Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

19 de nov. de 2010

BBC – O Princípio da Vida (BBC – First Life) 2010

BBC – O Princípio da Vida (BBC – First Life) 2010: "

PARTE 01 [NOVO]Download (0)

Sinopse: Em 50 anos de TV, David Attenborough percorreu o mundo documentando o mundo vivo em todo seu esplendor. Agora, nesta série histórica, O Princípio da Vida, ele conclui sua jornada viajando de volta no tempo às raízes da árvore da vida, em busca dos primeiros animais. Fotografia surpreendente e efeitos visuais de ponta combinados com o charme encantador do naturalista predileto do mundo. Série em dois episódios. Em todas as partes do mundo, Attenborough encontra evidências em fósseis de animais vivos de um período extraordinário na história da Terra, meio bilhão de anos atrás, quando apareceu pela primeira vez os animais nos oceanos. A impressionante arte da fotografia e grandes efeitos visuais combinados com o charme cativante do naturalista mais popular do mundo resultam em uma obra incrivel. Encontrando fósseis dos últimos anos que transformaram o nosso entendimento das formas de vida primitiva com tecnologia fotorrealista, O Principio da vida traz esses animais e seus ambientes de volta à vida com detalhes brilhantes.


Dados do Arquivo:

  • Quantidade de Mídias: 1
  • Tamanho: 743 MB
  • Tipo de Compartilhamento: tor
  • Legendas: Anexa ao Topico
  • Qualidade do Vídeo: DVDRip
  • Resolução: 854 x 480
  • Video Codec: XviD ISO MPEG-4


"

Como é o Tratamento do HPV - Tudo Sobre Tratamento do HPV | Gineco


Tratamento do HPV


Existe tratamento para quem tem infecção pelo HPV, mas não tem lesões identificadas no Papanicolaou e na Colposcopia?
O médico apenas trata a doença causada pelo HPV como as verrugas genitais e lesões na vagina e colo do útero. A infecção pelo HPV diagnosticada por métodos de biologia molecular e sem lesões no Papanicolaou e Colposcopia não precisa ser tratada e se chama infecção latente pelo HPV (em outras palavras poderíamos dizer que o vírus "adormece" dentro da célula e não existe replicação viral). Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.
voltar ao topotopo

Mesmo após realizar tratamento das lesões induzidas pelo HPV (verrugas genitais e lesões do colo, vagina e vulva), os testes de biologia molecular continuam positivos?
Mesmo após a "cura" das lesões que o médico tratou, os testes de biologia molecular (hibridização molecular e captura híbrida) ainda ficaram positivos até o organismo eliminar totalmente o vírus, o que demora de 8 a 24 meses. Por isso não adianta ficar ansioso e realizar exames muito freqüentes. Recomendam-se exames semestrais/anuais para controle após cura da doença clínica (verrugas genitais e lesões na vagina e colo do útero).
voltar ao topotopo

Quem tem neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) poderá preservar o útero e ter filhos no futuro?
Hoje, existe uma técnica cirúrgica, chamada de cirurgia de alta freqüência, que é realizada com ajuda do colposcópio e retira apenas a lesão, preservando o tecido do útero sadio. Assim, a capacidade de engravidar não fica comprometida.
voltar ao topotopo

Qual é o melhor tratamento para neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 1?
Tudo dependerá do tamanho da lesão identificada por meio da colposcopia. Alguns casos necessitarão cauterização, outros apenas controle semestral com citologia e colposcopia, e outros pequena cirurgia local.
voltar ao topotopo

Qual é o melhor tratamento pra neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 2 e 3?
Também depende do tamanho da lesão. A grande maioria das mulheres se beneficiará da técnica de cirurgia de alta freqüência, onde se preserva o tecido sadio do útero, permitindo futuras gestações.
voltar ao topotopo

Existe alguma novidade na prevenção da NIC grau 2 e 3??
Os estudos continuam avançando, existem 2 vacinas :

* "vacina quadrivalente recombinante contra papilomavirus humano(tipos 6,11, 16 e 18 )".É produzida pela Merck Sharp & Dome e já é aprovada pela Anvisa e portanto já comercializada no Brasil

* vacina ainda não aprovada pela ANVISA ( nos EUA e Europa é chamada de "Cervarix " ), produzida pela Glaxo Smith Kline.Essa vacina protege contra os subtipos 16 e 18.

