Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

22 de jul. de 2012

Reunião Cientifica Neurocirurgia UNIFESP 23 julho: Instabilidade Craniocervical e Ganglioglioma

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA : Realização da Escola Paulista de Medicina


1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA


Durante quatro dias, estudantes de Medicina de todo o mundo se reúnem em São Paulo para troca de experiências. Sair do lugar comum, proporcionando novas experiências por meio do convívio entre estudantes de diversos países, com culturas, hábitos e métodos de ensino diferentes, além de inserir o Brasil no seleto grupo de países na fronteira da pesquisa médica. Essas são as principais propostas do Braincoms, primeiro congresso internacional de estudantes de Medicina, promovido pelos alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM) / Unifesp.
O Congresso, que acontece entre 25 e 28 de julho de 2012, tem como tema “Coração e mente em ação. Pesquisa e trabalho voluntário”. Durante quatro dias, 300 estudantes de medicina de todas as partes do mundo estarão reunidos com grandes nomes da medicina nacional e internacional na EPM, para uma ampla discussão sobre o aprendizado científico e troca de experiências entre diferentes culturas.
Na opinião de José Osmar Medina Pestana, tutor voluntário do grupo de alunos que organizou o evento, a convivência com novos hábitos e culturas ajuda os alunos a saírem de sua zona de conforto, estimulando a sua criatividade. “Trata-se de uma experiência ímpar, que certamente enriquecerá todos os participantes.”
Entre os participantes confirmados, merece destaque a participação de três palestrantes internacionais. São eles o Miguel Burnier, professor e chefe do Departamento de Oftalmologia da McGill University Health Centre – Montreal/Canadá; Robert Henning, professor de Farmacologia da University Medical Center Groningem / Holanda; e David van Bodegom, professor PhD do Departamento de Geriatria e Gerontologia da Universidade de Lyden, na Holanda.



Sair do lugar comum, proporcionando novas experiências por meio do convívio entre estudantes de diversos países, com culturas, hábitos e métodos de ensino diferentes, além de inserir o Brasil no seleto grupo de países na fronteira da pesquisa médica. Essas são as principais propostas do Braincoms, primeiro congresso internacional de estudantes de medicina, promovido pelos alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM) / Unifesp.

Na opinião do Dr. José Osmar Medicina Pestana, tutor voluntário do grupo de alunos que organizou o evento, a convivência com novos hábitos e culturas ajuda os alunos a saírem de sua zona de conforto, estimulando a sua criatividade. “Trata-se de uma experiência ímpar, que certamente enriquecerá todos os participantes.”

Entre os participantes confirmados, merece destaque a participação de três palestrantes internacionais. São eles o Dr. Miguel Burnier, professor e chefe do Departamento de Oftalmologia da McGill University Health Centre – Montreal/Canadá; Dr. Robert Henning, professor de Farmacologia da University Medical Center Groningem / Holanda; e Dr. David van Bodegom, professor PhD do Departamento de Geriatria e Gerontologia da Universidade de Lyden, na Holanda.

Serviço:
Quando: 25 a 28 de julho de 2012
Local: Teatro Marcus Lindenberg
Endereço: R. Botucatu, 862 - V Clementino
São Paulo - SP


Maiores informações podem ser obtidas no site www.braincoms.com
Fonte: AMB, 18/07/2012

Obesidade: FDA aprova Combinação do Topiramato para perda de peso

Obesidade: FDA aprova Qsymia para perda de peso - Pharma News > news.med.br:

Obesidade: FDA aprova Qsymia para perda de peso

Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Qsymia(fentermina e topiramato de liberação prolongada), segundo medicamento para perda de peso que recebeu aprovação da agência em menos de um mês de intervalo, ampliando o leque de opções terapêuticas para um terço dos adultos americanos que são obesos.
O medicamento Qsymia ofereceu a maior perda de peso em ensaios clínicos com medicamentos usados para emagrecer, quando comparado aos três remédios que foram considerados pelo FDA nos últimos anos. Em fase final de ensaios clínicos, os pacientes em uso de uma dose intermediária de Qsymia perderam em média 8,4% do seu peso corporal, após um ano de tratamento. Pacientes em uso de Belviq, medicamento aprovado no mês passado, perderam em média 5,8% do seu peso depois de um ano de uso da droga. No entanto, o novo medicamento também aumenta o risco de defeitos congênitos, quando utilizado por mulheres grávidas e pode causartaquicardia e problemas cognitivos.
Qsymia, anteriormente conhecido como Qnexa, foi desenvolvido pela Vivus Inc. deMountain View, na Califórnia. Ele é a segunda droga aprovada para a obesidade em menos de um mês, após a aprovação do Belviq, da Arena Pharmaceuticals. Antes disso, nenhuma nova prescrição de medicamentos para emagrecer havia sido aprovada em 13 anos, após o Xenical da Roche.
Ambas as medicações, Qsymia e Belviq, foram rejeitadas pelo FDA em 2010, mas os fabricantes voltaram este ano com novos dados. Em fevereiro, o Comitê Consultivo do FDA votou a aprovação do Qsymia.
A terceira droga, o Contrave da Orexigen Therapeutics, também foi rejeitada e agora está sendo testada em um novo ensaio clínico.
Qsymia é uma combinação de dois fármacos existentes, um dos quais é a fentermina, um supressor do apetite. O outro é o topiramato, uma droga indicada também para tratar a epilepsia e a enxaqueca.
Alguns especialistas em obesidade já prescrevem cada componente de Qsymia separadamente.
O FDA sugeriu medidas de segurança para reduzir o risco de efeitos colaterais com a medicação. Todos os pacientes devem começar com uma dose média do fármaco e devem considerar uma dose elevada apenas se não perderem 3% do seu peso corporal após 12 semanas. Caso os pacientes não percam 5% do seu peso após 12 semanas de tratamento, com a dose mais elevada, devem interromper a medicação.
A agência também alerta para que os batimentos cardíacos dos pacientes em uso de Qsymia sejam monitorados regularmente. Mulheres em idade fértil devem fazer teste de gravidez antes de iniciar o Qsymiae todos os meses enquanto estiverem em uso da droga, além de usarem um método contraceptivo eficaz.
no brasil até então há liberação como antiepiléptico
NEWS.MED.BR, 2012. Obesidade: FDA aprova Qsymia para perda de peso. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/pharma-news/309700/obesidade-fda-aprova-qsymia-para-perda-de-peso.htm>. Acesso em: 18 jul. 2012.

'via Blog this'

Montes Claros vai ganhar mais um Hospital Universitário : um Campus Escola da FUNORTE

Montes Claros vai ganhar mais um Hospital Universitário:
Samuel Nunes  (Repórter)



Um verdadeiro canteiro de obras, homens e máquinas trabalhando a todo vapor na construção de um novo espaço para atendimento à saúde da população de Montes Claros. O Grupo Funorte iniciou a construção do Hospital Universitário no Campus Amazonas, onde funcionava a Transit. A previsão é de que a primeira etapa, das três que estão previstas, da obra fique pronta no mês de dezembro. A primeira fase do Hospital terá 3.500 metros e começará a funcionar tão logo as obras sejam finalizadas. A previsão é de que Hospital Universitário Funorte disponibilize para a população 150 leitos.

Xu Medeiros













Hospital Universitário fará cirurgias eletivas, atendimento laboratorial, exame de imagens, atendimento a crianças, mulheres e idosos e pronto atendimento 24h para urgência e emergência, UTI e bloco cirúrgico

A nova instituição hospitalar será dotada de bloco cirúrgico, composto por oito salas de cirurgia e atenderá diversas áreas da medicina de alta e média complexidade.
O crescimento em termos de estrutura do Campus Amazonas tem sido comprovado diariamente. Na unidade, denominada Campus Escola, acadêmicos dos diversos cursos aliam a teoria e prática.Recentemente O Norte publicou matéria destacando a participação dos acadêmicos de odontologia das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), em aula prática e teórica sobre o uso do ionômero de vidro. Na ocasião, a Funorte  firmou parceria com a empresa multinacional da Austrália - SDI e recebeu, em forma de comodato, 15 novos aparelhos de amalgamadores.


Estrutura do novo hospital
Quanto à estrutura física do Hospital Universitário da Funorte, este ocupará área total de 14 mil metros quadrados. Será maior que a área de construção do Campus Amazonas (hoje com 11mil metros quadrados) onde funciona a clínica escola da Funorte com consultórios de odontologia, clínica de fisioterapia, farmácia, atendimento de serviço social, laboratórios clínicos e consultórios médicos que tem oferecido serviço à população.
O Hospital Universitário da Funorte fará cirurgias eletivas, atendimento laboratorial, exame de imagens, atendimento a crianças, mulheres e idosos e pronto atendimento 24h para urgência e emergência, UTI e bloco cirúrgico.
Nesta quinta-feira (19), o presidente de honra da Funorte, professor Ruy Muniz lançou a pedra fundamental do hospital. Na oportunidade ele afirmou que o hospital é a solução para Montes Claros que vai ter espaço prático para acadêmicos e assistência médica em todas as áreas, além de curso em residência médica, o que é extremamente importante para a formação acadêmica do aluno, contribuindo para o atendimento na área da saúde.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker