ANA KARIENINA
Repórter
No inverno, em função das temperaturas mais amenas, o organismo humano tem um gasto energético maior que será usado para manter a temperatura corporal normal, por isso nossa fome aumenta. É exatamente nessa época que se deve ter mais atenção com os alimentos ingeridos, para que excessos não sejam cometidos.
Para quem não quer continuar com os quilinhos extras ou mesmo para aqueles que querem deixar de lado os maus hábitos alimentares, o curso de Nutrição da Funorte oferece gratuitamente atendimento individualizado onde professores e acadêmicos fazem avaliação e orientação para aqueles que querem manter uma boa dieta nesse inverno.
O acadêmico de Nutrição João Lucas Benevides fornece algumas dicas para se aquecer sem ganhar aqueles quilinhos indesejáveis.
- Alguns alimentos podem ser priorizados nessa época, alimentos quentes e pouco calóricos como: sopas, canjas, consumês, chás, entre outros - frisa.
Ele lembra ainda que todos os alimentos consumidos em excesso podem levar ao aumento do peso e, por isso, é preciso atenção ao costumeiro ato de beliscar entre as refeições.
Os nutricionistas recomendam que nos dias frios as pessoas insiram no cardápio frutas e verduras, carnes magras, sem deixar de lado a atividade física. Além disso, eles alertam para a importância de se hidratar.
- É fundamental consumir o mínimo de dois litros de água ao dia, durante o inverno. Nesse período, a sede diminui e a desidratação é comum - adverte a professora e nutricionista Ilana Gonçalves.
Mas nada de fazer dietas por conta própria para não ser atingido pela fome do inverno. Regime e reeducação alimentar precisam sempre ser acompanhados por um nutricionista.
Para os interessados em fazer um acompanhamento, os atendimentos acontecem na Clínica Escola da Funorte, situada no Campus Amazonas. Para marcar uma consulta ou obter mais informações basta ligar no (38) 3223 2288.
"