O objetivo das vacinas é evitar a infecção pelo HPV e dessa forma prevenir a NIC.
A vacina aprovada no Brasil é indicada para meninas e mulheres jovens entre 9 e 26 anos de idade e é administrada em 3 doses sendo a segunda com intervalo de 2 meses após a 1a dose e a terceira com intervalo de 6 meses após a 1a dose. A aplicação é intramuscular e pode ser feita na braço ou coxa.

voltar ao topotopo

O que é ferida do colo do útero?
É um termo leigo, e não quer dizer que realmente existe uma ferida. É uma situação muito comum em mulheres jovens e após o parto, e esta associada a picos hormonais. Os médicos chamam esta situação de ectopia. Alguns médicos recomendam cauterizar, outros apenas fazem controles. Se existir corrimento tipo claro de ovo ou corrimento de repetição é aconselhável realizar a cauterização.
voltar ao topotopo

Qual é o princípio do tratamento da infecção pelo HPV e verrugas genitais?
De modo geral, não existem medicamentos por via oral capazes de eliminar infecções por vírus. A maioria das medicações contra qualquer tipo de vírus atua na redução da carga viral e/ou estimulando o sistema imunológico a ficar mais forte para assim conseguir eliminar o vírus. No caso da infecção pelo HPV, até o momento não há tratamento para infecção latente por HPV (aquela que fica adormecida); na maioria dos casos o próprio organismo se encarrega de eliminar o vírus. No caso de infecção subclínica quando há sintomas como coceira ou quando existe associação a lesões precursoras do câncer, estas devem ser tratadas.

As verrugas também precisam ser tratadas, pois o atraso no tratamento das verrugas genitais pode tornar as lesões mais extensas e potencialmente mais graves, além do risco de transmissão do vírus para os parceiros. Até recentemente, a remoção das verrugas genitais era realizada basicamente pela destruição do tecido afetado por meio de cauterização química ou cirúrgica. Esta destruição das lesões parece não apenas diminuir a quantidade de vírus como também estimular o sistema imunológico e fazer com que o sistema imunológico produza células que irão combater e eliminar o vírus. No entanto, cada indivíduo responde de maneira diferente ao tratamento. Alguns podem precisar de uma sessão de terapia, outros de várias sessões e outros não respondem a este tratamento convencional. Neste último caso deve-se utilizar ou associar a imunoterapia para tratamento adequado.
voltar ao topotopo

É comum não responder ao tratamento por meio de cauterização química ou cirúrgica?
Na hora do procedimento, todas as verrugas são destruídas, porém logo a seguir elas voltam a crescer e este ciclo de tratamento e recorrência das verrugas pode ocorrer por semanas, meses e até anos. Cerca de 20% das pessoas não respondem a terapia por meio de cauterização química ou cirúrgica. Nestas pessoas é necessário adicionar tratamento a base de imunoterapia.
voltar ao topotopo

Por que as verrugas voltam a crescer se durante o tratamento o médico destruiu todas elas?
Porque existe HPV invisível a olho nu e mesmo à lente de aumento ao redor das áreas tratadas.
voltar ao topotopo

O que é imunoterapia?
É um tratamento inovador que ativa o sistema imune de maneira bem mais específica contra o HPV que está infectando o organismo. Hoje, existe no mercado um creme imunomodulador de aplicação tópica que contém a substância imiquimode. As taxas de recorrência das verrugas após aplicação deste creme são bem baixas. Enquanto os demais procedimentos destroem a verruga, o imunomodulador aumenta a produção local de substâncias próprias do sistema imunológico, as quais auxiliam no combate às doenças virais, determinando o desaparecimento completo das verrugas além de prevenir seu reaparecimento. Este creme pode ser aplicado pelo próprio paciente e é indolor.
voltar ao topotopo

Qual é a vantagem do tratamento para verrugas genitais que pode ser aplicado pelo próprio paciente?
Existem alguns tipos de medicações que podem ser aplicados pelo próprio paciente. As vantagens seriam a menor freqüência de retornos ao médico e conseqüentemente menor falta ao colégio, faculdade ou trabalho. Estes tratamentos também são muito úteis para executivos que estão sempre viajando ou para pessoas que não gostam de sentir dor. Discuta com seu médico se seu caso pode ser tratado desta maneira. Estas medicações devem ser prescritas pelo médico e necessitam de acompanhamento médico.
voltar ao topotopo

Se as verrugas genitais não forem tratadas, podem evoluir para câncer do colo do útero?
O papilomavírus humano (HPV) pertence a uma ampla família de vírus e mais de 45 tipos diferentes podem infectar a pele dos órgãos genitais. Quase todos os tipos foram muito bem estudados e hoje se sabe que o grupo de HPV que causa lesão pré-cancerígena ou cancerígena (chamado grupo de alto risco oncogênico) não é o mesmo que geralmente causa as verrugas genitais (chamado de grupo de baixo risco oncogênico). Em 90-95% dos casos, as verrugas genitais são causadas por HPV do grupo de baixo risco. Entretanto, não se deve postergar o tratamento das verrugas genitais, não apenas pelo aspecto estético desagradável, mas também pelo risco de crescimento em extensão e tamanho das lesões e alta contagiosidade (transmissão para parceiros).
voltar ao topotopo

Tratamento para as lesões induzidas pelo HPV - Parte 1

Rede de Urgências Norte recebe visita de médicos do Samu da França e da Espanha

Rede de Urgências Norte recebe visita de médicos do Samu da França e da Espanha: "
Nesta semana, uma comitiva composta por médicos da França e da Espanha estive no Norte de Minas para conhecer o funcionamento da rede de Urgências Norte.

A Comitiva visitou o Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, onde conheceu o funcionamento da central de regulação do Samu, onde é regulado o atendimento às urgências e emergências, e da central de regulação assistencial, onde é feita a regulação de internações, nos 86 municípios que compõem a macrorregião Norte.

Foto: Ascom Samu



A comitiva se impressionou com a harmonia do

funcionamento do serviço do SAMU regional

Acompanhados do consultor de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), César Nitschke, participaram da visita o médico Miguel Martinez, do Samu de Paris, Christian Drieu, chefe do Samu Havire, Patrick Ecollan, do Hospital Salpêtrière e SMUR Pitié, Daniel Vannière, chefe da Regulação do Samu Paris e Carlos Alvarez Leiva, do Samu Sevilha.

Durante a visita, a comitiva acompanhou o trabalho dos médicos reguladores e conferiram os protocolos de atendimento pré-hospitalar adotados pelo Samu na região. A agenda também incluiu uma visita ao Hospital Universitário Clemente Faria, primeiro da região a adotar a classificação de risco através do Protocolo de Manchester.

De acordo com o coordenador médico do Samu regional, Enius Freire Versiani, o encontro foi um importante momento para troca experiências. "O atendimento em rede às urgências e emergências, como é feito no Norte de Minas, é um projeto pioneiro e tem chamado a atenção de todo o mundo. Sempre que recebemos uma visita, os técnicos querem saber como é feita a preparação dos profissionais para o atendimento, a gestão de materiais e o trabalho assistencial realizado, e ficam impressionados com a harmonia do funcionamento do serviço", observa.

PARCERIA

A visita da comitiva faz parte do acordo firmado entre os governos de Minas e francês, que prevê a cooperação entre o Hospital Universitário de Rouen (França) e o Samu macronorte, para troca de experiências. Com o acordo, Minas Gerais contribui com o conhecimento na urgência e emergência em formato de rede e os franceses vão qualificar os mineiros no enfrentamento de catástrofes.

Após a visita às unidades, em Montes Claros, o grupo seguiu para Pirapora, onde visitaram o hospital Dr. Moisés Magalhães Freire e a base descentralizada do Samu.

De Pirapora, a comitiva retornou a Belo Horizonte, onde participa desde terça-feira, 16/11, de um encontro que reúne representantes de diversos países para discutir estratégias de gestão para solucionar o excesso de pacientes que procuram os serviços de urgências hospitalares. Realizado pela SES-MG, o encontro é uma oportunidade de apresentar evoluções, estudos e novidades do sistema de Triagem de Manchester no Brasil, além de permitir a troca de experiência internacional na utilização dos serviços de urgência.

REDE DE URGÊNCIAS NORTE

Iniciada em janeiro de 2009, no Norte de Minas, a Rede de Urgências Norte integra 86 municípios da região, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pessoas. Da forma como foi organizada, os municípios trabalham integrados, sob um só comando, com indicadores e linguagem única, de modo que toda a estrutura gire em torno do paciente, não o contrário.
"

Chuva inunda pelo menos 11 bairros de Montes Claros: Não há registros de vítimas, porém o estrago foi grande na cidade

Chuva inunda pelo menos 11 bairros de Montes Claros: Não há registros de vítimas, porém o estrago foi grande na cidade: "
Em razão das chuvas intensas que têm caído na região, o Corpo de Bombeiros em Montes Claros atendeu várias ocorrências de inundação e alagamentos. Desde a tarde de quarta-feira, 17 de novembro, até a manhã de quinta-feira, 18, militares do 7º Batalhão de Bombeiros Militar atenderam a 19 ocorrências relacionadas ao mau tempo.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros



Moradores se arriscam em meio à enxurrada e ao lixo

As ocorrências de inundação, alagamentos e, em alguns casos, de desabamentos, deram-se em várias localidades, tendo uma atuação mais expressiva por parte das equipes de bombeiros nos bairros Sumaré, Vila Campos, Barcelona Parque, Vila Oliveira, Antônio Pimenta, Santa Rita, Vila Guilhermina, Jardim Panorama, Centro, Canelas II e Morrinhos.

Felizmente, não houve vítimas nem casos de desabrigados. No entanto, as inundações e alagamentos diversos contribuíram para que houvesse bastantes danos e perdas materiais.

Destaque também para as ocorrências atendidas na região central da cidade, no bairro Barcelona Parque e na Vila Campos, onde houve um desabamento da estrutura do telhado (forro de PVC) de uma clínica de estética; a queda de um muro e inundações diversas. Para melhor atender a comunidade houve necessidade de reforço operacional, sendo empenhados 35 bombeiros e seis viaturas no atendimento das ocorrências.



Água invadiu casas e houve perdas materiais

Os bombeiros também prestaram, às pessoas atendidas, orientações e dicas preventivas a serem observadas em situações de chuvas intensas. Dicas essas como, por exemplo, efetuar limpeza de telhados, ralos, bueiros e calhas; ficar atento acerca da situação e intensidade das chuvas na região; manter a família reunida e alerta a eventuais sinais de perigo; abandonar áreas de risco de inundações e/ou deslizamentos de terra ou colapso estrutural; reforçar muros, e paredes pouco confiáveis; evitar dirigir sob chuvas fortes; e; em caso de duvidas, riscos e emergências acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193. (Com informações da assessoria de comunicação 7º BBM)
"

Protalix releases alfa Taliglucerase resultados do ensaio de transição - Notícias - Ensaios Clínicos

Protalix releases alfa Taliglucerase resultados do ensaio de transição - Notícias - Ensaios Clínicos




Protalix releases alfa Taliglucerase resultados do ensaio de transição

PBR Writer FuncionáriosPublicado 2 de novembro de 2010
Protalix BioTherapeutics lançou positivos dados preliminares dos primeiros 15 pacientes que completaram mês, a companhia tem nove anos, em todo o mundo, multicêntrico, aberto, o julgamento de transição da Alfa taliglucerase para o tratamento da doença de Gaucher.
alfa Taliglucerase está sob revisão pela Food e Medicamentos dos EUA (FDA), com uma taxa de usuário de Acção Medicamento data (PDUFA), agendada para 25 de fevereiro de 2011.
Os dados do estudo sugerem que os pacientes podem com segurança ser comutada para Taliglucerase alfa de imiglucerase (Cerezyme).
No estudo, os pacientes incluídos foram transferidas de imiglucerase (doses variando de 10-60U/kg a cada duas semanas) a uma dose equivalente usando o mesmo número de unidades de alfa Taliglucerase.
Os dados dos primeiros 15 pacientes demonstram que a manutenção da eficácia foi alcançado durante um período de nove meses, sem preocupações com a segurança aumentou.
Protalix presidente e CEO David Aviezer disseram que estão satisfeitos com o resultado provisório do processo de transição para Taliglucerase alfa.
"Através do nosso ensaio de Fase III central e extensão, estudo em pacientes pediátricos ingênuo, switch-over julgamento, um maior acesso e nomeado programas paciente, o programa ATU na França e contrato de fornecimento no Brasil, estamos gerando um banco de dados robusto clínica para alfa taliglucerase" Aviezer disse.
O julgamento de transição foi originalmente projetado e autorizado pela FDA para se inscrever 15 pacientes, no entanto, foi expandido para recrutamento de um total de 30 pacientes, como resultado da escassez de terapia de reposição enzimática para os pacientes de Gaucher.

Dr. Edson Zerati - Neurologia - Neurocirurgia - Neurology - Neurosurgery - Videos

recomendação de site pra que gosta ou precisa de gostar de neurologia

com varias opções no menu,principal delas os videos de neurocirurgias e alguns temas na area da neurologia.

veja o link abaio

Paraolimpicos do Futuro

Paraolimpicos do Futuro

site muito prestativo aos deficientes fisicos e aos profissionais que no seu dia a dia lidam com situações com as quais não sabem lidar!

principalmente para educadores fisicos,constando de uma manual de educação fisica para deficientes:


Primeira Neurocirurgia segundo a Mitologia Grega


Hefesto opera Zeus a pedido de Hermes e faz
nascer do cérebro de Zeus Pallas Atenas/Minerva










evolução da tecnicaa nos dias de hoje,é claro sem tanto simbolismo ,mas trazendo vida aos que sofrem.

Inchaços durante a gravidez

Inchaços durante a gravidez: "
podcast_inchaco_gravidezDurante os nove meses de gestação, o corpo da mulher passa por várias transformações. Neste podcast, o ginecologista e obstetra Paulo Martin Nowak, da área de Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde, esclarece algumas dúvidas a respeito dos inchaços que podem surgir durante a gravidez.

"

humor em graficos

Futilidades do nosso dia-a-dia em gráficos

infarto entendendo um pouco mais

INFARTO DO MIOCÁRDIO | Causas e prevenção


Você deve saber o que é um infarto, mas provavelmente não sabe por que ele ocorre. Neste texto vamos explicar como surgem as obstruções das artérias coronárias e quais as opções de tratamento para o infarto e para a angina de peito.

Vamos começar com alguns conceitos básicos 

Entendendo o que são artérias coronárias, miocárdio, isquemia e infarto

As artérias que levam sangue para nutrir o miocárdio (músculos do coração) são chamadas de artérias coronárias. Nosso coração é vascularizado por duas artérias coronárias, artéria coronária esquerda e artéria coronária direita, que se ramificam inúmeras vezes de modo a cobrir todo o músculo cardíaco.


artérias coronárias
Artérias coronárias
Infarto significa morte (necrose) de um tecido por falta de suprimento sanguíneo. Muita gente associa imediatamente a palavra infarto ao infarto do miocárdio, mas o infarto pode ocorrer em qualquer tecido ou órgão do corpo que sofra uma interrupção de seu aporte sanguíneo, como infarto cerebral, infarto pulmonar ou infarto intestinal, por exemplo. 

O infarto do miocárdio, que é a necrose de uma parte do músculo cardíaco, ocorre quando uma das artérias coronárias ou suas ramificações sofrem uma obstrução, fazendo com que o aporte de sangue para uma determinada região do coração torne-se insuficiente.

Antes de seguirmos em frente com o texto é preciso entender mais um conceito, a diferença entre infarto e isquemia. Isquemia é o é um estado pré-infarto, quando um tecido está recebendo menos sangue que o necessário, mas ele ainda não necrosou. Quando há uma isquemia, o tecido que está sofrendo irá morrer se o fluxo de sangue não for rapidamente restabelecido. Um tecido isquêmico é um tecido em sofrimento, sob iminente risco de necrosar, enquanto que um tecido infartado é um tecido morto, sem chances de recuperação.

Bom, entendidos estes conceitos, vamos então explicar por que uma artéria coronária pode ficar obstruída causando isquemia ou infarto do miocárdio. 

Como ocorre o infarto do miocárdio?

Todo mundo já ouviu falar que o colesterol alto é um fator de risco para o infarto do miocárdio (leia: COLESTEROL BOM | COLESTEROL RUIM | TRIGLICERÍDEOS), o que é verdade, pois o excesso de colesterol no sangue faz com que placas de gordura se depositem nos vasos sanguíneos em um processo chamado de aterosclerose.

As placas de gordura ocupam espaço dentro do vaso, fazendo que o fluxo sanguíneo fique reduzido. Esse acúmulo de gordura nos vasos é assintomático até fases bem avançadas. Os sintomas só começam a surgir quando mais de 70-80% de uma artéria encontra-se obstruída. Esta ausência de sintomas até fases tardias ocorre por dois motivos: 1- quando estamos em repouso o coração não necessita de um fluxo muito elevado de sangue, 2- quando necessário, as artérias conseguem dilatar aumentando temporariamente o fluxo sanguíneo que passa por elas.

Porém, quando a obstrução começa a ficar muito grande, a artéria já não consegue se adaptar e a quantidade de sangue que chega ao músculo cardíaco passa a ser suficiente apenas quando o paciente está em repouso, tornado-se insuficiente quando o coração precisa acelerar. Neste momento surge a angina de peito, que é a dor causada a pela isquemia do músculo cardíaco. Tipicamente a angina é uma dor no peito que surge durante um esforço físico ou estresse emocional, momentos em que o músculo cardíaco exige um maior aporte de sangue e entra em isquemia devido a incapacidade da artéria parcialmente obstruída em fornecer este fluxo extra.  Outra característica da angina é a sua melhora após alguns minutos de repouso, quando o coração desacelera, passa a demandar menos sangue e a isquemia desaparece. Para saber mais sobre os sintomas da angina e do infarto, sugerimos a leitura de INFARTO DO MIOCÁRDIO E ANGINA| Sintomas.

O infarto surge quando a obstrução da artéria coronária é completa, fazendo com que o aporte de sangue para o músculo seja nulo, ou tão baixo que o mesmo não consiga ser suficiente nem para o funcionamento mínimo do coração. Ao contrário do que vocês possam estar pensando, o infarto não ocorre, normalmente, por um crescimento progressivo das placas de gordura que vão lentamente fechando a artéria. Isto até pode ocorrer em alguns casos, mas o infarto é, na maioria das vezes, um evento súbito que ocorre após uma rápida obstrução da artéria coronária por um coágulo. Explico.

Como surge o infarto
Reparem na imagem ao lado. Normalmente as placas de gordura ficam bem aderidas à parede dos vasos, crescendo lentamente ao longo do tempo. Eventualmente, porém, essas placas podem sofrer uma lesão pela passagem constante do sangue, fazendo com que surja uma pequena rachadura. Este é o momento crítico do infarto; o organismo interpreta essa rachadura na placa de colesterol como se fosse uma rachadura na parede do vaso. O resultado desta má interpretação é a ativação dos fatores de coagulação que se dirigem para o local da lesão com o objetivo de formar um coágulo e impedir que a suposta lesão na parede do vaso rompa e cause um sangramento. O que temos, então, é uma artéria coronária que já tinha cerca de 70% da sua luz obstruída pela placa de gordura, e agora, subitamente, "ganha" um coagulo, que acaba por obstruir em minutos os 30% de espaço que ainda permitiam a passagem do sangue.

A gravidade do infarto depende da artéria que encontra-se obstruída, e principalmente do tamanho da área de músculo cardíaco necrosado. O infarto fulminante é aquele que acomete uma porção tão grande do coração que o mesmo torna-se insuficiente para bombear o sangue para o resto do corpo. Outra possibilidade é um infarto que cause instabilidade da atividade elétrica cardíaca, causando arritmias cardíacas graves (leia: INFARTO FULMINANTE | Causas e sintomas).

Prevenção do infarto

Sabendo-se que o infarto é causado pelo acúmulo de gordura nas artérias e pela formação de um coagulo em cima desta placa, podemos lançar mão de algumas ações na tentativa de prevenir a doença isquêmica cardíaca.

Vamos falar um pouco de como se pode tentar reduzir a aterosclerose e o risco de lesão nas placas de gordura dos vasos.

Parar de fumar (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo): fumantes apresentam uma aterosclerose até 50% maior que não fumantes, fazendo com que o colesterol não só adira mais facilmente à parede das artérias, como também cresça mais rapidamente. O cigarro também causa uma inflamação dos vasos, facilitando a rotura das placas e a formação de coágulos. Por último, a nicotina tem um efeito vasoconstrictor, impedindo que as artérias se dilatem quando necessário para aumentar o fluxo de sangue.

Controlar a pressão arterial (leia:  HIPERTENSÃO ARTERIAL ( PRESSÃO ALTA) | Sintomas e tratamento): o ideal é procurar manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg com emagrecimento, controle do sal na dieta e uso de medicamentos se necessário

Controlar o colesterol (leia: COLESTEROL BOM | COLESTEROL RUIM | TRIGLICERÍDEOS): níveis de HDL (colesterol bom) baixo e/ou LDL  (colesterol ruim) elevado estão associados a um maior risco de doença coronariana. Dieta e controle do peso ajudam, mas muitas vezes é necessário recorrer a medicamentos para se conseguir reduzir satisfatoriamente o colesterol. A estatinas, principal grupo de drogas para o controle da dislipidemia, também parece aumentar a estabilidade da placa gordurosa, reduzindo o risco de lesões da mesma.

Dieta controlada: indica-se uma dieta pobre em gorduras saturadas e rica em fibras, vegetais e frutas. Dê preferência à carne de peixe.

- Atividade física regular: 30 minutos de caminhada diariamente é suficiente para reduzir o risco de doença coronariana.

Controle do diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | DIAGNÓSTICO E SINTOMAS): o diabetes é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular. Um bom controle dos níveis de glicose no sangue está associado a uma grande redução na taxa de mortalidade.

Evitar a obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | Definições e consequências): Pessoas obesas (IMC maior que 30 kg/m2) têm 2x mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares que a população sem excesso de peso. A obesidade também aumenta o risco de hipertensão, dislipidemia (colesterol alto) e diabetes, todos fatores de risco para doença coronária, como expostos acima.

Aspirina para prevenir infarto (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais)

A aspirina (ácido acetilsalicílico) é uma droga que em doses baixas é capaz de inibir a ação das plaquetas,  as células do sangue que iniciam o processo de coagulação. Deste modo, diminui-se a formação de coágulos quando um placa gordura sofre lesão. A aspirina reduz o risco de infarto em pacientes que possuem alguns fatores de riscos. Toda vez que o cardiologista, através da avaliação clínica, encontrar dados que sugiram que o paciente apresenta um risco maior do que 10% de chance de infarto nos próximos10 anos, a prescrição da aspirina está indicada. A dose sugerida é entre 75 e 325 mg/dia



Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker