Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

28 de jun. de 2011

Vuvuzelas e doenças nas Olimpíadas de Londres


Vuvuzela pode espalhar doenças, diz estudo

Sopro no objeto cria "chuva" de saliva com intensidade de 4 milhões de gotas por segundo
BBC Brasil

Yves Herman/ReutersYves Herman/Reuters
As vuvuzelas, cornetas que ficaram famosas na Copa do Mundo de 2010, não apenas causam poluição sonora como podem espalhar doenças, afirmaram especialistas.
Segundo estudo realizado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, um breve sopro na vuvuzela cria uma espécie de chuva de saliva semelhante a um espirro, que viaja a uma intensidade de quatro milhões de gotas por segundo.
De acordo com o estudo, publicado pelo site de compartilhamento científico PLoS One, em lugares onde há multidões, uma pessoa soprando uma vuvuzela pode infectar várias outras com doenças transportadas pelo ar como gripe ou tuberculose.
A doutora Ruth McCerney, autora do estudo, fez recomendações.
- Assim como em tosses ou espirros, é preciso adotar medidas para evitar a transmissão da doença, e pessoas com doenças infecciosas devem ser orientadas a não tocar vuvuzelas perto de outras.
A equipe de McCerney investigou os danos potencialmente causados pela vuvuzela usando um aparelho a laser, para medir quantas gotas eram produzidas por cada soprada de oito voluntários.
O experimento mostrou que, em média, 658 mil partículas pulmonares eram expelidas do instrumento por cada litro de ar. As gotas eram lançadas na atmosfera a uma velocidade de quatro milhões por segundo.
Em comparação, quando os voluntários apenas gritavam, eram produzidas 3.700 partículas por litro, em uma velocidade de 7.000 por segundo.
Críticos da vuvuzela já haviam dito que o instrumento é antisocial e inseguro, porque, quando tocado por milhares de pessoas simultaneamente, gera um som semelhante ao de um avião decolando.
Organizadores das Olimpíadas de Londres em 2012 estão avaliando se proibem ou não o uso da corneta.

4 mil livros grátis (Em inglês)

4 mil livros grátis: "


a National Academies Press (NAP), editora das Academias de Ciências dos Estados Unidos, passou a oferecer gratuitamente seu catálogo completo com mais de 4 mil livros das mais diversas áreas de Ciências (Exatas, Humanas e Biológicas) e suas sub-áreas.
Os livros podem ser baixados inteiros ou por capítulos, sempre em formato .pdf.
É só acessar o site do NAP e o campo de pesquisa (SEARCH) no canto superior esquerdo do site.
Já achei algumas coisas bem interessantes. O difícil vai ser encontrar tempo para ler neste final de semestre.

contribuiu M.A. G. Oliveira

"

Médicos "desligam" metade do cérebro de criança em operação pioneira


Médicos "desligam" metade do cérebro
de criança em operação pioneira

Garota de um ano tinha convulsões diárias por causa de uma doença neurológica
BBC Brasil.

DivulgaçãoDivulgação
Angelina Mills teve lado do cérebro "desligado"

O pai da menina, Stephen Mills, disse à BBC que a família sabia da chance de Angelina ter a síndrome, mas que ele continuava otimista sobre a saúde da garota.Em uma cirurgia pioneira, médicos "desligaram" metade do cérebro de uma menina de um ano de idade portadora de uma doença neurológica rara que acarreta frequentes convulsões. Angelina Mills, de Norfolk, no leste da Inglaterra, apresentou os primeiros sintomas da síndrome de Sturge-Weber no nascimento, quando a doença normalmente se manifesta.

A síndrome congênita é causada por má formação nos vasos de um dos lados do cérebro, normalmente o mais fraco. É comum que a doença seja acompanhada de convulsões e cause dificuldade de aprendizado.

Como praxe, o tratamento da síndrome de Sturge-Weber é sintomático, através do uso de medicamentos anticonvulsivos, terapia física para reduzir a fraqueza, cirurgia plástica para remover a mancha e monitoramento de sinais de glaucoma.

A cirurgia que "desligou" o lado afetado do cérebro de Angelina, conduzida no hospital infantil de Great Ormond Stret, em Londres, foi considerada "pioneira".

Abalo

Ele contou que não quis acreditar a princípio que sua filha sofresse do problema, apesar de Angelina ter nascido com uma mancha vermelha no rosto, um dos sintomas da doença, causada pelo inchaço dos vasos.

