7. Dor na panturrilha
© Martin Novak / iStockphoto Problemas circulatórios podem se manifestar por meio de dor na panturrilha |
Sua perna tem uma rede de artérias e veias que movimentam sangue de e para seus músculos e coração. As veias que você pode ver sob a sua pele são chamadas de veias superficiais, e elas movimentam o sangue mais longe dentro do músculo em si, em direção às veias profundas. Pequenas válvulas dentro das veias evitam que o sangue flua pelo caminho errado. Contudo, coágulos podem se formar devido a uma ruptura na veia, a uma válvula danificada ou a um ferimento na perna. Isso é umatrombose venosa profunda, ou TVP. A dor oriunda da presença do coágulo provoca um bloqueio do fluxo sanguíneo, o que resulta em inchaço.
Se um coágulo se solta - um evento chamado embolia -, pode viajar através de seu corpo, bloquear uma artéria no pulmão ou no cérebro, danificar seu pulmão - uma embolia pulmonar - ou causar um derrame. Isso geralmente não acontece, mas quando acontece, pode ser muito sério e potencialmente fatal. Os médicos geralmente prescrevem drogas anticoagulantes e mantêm uma vigilância estreita no coágulo para ter certeza de que ele não está crescendo. Pessoas com TVP que estão acima do peso ou que fumam devem mudar seu estilo de vida, já que esses dois fatores aumentam o risco e a gravidade da TVP.
Tom Scheve. "HowStuffWorks - 10 dores misteriosas que não se deve ignorar". Publicado em 19 de janeiro de 2011 http://saude.hsw.uol.com.br/10-dores-misteriosas-para-nao-ignorar10.htm (29 de janeiro de 2011)