para promoção da amamentação, entre outras.
Não se esqueça de que o 4o objetivo do milênio é reduzir a mortalidade na infância. Uma das inciativas para se alcançar esta meta é a "capacitação" da gestante e da mãe para a amamentação exclusiva.
Qual iniciativa a sua instituição de saúde e/ou ensino (ou da sociedade civil organizada) poderá promover para aumentar a taxa de aleitamento exclusivo?

#ficaadica: http://www.opas.org.br/sistema/fotos/amamentar.pdf




CÂNCER INFANTO-JUVENIL : imagens elucidativas

INFOGRÁFICO: CÂNCER INFANTO-JUVENIL: " uma mudança nos padrões epidemiológicos do câncer é vista em todo mundo , daí a importância de um diagnóstico precoce , principalmente nas crianças que podem na maioria das vezes ter um bom prognóstico e uma qualidade de vida normal se bem tratadas .

Pediatras atenção para o câncer infantil !!
- Posted using BlogPress from my iPad
"

MENINGITE BACTERIANA : imagens elucidativas

INFOGRÁFICOS SOBRE MENINGITE BACTERIANA: a infecção que é uma das mais comuns , principalmente na neurologia , assusta muita gente e é por muitos desconhecida. O infográfico demonstra o local onde ocorre , os agentes causadores e os principais sinais / sintomas da Meningite causada por bacterias.
"
adaptado de : http://professorrobsoncosta.blogspot.com/2011/06/infograficos-sobre-meningite-bacteriana.html

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker