Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

7 de mar. de 2011

medicina no Carnaval 2011 |Devida homenagem


Imperatriz Leopoldinense fala sobre medicina no Carnaval 2011





A Imperatriz Leopoldinense, segunda escola à passar pela Marquês de Sapucaí no domingo (06/11), contou a história da medicina através do enredo "A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde"! Com muitas cores, alegorias gigantes e fantasias extravagantes - como é digno do Carnaval do Rio - a escola trouxe alas que faziam referência à saúde e ao corpo humano, como as alas do microscópio, células, homeopatia, raio-x, vacinas, antibióticos, DNA e medicamentos genéricos.
O desfile fez uma passagem por toda a história da medicina, desde as pragas e o curandeirismo até a medicina moderna do DNA e da gripe suína! Mas um dos maiores destaques do desfile foi a comissão de frente com os doutores da alegria! As camas do hospital se transformavam em cama elástica, onde os pacientes pulavam, enquanto os palhaços divertiam as crianças.





Fonte:
1. Revista Veja. Imperatriz Leopoldinense fala de saúde em desfile "sem luxo".
2. Folha de São Paulo. Imperatriz abusa das cores e diversão para falar da medicina.

fonte:http://www.mediconerd.com/2011/03/imperatriz-leopoldinense-fala-sobre.html

UFMG: curso para conselheiros de saúde

UFMG: Aberta nova turma para conselheiros de saúde: "
tarja email.jpg

Aberta nova turma para conselheiros de saúde
O Projeto Democracia Participativa (Prodep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto com o Ministério da Saúde, abre inscirções para o Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde.
O curso de extensão tem por prioridade atualizar os c onselheiros de saúde de diferentes níveis da Federação; técnicos e gestores governamentais envolvidos com a política de saúde; e membros de organizações da sociedade civil com experiência participativa e/ou profissional na política de saúde. Serão oferecidas 400 vagas, a serem preenchidas de acordo com a ordem de inscrição e considerando os requisitos solicitados no edital. Caso as vagas não sejam preenchidas pelo público prioritário, serão abertas vagas para conselheiros de políticas inter-relacionadas com a saúde.
A carga horária será de 100 horas/aula. A previsão de início do curso é em março e término em maio. As aulas serão ministradas na modalidade de ensino à distância, são totalmente gratuitas e se dividirão em três unidades:
- As concepções da democracia e sua influência na constituição do Estado;
- Noções de controle público e participação social pós-Constituição de 1988;
- Gestão do Sistema Único de Saúde e participação popular no sistema.
O período de inscrição será de 28 de fevereiro a 11 de março de 2011.
Acesse o edital disponível no link:
www.democraciaparticipativa.org/saude
Mais informações sobre o curso estão disponíveis pelo telefone (31) 3499-3551 ou pelo email e_prodep@fafich.ufmg.br.


Centro de Pesquisas René Rachou

Aberta nova turma para conselheiros de saúde

O Projeto Democracia Participativa (Prodep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto com o Ministério da Saúde, abre inscirções para o Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde.

O curso de extensão tem por prioridade atualizar os conselheiros de saúde de diferentes níveis da Federação; técnicos e gestores governamentais envolvidos com a política de saúde; e membros de organizações da sociedade civil com experiência participativa e/ou profissional na política de saúde.

Serão oferecidas 400 vagas, a serem preenchidas de acordo com a ordem de inscrição e considerando os requisitos solicitados no edital. Caso as vagas não sejam preenchidas pelo público prioritário, serão abertas vagas para conselheiros de políticas inter-relacionadas com a saúde.

A carga horária será de 100 horas/aula. A previsão de início do curso é em março e término em maio. As aulas serão ministradas na modalidade de ensino à distância, são totalmente gratuitas e se dividirão em três unidades:

- As concepções da democracia e sua influência na constituição do Estado;

- Noções de controle público e participação social pós-Constituição de 1988;

- Gestão do Sistema Único de Saúde e participação popular no sistema.


O período de inscrição será de 28 de fevereiro a 11 de março de 2011. Acesse o edital disponível no link:

www.democraciaparticipativa.org/saude


Mais informações sobre o curso estão disponíveis pelo telefone (31) 3499-3551 ou pelo email e_prodep@fafich.ufmg.br.
Créditos pela notícia: Assessoria em Comunicação Social
Centro de Pesquisas Rene Rachou/CPqRR - A FIOCRUZ em Minas Gerais.
Rene Rachou Research Center/CPqRR - The Oswaldo Cruz Foundation in the
State of Minas Gerais-Brazil.
Publicado originalmente no Blog Medicina de Família
http://medicinadefamiliabr.blogspot.com
"

1º Congresso Mineiro de Farmacologia

detalhes na pagina do evento:http://www.conminfar.com.br/?pg=home

inclui cursos e congresso


1º CONGRESSO MINEIRO DE FARMACOLOGIA
Um momento oportuno de atualização, envolvimento, debates e enriquecimento relacionado às mais variadas faces das ciências médicas e biológicas tão essencial na saúde humana.
LOCAL: ESPAÇO OAB - MONTES CLAROS
DATA: 22 A 26 DE MAIO de 2011
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.conminfar.com.br


1º Congresso Mineiro de Farmacologia
Prezados colegas,
As Ciências Médicas e Biológicas tem tido imensos avanços nos últimos tempos, principalmente no campo da terapêutica. O desenvolvimento de novos fármacos, incansável busca por terapias mais eficazes, controle de infecções, preocupação com interações medicamentosas, desafios relacionados ao diagnóstico precoce e a discussões acerca de mecanismos de ação de fármacos constituem alguns exemplos da importância da farmacologia no nosso meio, visando sempre ao aumento da qualidade de vida dos usuarios de medicamentos.
É nessa perspectiva que será realizado o 1º Congresso Mineiro de Farmacologia. Um momento oportuno de atualização, envolvimento, debates e enriquecimento relacionado às mais variadas faces dessa ciência tão essencial na saúde humana.
Montes Claros, atualmente, ocupa lugar de destaque nas áreas educacional e da saúde e, com isso, apresenta-se como palco ideal para um evento dessa natureza e magnitude. Durante cinco dias, Montes Claros tem uma importante e suntuosa missão: contribuir para as mais atuais discussões acerca dos medicamentos e suas relações com a saúde humana.
Pautado no potencial de atualização e intercâmbio de conhecimentos deste evento, gostaria de convidar a todos que venham participar do 1º Congresso Mineiro de Farmacologia!





< href="css/abas.css" rel="stylesheet" type="text/css">










    Funorte publica editais de pesquisa

    Funorte publica editais de pesquisa: "
    A Diretoria de Pesquisa da Funorte publicou três editais destinados a professores e a estudantes da Funorte, que podem apresentar propostas de projetos de pesquisa científica e tecnológica de acordo com os critérios estabelecidos nos editais de Iniciação Científica Proic Voluntário e Edital Voluntário.

    No caso da apresentação de propostas para obtenção de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos, os professores, com título de mestrado e doutorado, devem se inscrever no Edital Universal.

    Todos os editais estão disponíveis no site www.funorte.com.br, no link Pesquisa. Lá, constam quais os critérios e objetivos dos editais.

    As inscrições vão até o dia 08 de abril e só serão feitas na Diretoria de Pesquisa da FUNORTE (Campus JK) de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

    Informações pelo telefone (38) 2101 9288. (AP)


    "

    I Congresso de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo

    I Congresso de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo: "
    'A SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SECCIONAL DO ESPÍRITO SANTO realizará o I CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – GERES 2011, em Vila Velha, Hotel Transamérica Pasárgada, no período de 26 a 28 de maio de 2011.
    O envelhecimento populacional é hoje um proeminente fenômeno mundial. Isto significa um crescimento mais elevado da população com idade superior a 60 anos em relação aos demais grupos etários.
    Mesmo que muitos avanços científicos, tecnológicos e sociais tenham ocorrido nos últimos tempos, favorecendo o processo de envelhecimento da população, ainda resta muito por fazer para que as pessoas idosas gozem de mais bem estar e encontrem o conforto que merecem na sociedade contemporânea.
    Há, sem dúvida, necessidade de impulsionar o desenvolvimento da Gerontologia e da Geriatria, de maneira que todas as pessoas idosas que necessitem de uma assistência especializada possam ter acesso a ela.'


    Data:
    26 a 28 de Maio de 2011
    Local: Transamerica Pasargada - Vila Velha -ES
    Site: www.visioneventos-es.com.br/eventos-detalhes.php?id=74


    "

    I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia

    I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia: "



    'A Sociedade Brasileira de Cancerologia- SBC e a Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul- FESCAS, tem a honra de convidá-lo a participar do I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia, em Vitória - Espírito Santo, na data de 5 a 7 de maio de 2011.

    Este será um evento que congraçará os cancerologistas brasileiros e sul-americanos e que estreitará ainda mais os laços de amizade entre nossos povos irmãos.


    A programação científica está sendo preparada no sentido de discutir não só os avanços no tratamento e no diagnóstico do câncer, como também as políticas de controle do câncer nos países sul-americanos. '


    Data: 5 a 7 de Maio de 2011
    Local: Centro de Convenções – Vitória - ES
    Site: www.sulamericanodecancerologia.com.br
    Informações: (27) 3019-0647
    "

    SERIE superalimentos - Mel


    9. Mel


    Ao contrário do açúcar, o mel é um adoçante rico em nutrientes, minerais e vitaminas do complexo B, C, D e E
    © Ovidiu Iordachi / iStockphoto
    Ao contrário do açúcar, o mel é um adoçante rico em nutrientes, minerais e vitaminas do complexo B, C, D e E. Apesar dos benefícios, o mel não deve ser dado a crianças com menos de 1 ano de idade
    Pinturas em cavernas na Espanha datando de 7.000 antes de Cristo mostram pessoas coletando mel de colmeias. Templos, tumbas e sarcófagos de faraós e reis egípcios zunem com descrições de abelhas e mel. Virgílio e Plínio enalteceram o mel. Hipócrates prescrevia-o. Os exércitos romanos invasores levavam com eles colmeias para alimentos, remédio e energia. Os antigos bretãos atribuíam sua força ao hidromel, uma bebida de mel fermentado.
    Ao contrário do açúcar, o mel é um adoçante rico em nutrientes, que fornece numerosos sais minerais e vitaminas do complexo B, C, D e E. Os carboidratos concentrados aumenta a energia para os esportes. Paradoxalmente, o mel também dá sono. Ele alivia dores de garganta e acalma as tosses noturnas.
    Estudos mostraram uma baixa nos níveis de triglicérides no sangue em pessoas que comiam mel. Ele diminuiu o crescimento de tumores e a difusão do câncer em ratos. O mel inibe as células que causam câncer na bexiga e protege contra a colite. Ele tem propriedades antissépticas que o tornam um bom tratamento tópico para infecções, dores e queimaduras.
    Para alergias ao pólen, mel local é um remédio mais agradável e barato que injeções. O mel colhido num raio de 32 km de sua residência pode inoculá-lo contra o pólen das redondezas. Leila Denmark, pediatra graduada pelo Medical College of Georgia em 1928 que praticou a medicina até os 103 anos de idade, recomenda adicionar uma colher de chá (2,1g) de mel local à sua dieta diária para curar alergias ao pólen.
    Feijões e favas, bons para o seu coração. Veja no que mais eles são bons na próxima página.

    Postagens populares

    conteúdo protegido!não copie !

    Protected by Copyscape Online Copyright Checker