| ||
Terapia médica agressiva era mais do que duas vezes mais eficaz na redução do risco de AVC recorrente ou morte do que era o implante de stent em artérias intracranianas estreitadas , no encontrado num estudo randomizado . No julgamento SAMMPRIS, 14,7% dos pacientes randomizados para angioplastia e implante de stent (PTAs) desenvolveram acidentes fatal ou não fatal em 30 dias, em comparação com 5,8% dos pacientes no grupo de gerenciamento agressivo médica ( P= 0,002), informou Marc I. Chimowitz, MB ChB, da Medical University of South Carolina, e colegas no estudo, que foi publicado online pela New England Journal of Medicine. Um ano de taxas de morte ou acidente vascular cerebral também diferiram significativamente entre os dois grupos, ocorrendo em 20% do grupo PTAS e 12,2% no grupo de tratamento médico ( P = 0,009).
artigo completo ( em inglês) :
|
Pontos de Ação
- Note-se que neste estudo, tratamento médico agressivo em pacientes com história de acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório associado com estenose significativa de uma artéria principal intracraniana foi superior a angioplastia e implante de stent em termos da taxa de acidente vascular cerebral em 30 dias.
- Salientar que este é o primeiro estudo randomizado comparando o implante de stent para tratamento médico agressivo e terceiro ensaio randomizado que não conseguiu demonstrar benefício da revascularização intracraniana (os dois últimos estudos avaliaram desvio sugery).