4. Batata-doce
© YinYang / iStockphoto A batata-doce contém grandes quantidades de betacaroteno, vitaminas, sais minerais e fibras |
Apesar do alto consumo no Brasil e na Ásia (o continente é responsável por 90% da produção mundial), a batata-doce, deveria ter um lugar na mesa todos os dias. Batata-doces tem mega quantidades do antioxidante betacaroteno, grandes quantidades de vitaminas e sais minerais e muita fibra. As únicas coisas nas quais a batata-doce é magra são gordura, colesterol e calorias. Ela está ligada à prevenção de doenças cardíacas, derrames, numerosos cânceres e catarata. Comer batata-doce diariamente reduz em 22% o risco de ataque cardíaco em mulheres, e diminui em 40% a 70% as chances de um derrame em pessoas do sexo feminino.
A batata-doce também pode aumentar a saúde do seu fígado. Um estudo japonês publicado em 2007 mostrou níveis reduzidos significativos de indicações de hepatite em homens que bebiam uma bebida feita de variedade de casca roxa. A atividade da batata-doce na estabilização do açúcar no sangue e na melhoria da resistência da insulina pode ajudar a evitar a diabetes.
Durante tempos de estresse, os britânicos sempre sugerem um copo de chá. Veja que indisposições físicas essa bebida combate na próxima página.