Quando amamos muito uma pessoa é inerente ao ser humano desejar a ela tudo de melhor. Sempre. Montes Claros é quase uma pessoa, uma mãe carinhosa que abraça todos que a ela se achegam. Por isso, no dia em que essa madona centenária completa seus 154 anos, nós desejamos a ela:
Um prefeito digno da sua história, da sua gente, da sua cultura. Um prefeito que trabalhe árduo por seu desenvolvimento, que realize obras em benefício da população.
Um sistema de saúde que atenda dignamente aqueles que vão aos hospitais e aos postos de saúde em busca de alívio, de alento, de cura.
Um trânsito mais organizado, em que pedestres, motoristas e ciclistas convivam harmonicamente e possam transitar em ruas asfaltadas, sem buraco e devidamente sinalizadas.
Que 59 homicídios, em menos de seis meses, sejam coisa do passado, porque sonhamos com uma cidade segura, em que os montes-clarenses possam ir e vir pelas ruas, sem medo, preocupados apenas em apreciar as belezas da cidade amada: a luz da lua nos casarões da Matriz, os ipês floridos, as festas de agosto...
Inclusão, acessibilidade! Para que ninguém fique ao longo do caminho por falta de ônibus com elevadores ou de uma rampa que o leve ao outro lado da rua.
Transporte coletivo eficiente, como em Paris, Londres, para levar e trazer quem não tem veículo próprio ou mesmo aqueles que decidiram colaborar com o meio ambiente, deixando os carros na garagem.
Educação para todos. Porque educação é que traz desenvolvimento, dignidade, cidadania! Que em Montes Claros sobrem vagas nas escolas e não cidadãos querendo estudar. Que o analfabetismo passe a fazer parte dos livros de história.
Empregos de qualidade. Que nenhum montes-clarense fique fora do mercado de trabalho por ausência de vaga ou por falta de qualificação.
Um sistema de saneamento básico e de serviços essenciais que funcione e que esteja presente em todas as casas.
Desenvolvimento aliado à qualidade de vida, à preservação do meio ambiente, para que as gerações futuras possam conhecer e se emocionar com os nossos montes claros.
Investimento em cultura, esporte e lazer para que povo de Montes Claros tenha diversão de qualidade e uma vida mais saudável.
Um parque industrial diversificado, com indústrias social e ambientalmente conscientes, para gerar ainda mais empregos e trazer novos investimentos.
Um estádio de futebol para dar aos montes-clarenses o direito de assistir a belos espetáculos e para dar aos jogadores locais a oportunidade de mostrar para seus conterrâneos, todo seu talento.
Esses são sonhos e desejos de quem ama Montes Claros profundamente e de quem quer fazer da Princesinha do Norte de Minas a melhor cidade do Brasil e, porque não dizer, do mundo!
Parabéns cidade querida, que seus próximos 154 anos sejam mais produtivos.
Professor Ruy Muniz