Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

30 de ago. de 2011

Residência Hilton Rocha/Funorte é referência em adaptação de lentes de contato

Residência Hilton Rocha/Funorte é referência em adaptação de lentes de contato:
Os médicos residentes em oftalmologia da Fundação Hilton Rocha/Funorte estão comemorando. A Fundação acaba de se transformar no primeiro Centro de Referência do país em capacitação profissional na adaptação de lentes de contato. A instituição do Pólo de Ensino Presencial é uma parceria da Hilton Rocha/Funorte com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria - SOBLEC, que através do projeto Cléber Godinho, fez a doação de um consultório completo, com equipamentos de primeira.

O projeto idealizado pelo Dr. Cléber Godinho, um mais renomados profissionais da área no Brasil, visa ampliar a adaptação de lente de contato para toda residência oftalmológica brasileira, com a criação de centros regionais de ensino, ao qual os residentes de oftalmologia tenham acesso às técnicas para a correta utilização das diversas lentes. O Instituto Soblec de Educação pretende com o projeto, ampliar o ensino, formar profissionais ainda mais capacitados ao final das residências e ainda melhorar a saúde ocular da população. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente no país apenas 5% das pessoas que apresentam alguma deficiência visual fazem uso da lente de contato e os outros 95% ainda são adeptas dos óculos. O projeto vem para mudar esses números, mostrando à população os benefícios de se utilizar as lentes de contato ao invés dos óculos, já que as lentes são mais confortáveis e esteticamente melhores.



FUNDAÇÃO HILTON ROCHA

A escolha da Fundação Hilton Rocha/Funorte como primeiro pólo, se deve ao centenário do professor Hilton Rocha e também ao fato da Fundação ser uma referência nacional na formação de médicos oftalmologistas. Com o novo consultório a Fundação formará profissionais ainda mais capacitados, que já sairão da residência com a formação adequada em relação à adaptação de lentes de contato. Anteriormente e em outras instituições que oferecem a residência, geralmente, os residentes se especializam em oftalmologia sem a qualificação necessária da área do uso das lentes. Essa qualificação só é obtida em cursos especiais, fora da residência, oferecidos pela própria Soblec.

Para o presidente da Fundação Hilton Rocha/Funorte, professor Ruy Muniz, a parceria com a Sooblec vai viabilizar a formação de profissionais mais completos.

-Os novos profissionais formados pela Hilton Rocha, incluindo ai os nossos 30 residentes atuais, já sairão plenamente capacitados no quesito adaptação de lentes e isso, significa mais saúde para a nossa população. E é esse o nosso trabalho e o nosso objetivo, formar e aprimorar profissionais para garantir a qualidade de vida das pessoas, afirma.

A diretora geral das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Tânia Raquel Muniz, salienta que a residência da Fundação Hilton Rocha vai ficar ainda mais qualificada com a parceria.

-A Funorte sempre primou pela excelência dos seus cursos de graduação e pós-graduação. A residência de oftalmologia da Funorte, com esta parceria com Soblec, se transforma em uma residência de referência nacional, frisa.



CAPACITAÇÃO

Além de capacitar seus residentes, a Fundação Hilton Rocha/Funorte vai oferecer cursos aos oftalmologistas que queiram aprimorar seus conhecimentos na adaptação de lentes de contato ou queiram reciclar seus conhecimentos.

De acordo com a diretora da Fundação Hilton Rocha/Funorte, Ariadna Muniz, esse é o grande mérito da parceria com a Soblec, ampliar a formação dos oftalmologistas de Minas Gerais e de outros estados. Ela salienta ainda, que a parceria com a SOBLEC é o reconhecimento e o retorno do árduo trabalho de reconstrução da Fundação e o coroamento do trabalho tão brilhantemente desenvolvido pelo professor Hilton Rocha, que completaria cem anos.

-Agradecemos ao professor Cléber Godinho por este presente. O projeto mostra o quanto a Soblec se preocupa em capacitar, treinar e reciclar os oftalmologistas, o que por conseqüência mostra o respeito da Sociedade para com a população, enfatiza.

Participaram da assinatura da parceria o coordenador do projeto, doutor Cléber Godinho, a presidente da Soblec, Tânia Schaeler, o ex-presidente da Soblec, doutor Newton Kara, o presidente da Fundação Hilton Rocha/Funorte, professor Ruy Muniz, a diretora geral da Funorte, Tânia Raquel Muniz, a diretora da Fundação Hilton Rocha/Funorte, doutora Ariadna Muniz, o ex governador de Minas Gerais e senador da República Eduardo Azeredo, o vereador Alexandre Gomes.

_____________________________



As lentes de contato são usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou para mudar a cor dos olhos (gelatinosas cosméticas). As lentes de contato gelatinosas cosméticas (pintadas) são também indicadas para albinos, para pessoas que têm cicatriz aparente na córnea ou opacidade total e em casos de ausência ou perda da íris.

O uso de lentes de contato é uma forma eficiente para corrigir a visão, quando feito com cuidado e supervisão apropriados.

O exame completo do olho, a perfeita adaptação, o acompanhamento oftalmológico e a obediência às orientações recebidas são condições indispensáveis para o uso confortável e seguro das lentes de contato, a longo prazo.

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker