5. Dores vagas, aleatórias e inexplicáveis
Normalmente dor em uma certa parte do corpo sinaliza que algo na área precisa de atenção. Na verdade, isso é como a dor nos beneficia. Sendo você uma pessoa sábia e que não procrastina, você fala das dores à sua família e ao seu médico. Então, o inesperado (embora não inteiramente bem-vindo) acontece: seu médico realiza exames como raio X e ressonância magnética e não descobre nenhuma causa óbvia para as dores misteriosas que você está sentindo.
Você pode ter fibromialgia, uma condição misteriosa que resulta em moléstias e dores, e afeta mais mulheres que homens, A fibromialgia parece resultar em sensibilidade altamente aumentada à pressão física ou dor, e geralmente envolve dificuldades para dormir. Atualmente, não existe nenhuma exame definitivo para fibromialgia, mas os médicos vão trabalhar para excluir outras causas possíveis antes de fazer um diagnóstico. Essa condição é tratável com fisioterapia e analgésicos, mas pesquisadores ainda têm muito que aprender sobre ela.
É incrível, mas a depressão também pode causar dores flutuantes, aleatórias e inexplicáveis em várias partes do corpo. Isso pode se manifestar na forma de dor nas costas, dores de cabeça e sensibilidade aumentada à dor.
Como pode ser? Acontece que a dor e a emoção viajam pelos mesmos caminhos neurológicos no nosso cérebro. Para algumas pessoas, é como se os neurotransmissores levando notícias pessimistas pudessem pular as trilhas e causar dor física. Geralmente, antidepressivos, terapia ou alguma combinação dos dois ajuda a resolver a depressão e, com ela, a dor.
Tom Scheve. "HowStuffWorks - 10 dores misteriosas que não se deve ignorar". Publicado em 19 de janeiro de 2011 http://saude.hsw.uol.com.br/10-dores-misteriosas-para-nao-ignorar10.htm (29 de janeiro de 2011)