– As primeiras convulsões abalam tanto que é difícil acreditar no que está acontecendo. Não parecia real.
A mãe de Angelina, Lisa Massingham, disse que a doença praticamente eliminou a vida social da família, que evitava fazer programas fora de casa por temor de convulsões.

– Durante nove meses, desde que ela tinha 18 semanas, nunca saíamos de casa com Angelina. Ela tinha convulsões todos os dias. Era assustador. Sabíamos que tantas convulsões poderiam levar a um ataque e ela poderia morrer.
Choque
O casal disse que ficou em choque quando o hospital sugeriu desligar a camada mais externa do lado direito do cérebro de Angelina. A princípio, disse Stephen, os pais tinham dificuldade até de falar no assunto.
– A princípio, aceitar algo tão drástico foi demais para mim, quanto mais conversar sobre isso com Lisa.
Lisa diz que eles não "conseguiam liberar as emoções".
Depois da cirurgia, Angelina agora é "uma criança totalmente diferente", diz a mãe. A menina é bastante "ativa" e a família pode levar uma vida normal.

– Desde a operação, ela nunca mais teve convulsões. Cruzo os dias todos os dias para não voltem a acontecer, e elas nunca mais aconteceram. Angelina é uma garota brilhante e vê-la me traz inspiração todos os dias.
retirado de :http://noticias.r7.com/saude/noticias/medicos-desligam-metade-do-cerebro-de-crianca-em-operacao-pioneira-20110523.html

Os riscos das tradicionais festas juninas: Enfermeira do Samu-192 dá dicas para aproveitar as festa com segurança

Os riscos das tradicionais festas juninas: Enfermeira do Samu-192 dá dicas para aproveitar as festa com segurança: "
Mal começou o mês de junho e as festas típicas da época já alegram as noites frias. A tradição reúne em espaços amplos e multicoloridos foliões que aproveitam o frio para dançar forró e degustar comidas e bebidas típicas. São quermesses, quadrilhas, barraquinhas, e a combinação de bandeirolas, fogueiras e fogos de artifício, criando um ambiente exposto a riscos de incêndio, sem contar os perigosos balões.

Jerúsia Arruda



Wilhma orienta sobre os cuidados para que a festa

possa ser aproveitada sem riscos

Para que a festa possa ser aproveitada sem riscos, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu Macronorte, Wilhma Castro orienta sobre os cuidados para evitar acidentes.

- Para não estragar a folia durante os festejos juninos é essencial tomar alguns cuidados, principalmente com as crianças. São medidas simples que podem garantir a segurança da festa - observa.

PRECAUÇÕES

Wilhma orienta que as crianças só devem ter contato com fogos leves e acompanhadas de pessoas adultas.

- Mesmo os mais velhos precisam observar recomendações, como só soltar foguetes utilizando varas longas, não usar fogos em ambientes fechados e não apontá-los para pessoas ou janelas - acrescenta.

A enfermeira diz que também é preciso muito cuidado também com as fogueiras e jamais realimentar o fogo com álcool, pois a garrafa pode explodir

- Em caso de queimadura, coloque a área atingida em água corrente até o alívio da dor, não usar nenhuma pomada ou substância sobre a lesão sem ouvir um médico e procurar imediatamente atendimento especializado - orienta.

Wilma alerta que, atualmente, a maior causa de queimaduras no país é por líquidos superaquecidos (60%) especialmente por álcool e diz que para maior prevenção, foram definidos dez mandamentos básicos para evitar acidentes:

1. Tire a criança da cozinha.

2. Não a deixe brincar com fogo.

3. Mantenha a cozinha arejada.

4. Muito cuidado com panelas e líquidos superaquecidos.

5. Respeite combustíveis, principalmente o álcool.

6. Não construa fogueiras grandes.

7. Afaste-se de fios elétricos em vias públicas ou no campo.

8. Não fume perto de postos de combustível ou na cama.

9. Cuidado com velas, candeeiros ou similares.

10. Se o fogo pegar na roupa, não corra, pois o ar ativa a expansão da chama. Pare, deite, cubra os olhos e role no chão até apagar.



Dicas de segurança

FOGOS DE ARTIFÍCIO

- Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício.

- Acidentes graves podem acontecer com crianças ou adultos que transportam e utilizam fogos de artifício de forma irregular.

- Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido.

- O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutilação ou cegueira.

- Deixar caixas de fósforos ou isqueiros ao alcance das crianças é uma imprudência. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter conseqüências extremamente danosas

BALÕES

Você sabia que de acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é "crime", como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Não solte balão. Ele pode causar muitos estragos, por isso é proibido.

O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos. Entre os inúmeros contratempos que representam, os balões podem ainda oferecer sérios riscos à aviação, principalmente, às pequenas aeronaves.
"

Curso Virtual: Eletrocardiograma - Unifesp

Eletrocardiograma - Unifesp: "
Site Eletrocardiograma
Esta é a página inicial do curso virtual sobre Eletrocardiograma desenvolvido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O curso é dividido em 5 módulos: músculo cardíaco, eletrofisiologia, eletrocardiograma, patologias e drogas.
Clique na figura para acessar.

Dica do Bruno Oliveira, por e-mail.
"
retirado de :http://materialenfermagem.blogspot.com/2011/05/eletrocardiograma-unifesp.html

Curso Virtual:Ausculta torácica - Unifesp

Ausculta torácica - Unifesp: "
Ausculta Torácica - Unifesp
Este é o Programa Educacional em Ausculta Torácica, página desenvolvida pela Unifesp com o objetivo de ser uma ferramenta a mais para estudo, pela internet, dos sons cardíacos e pulmonares em situações fisiológicas e patológicas.
Clique na figura acima para acessa-lo.


Dica do Bruno Oliveira, por e-mail.
"

Campanha salarial :Médicos 2011

ENVIE PARA TODOS OS MÉDICOS   QUE CONHECER  !!!
FENAM divulga piso salarial dos médicos para 2011
 
É de R$ 9.188,22 o piso salarial dos médicos em 2011, para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho. O valor, que passou a vigorar em primeiro de janeiro, é resultado da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - (INPC), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - (DIEESE), cujo índice acumulado em 2010 foi de 6,91%.
 
 

  
Prezados Colegas Médicos do Brasil
Tendo em vista o piso salarial da categoria, estabelecido legalmente pela entidade representativa máxima da categoria em território nacional, venho fazer um desabafo de um colega recem-egresso da residência médica e pedir-lhes uma breve reflexão:
 - Se ninguém recebe o valor do PISO SALARIAL,  é porque alguém aceitou trabalhar por valor inferior ao mesmo
 - Um Delegado de Polícia (Civil do DF ou Federal) tem salário inicial de 15.000,00 mensais
 - Um Promotor de Justiça inicia a carreira ganhando 16.000,00 por mês
 - Um Juiz de Direito não trabalha por menos de 20.000,00 de subsídio
 Todos esses profissionais acima estudam obrigatoriamente 5 anos de faculdade de Direito, não são obrigados a fazer residência médica, e recebem gratuitamente carro, secretária, material de escritório, sala, água, luz e telefone para exercerem suas atividades. Muitos deles tem motorista e celular funcional gratuitos, além de inúmeros outros benefícios, como aposentadoria integral, tempo reduzido de contribuição, regalias quanto a plano de saúde institucional, moradia subsidiada, etc....
Por que será que todas essas categorias tem tanto ? Em uma única palavra: UNIÃO !!!
A Policia Civil do DF tem os maiores salários do País, entretanto faz greve ou ameaça de greve todos os anos, sempre na época da sua data-base. Curiosamente, seu salário (ou subsídio, como preferem alguns), é rejustado religiosamente todo ano. Não por acaso, a cada 4 anos, um delegado é eleito Deputado Federal, e o mesmo tem como compromisso inadiável defender o reajuste (ou ataulização) anual da remuneração de sua categoria.
Recebi recentemente algumas propostas RIDÍCULAS de trabalho, as quais quero citar aos nobres colegas:
1) Proposta A: Clínica de especialidades médicas, com faturamento via PJ, sobre os quais a empresa me repassaria 40% e ficaria com 60% (supostamente para cobrir custos operacionais, de faturamento, impostos, publicidade, água, luz, telefone, secretárias, material de consumo, etc....)
2) Proposta B: Clínica Ortopédica com nome já consolidado na cidade: ofereceu-me a quantia líquida de R$ 18,00 (isso mesmo DEZOITO REAIS) por paciente, argumentando que o outro ortopedista que trabalha lá marca um paciente a cada 5 minutos, ou seja 12 pacientes por hora, pois já conhece os casos e a maioria vai só para retorno, atestados e relatórios. Sugeriram-me ganhar no volume, atendendo 60 pacientes num período de 5 horas, o que me renderia 1080,00 por turno. Informei-lhes de que não sou tão competente quanto o colega, e que para poder realizar uma boa anamnese, exame físico completo, registro adequado no prontuário, prescrição, solicitação de exames e explicações ao paciente gasto no mínimo 20 minutos por consulta, sendo o ideal um paciente a cada meia hora, o que me permitiria atender no máximo 10 pacientes por 5 horas (ganharia penas 180,00 por turno). Agradeci a oferta. Na minha opnião o que certamente me renderia tal situação seria: 60 pacientes insatisfeitos, que sairiam de lá procurando outro profissional que pudessem ouvi-lo e trata-los com o mínimo de decência. Para ganhar 18,00 a consulta ou 36,00 a hora ganho mais em ficar estudando para prestar um melhor atendimento aos que tiverem a oportunidade de serem atendidos por mim.
3) Proposta C: Clínica pertencente a um Plano de Saúde: Ofereceram-me R$ 20,00 por consulta, com horário livre a minha escolha, número de pacientes conforme minha capacidade de atendimento. Apesar de um pouco melhor que a anterior, acredito ainda ser absurda. Para lavar meu carro pago 20,00 por semana a um senhor que não estudou nem a 4ª série, para cortar meu cabelo pago 30,00 uma vez por mês a um amigo que apesar de muito competente, tem agenda lotada e demora 20 minutos em seu serviço.  Um prato de comida em restaurante do shopping, ou um combo sanduíche + fritas + bebida + sobremesa custa mais que 20,00. Para ter passada uma trouxa de roupa de 5 dias ou para uma faxina semanal em minha casa, pago 50,00 ( ou duas consultas e meia). Sem querer menosprezar ninguem, mas nenhum deles tem uma vida, uma função ou um órgão sob sua responsabilidade. Não tem que responder perante um juiz caso seu serviço não fique a contento, muito menos deverão pagar indenizações financeiras por insatisfação do cliente.
4) Uma empresa de Medicina do Trabalho solicitou curriculum e pretensão salarial. Enviei o meu e disse que o valor a ser pago era no mínimo o do PISO SALARIAL da FENAM. Curiosamente ainda não me retornaram. E sinceramente, não espero que retornem.
  
Se nossos colegas médicos se unissem, assim como fizeram os pediatras recentemente em Brasília, e NÃO ACEITASSEM trabalhar por valores vis, estariamos certamente dando muito menos plantões noturnos e nos finais de semana, trabalharíamos menos em locais com condições precárias, seriamos muito menos desrespeitados por profissionais de outras categorias. Enfim, cabe somente a nós,  MÉDICOS, termos a UNIÃO necessária para podermos 
   
Minha prosposta aos MÉDICOS DO BRASIL é de recusarmos QUALQUER OFERTA DE TRABALHO que não pague o PISO SALARIAL DA FENAM ou a tabela da CBHPM.
  
Isso equivale a R$ 9.188,22 por 20 horas semanais; ou R$18.376,44 para 40 horas semanais
Dividindo, tal valor corresponde a R$ 107,35/hora   ou seja : R$ 644,10 por turno de 6 horas; ou R$ 1288,20 por plantão de 12 horas
Considerando uma média de 2 consultas bem feitas por hora, daria R$53,68 por consulta, um valor mínimo condizente com a tabela CBHPM.
  
  
A princípio parece utópico, mas se esse email circular para todos os médicos do país e ninguem trabalhar por valor inferior, os empresários terão que aumentar os valores oferecidos, ou então terão que permitir que os próprios médicos faturem suas consultas diretamente, excluindo os intermediários ( que são quem realmente lucram com nosso trabalho).
  
Cabe ainda aos CRM´s e Sindicatos dos Médicos do Brasil fiscalizar a remuneração oferecida, não permitindo que tais valores incrivelmente reduzidos obriguem nossos colegas a ter que literalmente " tocar fichas" o que reduz o tempo de consulta, prejudica o exercício ético da medicina e aumenta a chance de erros por parte dos profissionais.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker