Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

19 de nov. de 2010

Rede de Urgências Norte recebe visita de médicos do Samu da França e da Espanha

Rede de Urgências Norte recebe visita de médicos do Samu da França e da Espanha: "
Nesta semana, uma comitiva composta por médicos da França e da Espanha estive no Norte de Minas para conhecer o funcionamento da rede de Urgências Norte.

A Comitiva visitou o Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, onde conheceu o funcionamento da central de regulação do Samu, onde é regulado o atendimento às urgências e emergências, e da central de regulação assistencial, onde é feita a regulação de internações, nos 86 municípios que compõem a macrorregião Norte.

Foto: Ascom Samu



A comitiva se impressionou com a harmonia do

funcionamento do serviço do SAMU regional

Acompanhados do consultor de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), César Nitschke, participaram da visita o médico Miguel Martinez, do Samu de Paris, Christian Drieu, chefe do Samu Havire, Patrick Ecollan, do Hospital Salpêtrière e SMUR Pitié, Daniel Vannière, chefe da Regulação do Samu Paris e Carlos Alvarez Leiva, do Samu Sevilha.

Durante a visita, a comitiva acompanhou o trabalho dos médicos reguladores e conferiram os protocolos de atendimento pré-hospitalar adotados pelo Samu na região. A agenda também incluiu uma visita ao Hospital Universitário Clemente Faria, primeiro da região a adotar a classificação de risco através do Protocolo de Manchester.

De acordo com o coordenador médico do Samu regional, Enius Freire Versiani, o encontro foi um importante momento para troca experiências. "O atendimento em rede às urgências e emergências, como é feito no Norte de Minas, é um projeto pioneiro e tem chamado a atenção de todo o mundo. Sempre que recebemos uma visita, os técnicos querem saber como é feita a preparação dos profissionais para o atendimento, a gestão de materiais e o trabalho assistencial realizado, e ficam impressionados com a harmonia do funcionamento do serviço", observa.

PARCERIA

A visita da comitiva faz parte do acordo firmado entre os governos de Minas e francês, que prevê a cooperação entre o Hospital Universitário de Rouen (França) e o Samu macronorte, para troca de experiências. Com o acordo, Minas Gerais contribui com o conhecimento na urgência e emergência em formato de rede e os franceses vão qualificar os mineiros no enfrentamento de catástrofes.

Após a visita às unidades, em Montes Claros, o grupo seguiu para Pirapora, onde visitaram o hospital Dr. Moisés Magalhães Freire e a base descentralizada do Samu.

De Pirapora, a comitiva retornou a Belo Horizonte, onde participa desde terça-feira, 16/11, de um encontro que reúne representantes de diversos países para discutir estratégias de gestão para solucionar o excesso de pacientes que procuram os serviços de urgências hospitalares. Realizado pela SES-MG, o encontro é uma oportunidade de apresentar evoluções, estudos e novidades do sistema de Triagem de Manchester no Brasil, além de permitir a troca de experiência internacional na utilização dos serviços de urgência.

REDE DE URGÊNCIAS NORTE

Iniciada em janeiro de 2009, no Norte de Minas, a Rede de Urgências Norte integra 86 municípios da região, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pessoas. Da forma como foi organizada, os municípios trabalham integrados, sob um só comando, com indicadores e linguagem única, de modo que toda a estrutura gire em torno do paciente, não o contrário.
"

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker