Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

30 de mar. de 2013

Refrigerante faz mal à saúde : 180 mil mortes por ano provam!

Refris são ligados a 180 mil mortes por ano


NEW ORLEANS - Um grande estudo epidemiológico relatórios internacionais que beber grandes quantidades  de bebidas açucaradas foi associado com um aumento do índice de massa corporal (IMC), que por sua vez estava ligado com o IMC relacionados mortes por diabetes, doença cardiovascular (DCV), e câncer.
Especificamente, os pesquisadores descobriram que, em 2010, 132 mil mortes por diabetes, 44.000 mortes por doenças cardiovasculares, e 6.000 mortes por câncer no mundo poderiam ser atribuídas a beber adoçadas com açúcar refrigerantes, suco de frutas ou bebidas esportivas.

O estudo de Gitanjali Singh, PhD, da Harvard School of Public Health, Boston, Massachusetts, e colegas, foi relatado em EPI | NPAM 2013 Epidemiology and Prevention/Nutrition, Physical Activity and Metabolism 2013 Scientific Sessions.

"É um [surpreendente] grande número de mortes - dezenas de milhares de mortes - que estão sendo causados ​​pelo consumo de bebidas açucaradas," Dr. Singh comentou à Medscape Medical News . Três quartos destas mortes foram relacionadas com IMC de diabetes, o que "sugere que limitar a ingestão de bebidas açucaradas, é um passo importante na redução de óbitos por diabetes", observou ela.

"Batalha perdida" para mudar os hábitos do paciente, Políticas Públicas


O estudo reforça a necessidade de médicos para encorajar os pacientes a beber menos bebidas açucaradas, o Dr. Singh. Além disso, mesmo que "certamente é uma batalha difícil [para mudar a política pública] - é uma que ... médicos, cardiologistas, de saúde pública cientistas, [e] os políticos ... realmente precisa para defender e mostrar apoio", observou .

Como parte do Global Burden of Disease estudo, os pesquisadores obtiveram dados de 114 estudos nacionais sobre dieta, o que representa mais de 60% ​​da população do mundo.

Com base em dados de grandes estudos de coorte prospectivos, eles determinaram como as mudanças no consumo de bebidas açucaradas afetados IMC, e no próximo, como IMC elevado afetada DCV, diabetes, obesidade e 7 cânceres relacionados (mama, útero, vesícula biliar, esôfago, colo-retal, rins e, de câncer pancreático). Usando dados da Organização Mundial de Saúde, calcularam o número de mortes de IMC relacionado com doenças cardiovasculares, diabetes e câncer para os homens e para as mulheres de 20 a 44, 45 a 64, e 65 anos e mais velhos.

Consumo de açúcar, bebida média variou tremendamente - de menos de 1 bebida (8 oz) por dia em mulheres idosas chinesas para mais de 5 bebidas (40 onças) por dia em mais jovens cubanos.

A maioria das mortes (78%) de excesso de bebidas açucaradas estavam em países de baixa e média renda.

O México, que tem uma das maiores taxas do mundo per capita de beber bebidas adoçadas, teve o maior número de mortes relacionadas a este fator de risco: 318 mortes por milhão de adultos.

Em contraste, o Japão, com uma das menores taxas per capita de absorver estas bebidas, teve o menor número de mortes atribuíveis a este fator de risco: cerca de 10 mortes por milhão de adultos.

Em 2010, a beber bebidas adoçadas com açúcar estava associado com sobre:


38.000 mortes por diabetes na América Latina e países do Caribe.


11.000 mortes por doenças cardiovasculares no Oriente e Central-Eurásia países.


25.000 mortes nos Estados Unidos.

"Bebidas adoçadas com açúcar são a principal causa de mortes evitáveis ​​por doenças crônicas, não só em países de alta renda, mas também em países de baixa e média renda", conclui o grupo.

Bottom Line: Aconselhe os pacientes a evitar bebidas açucaradas

"A base de evidências de que bebidas adoçadas com açúcar está associada ao ganho de peso em excesso é bem estabelecida, o que esses pesquisadores têm feito é dar um passo além, dizendo que o excesso de peso que é atribuível a bebidas açucaradas na verdade aumenta o risco de morte por diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, "American Heart Association (AHA) o porta-voz de Rachel K. Johnson, PhD, da Universidade de Vermont, Burlington, comentou.

Pontos fortes do estudo incluem o seu alcance grande, mas desde que foi um estudo epidemiológico, não demonstrar causa e efeito, Johnson observou. No entanto, "é certamente um [biologicamente] associação plausível, e devemos levá-la a sério", acrescentou.


Segundo o Dr. Johnson, "A linha inferior é para [aconselhar os pacientes a] evitar bebidas adoçadas com açúcar, [pois] temos mais e mais evidências de que não é uma boa escolha."

É "particularmente problemática" que os mecanismos de saciedade não chutar com bebidas da mesma maneira como acontece com os alimentos sólidos. "Se você tem uma bebida açucarada às 4 horas, você não é tão provável a cortar o que você come para o jantar da mesma maneira que você faria se você tivesse um lanche de alimentos sólidos às 4 horas, ", ela disse.

A AHA recomenda que os adultos não ultrapassam 450 calorias (36 oz) por semana de bebidas adoçadas com açúcar. Em uma declaração de posição declaração 2012 , a AHA ea American Diabetes Association afirmou que não nutritivos adoçantes artificiais podem ser uma ferramenta para ajudar as pessoas a reduzir o açúcar adicionado e ingestão de calorias, desde que eles não comem as calorias extras para compensar as calorias inferiores em as bebidas dietéticas.

Os autores não declararam relações financeiras relevantes.
EPI | NPAM 2013. 19-22 março de 2013. Resumo MP22.

26 de mar. de 2013

XIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva : 16 a 18 de maio

20 de mar. de 2013

I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar da SBC 2013

I diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: resumo executivo


 


RESUMO

Apesar de avanços nos últimos anos relacionados à prevenção e a tratamento, muitas são as vidas perdidas anualmente no Brasil relacionado à parada cardíaca e a eventos cardiovasculares em geral. O Suporte Básico de Vida envolve o atendimento às emergências cardiovasculares principalmente em ambiente pré-hospitalar, enfatizando reconhecimento e realização precoces das manobras de ressuscitação cardiopulmonar com foco na realização de compressões torácicas de boa qualidade, assim como na rápida desfibrilação, por meio da implementação dos programas de acesso público à desfibrilação. Esses aspectos são de fundamental importância e podem fazer diferença no desfecho dos casos como sobrevida hospitalar sem sequelas neurológicas. O início precoce do Suporte Avançado de Vida em Cardiologia também possui papel essencial, mantendo, durante todo o atendimento, a qualidade das compressões torácicas, adequado manejo da via aérea, tratamento específico dos diferentes ritmos de parada, desfibrilação, avaliação e tratamento das possíveis causas. Mais recentemente dá-se ênfase a cuidados pós-ressuscitação, visando reduzir a mortalidade por meio do reconhecimento precoce e tratamento da síndrome pós-parada cardíaca. A hipotermia terapêutica tem demonstrado melhora significativa da lesão neurológica e deve ser realizada em indivíduos comatosos pós-parada cardíaca. Para os médicos que trabalham na emergência ou unidade de terapia intensiva é de grande importância o aperfeiçoamento no tratamento desses pacientes por meio de treinamentos específicos, possibilitando maiores chances de sucesso e maior sobrevida.

acesse o PDF da Diretriz Completa: http://www.scielo.br/pdf/abc/v100n2/v100n2a01.pdf
  veja videos das recomendações americanas na prática simulada (AHA-American Heart Association) > https://www.youtube.com/watch?v=fkiIxZiXkB0

19 de mar. de 2013

O Escafandro e a Borboleta : Filme sobre síndrome de Locked In (Imobilidade)

O Escafandro e a Borboleta (2007) Poster

O Escafandro e a Borboleta (2007)
Le scaphandre et le papillon (original title)


The true story of Elle editor Jean-Dominique Bauby who suffers a stroke and has to live with an almost totally paralyzed body; only his left eye isn't paralyzed. 

link no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0401383/
Logotipo
(o que é o IMDB : leias mais)

 

 

 link video-comentário : https://www.youtube.com/watch?v=WGGXQO1gYx4

veja trailer: 

Cura para AIDS : é possível deixar a medicação ?


HIV: Cura 'Funcional' vista em 14 adultos

Precoce e eficaz terapia HIV pode – em uma pequena fração dos pacientes - levar a uma cura funcional chamada, pesquisadores franceses relataram.
Quatorze pacientes tratados dentro dos primeiros 2 meses de infecção mais tarde foram capazes de parar a terapia de combinação anti-retroviral sem um rebote de HIV, de acordo com Asier Sáez-Cirión, PhD, do Instituto Pasteur em Paris, e colegas o VISCONTI chamado de estudo.
Enquanto todos os 14 ainda têm o HIV, na maioria dos casos ele só pode ser detectado com testes de laboratório Resumo e é indetectável por métodos padrão, Sáez-Cirión e colegas relataram online na PLoS Pathogens.
Mas em todos os casos, a infecção parece estar sob controle, sem o uso de drogas – a definição de uma cura funcional, que, ao contrário de uma cura "esterilizante", não se livrar completamente do HIV.
O relatório é o segundo em vários dias do que parece ser curativo tratamento precoce para o HIV.
Pesquisadores relataram na recente conferência sobre retrovírus e infecções oportunistas que retroviral nas primeiras horas de vida de combinação parece ter eliminado a infecção pelo HIV em um bebê.
No entanto, em geral, não se recomenda a interrupção do tratamento de HIV, comentou Michael Saag, MD, da Universidade do Alabama, Birmingham.
"Na minha prática," disse MedPage hoje, "todo mundo gostaria de começar com infecção aguda na terapia anti-retroviral, mas em geral eu ia apenas continuar o que a terapia e não parar."
Vários estudos de interrupção de tratamento chamados mostraram que para a maioria das pessoas, parar terapia leva a afiados e perigosos aumentos na replicação do HIV, Saag observou.
A diferença neste grupo, os pesquisadores sugerem, é que eles eram tratados muito cedo, a chamada infecção primária ou aguda e gasto entre um ano e 7,6 anos em terapia, com uma média de 36,5 meses.
Suas razões para parar, Sáez-Cirión disse MedPage hoje em um email, incluíam um desejo tirar férias da terapia e a participação em um estudo de interrupção do tratamento.
Os 10 homens e quatro mulheres foram agora fora terapia para entre 4 e 9,6 anos. Sua carga viral do plasma é abaixo de 40 cópias de RNA do HIV por mililitro, mas todos os três casos e abaixo de cinco cópias em cinco pacientes.
O vírus é convencionalmente considerado "indetectável" se a carga viral do plasma está abaixo de 50 cópias por mililitro, embora chamados ensaios de cópia única – apenas raramente usados fora do laboratório – podem detectar pequenas quantidades de HIV.
O que Sáez-Cirión e seus colegas estão chamando "controladores de pós-tratamento" não são comuns, eles notaram.
Quando olharam o francês banco de dados de pacientes HIV desde 1997 a 2011, eles encontraram apenas 756 pacientes que foram tratados dentro de 6 meses de infecção, e que mantiveram a terapia pelo menos um ano.
Daqueles que tinham uma carga viral detectável antes da terapia e um indetectável depois, apenas 70 parou o tratamento e tinha medições de carga viral subseqüentes.
Kaplan-Meier estimativas de que a população sugeriu a probabilidade de manter controle viral após um ano foi de 15,3%.
Isso significa que, notou Saag, que cerca de 85% dos pacientes tratados cedo ainda enfrentará rebote viral se parar o tratamento.
Embora o fenômeno não pode ter implicações clínicas imediatas, disse ele, é "prova de conceito" que o sistema imunológico pode controlar o HIV em algumas circunstâncias.
Ele também pode oferecer esperança para uma vacina, disse ele. "Isso mostra que há alguma resposta imune", disse ele, "que pode ser estimulado não apenas para controlar a infecção, mas para prevenir a infecção, se a parte do sistema imunológico pode ser ferrada e ativada."
Na verdade, os pesquisadores argumentaram que estudo destes pacientes, e outros como eles poderia "abrir novas perspectivas terapêuticas" para pessoas com HIV.
Entre outras coisas, eles descobriram que o sistema imunológico dos controladores de pós-tratamento não se assemelham aos de "controladores de elite" – a 1% da população HIV-positivos que parece ter uma habilidade natural para controlar o vírus.
A elite controladores tendem a ter proteção HLA classe I alelos, mas os 14 pacientes tendem a ter variantes HLA associados com um risco maior de progressão do HIV, eles relataram.
Também, controladores de elite têm um grande número de células-T CD8-positivo de HIV-específicas altamente eficientes; os controladores de pós-tratamento têm "muito fraca" e em algumas respostas de CD8 HIV específicos casos mal detectáveis.
Por outro lado, há pelo menos uma semelhança importante: ambos os grupos têm pequena HIV "reservatórios" - grupos de células infectadas que dão origem a novos vírus, levando a rebote viral quando a terapia é interrompida.
O achado sugere que "limitar o pool de células infectadas é crucial para o controle bem sucedido da replicação viral na ausência de terapia," argumentam Sáez-Cirión e colegas.
E, se concluíram, terapia precoce, continuaram durante um período prolongado, "provavelmente desempenharam um papel importante na redução dos reservatórios."
Dito isto, continua a ser "claro" que fatores distinguem os pacientes que conseguiram o controle daqueles que não o fez.




O estudo teve apoio da Agência Nacional francesa de pesquisa sobre AIDS e hepatites virais. O jornal disse que os autores declararam que existem sem interesses concorrentes.





15 de mar. de 2013

SIMPÓSIO VIRTUAL DE NUTRIÇÃO

SIMPÓSIO VIRTUAL DE NUTRIÇÃO - 14 DE MARÇO - 14:30H (Horário de Brasília)

Mais uma iniciativa em educação continuada voltada para profissionais de saúde, em busca de uma rede integrada de conhecimento e livre acesso a informação de qualidade. Acesse o link e veja mais detalhes.

12 de mar. de 2013

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva‏ Ações XVIII CBMI : em novembro

4º Processo Seletivo da Liga Nortemineira de Ortopedia e Traumatologia - LANOT

4º Processo Seletivo da Liga Nortemineira de Ortopedia e Traumatologia - LANOT:


Abertas as inscrições para o 4º processo seletivo da Liga Acadêmica Nortemineira de Ortopedia e Traumatologia - LANOT 

Estão abertas as inscrições para o Quarto Processo Seletivo da LANOT. Poderão se inscrever acadêmicos do terceiro ao oitavo período do Curso Médico da Unimontes.

As inscrições poderão ser realizadas no Laboratório Morfofuncional, com 
Diogo no período de 11 a 25 de março, das 16 às 22 horas, exceto no dia 25/03, quando as inscrições serão encerradas às 18 horas, no morfofuncional e continuarão no local da prova.
Valor da inscrição: R$ 10,00.

A ficha de inscrição está disponível no local de inscrição ou pode ser impressa aqui

A prova será realizada no dia 25 de março de 2013 às 19 horas na sala 212 no CCBS. É necessário levar o comprovante de inscrição e documento com foto.

Para mais informações consulte o edital do 4º Processo Seletivo LANOT

9 de mar. de 2013

Unimontes abre inscrições para o 2º Processo Seletivo/2013: 762 vagas

Unimontes abre inscrições para o 2º Processo Seletivo/2013: 762 vagas:

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abre, nesta segunda-feira (04/03), as inscrições para o 2º Processo Seletivo/2013. A oferta é de 762 vagas em 32 cursos divididos em dois grupos e o prazo se estenderá até o dia 26 de abril, somente pelo portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br. No mesmo endereço pode ser acessado o edital completo.
O vestibular de meio de ano da Unimontes conta com dois grupos. No Grupo 1 serão preenchidas 408 vagas em 17 cursos. Outras 354 vagas são oferecidas em 15 cursos do Grupo 2. De acordo com o edital, as provas de múltipla escolha e de redação serão aplicadas no dia 9 de junho, em Montes Claros, Belo Horizonte e em oito cidades onde a Universidade possui campi avançados: Almenara, Bocaiúva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora e Unaí. Serão distribuídos 230 pontos.
PRÉ-INSCRIÇÃO
Os candidatos que pretendem concorrer pelo sistema de reserva de vagas devem passar antes pela pré-inscrição, recebida também pelo portal www.cotec.unimontes.br, no horário das 9 às 18 horas, até 15 de março. Todos, impreterivelmente, devem apresentar os documentos que comprovam inclusão nas seguintes categorias: afrodescendentes e egressos de escola pública – esses comprovadamente carentes –, portadores de deficiência e indígenas.
A documentação pode ser postada nos Correios ou protocolada na recepção da Cotec, no Campus Universitário. A cada vestibular, 45% das vagas da Unimontes são oferecidas pelo sistema de reserva de vagas.
CURSOS E VAGAS
O 2º Processo Seletivo 2013 da Unimontes oferece as 762 vagas da seguinte forma: GRUPO 1ALMENARA: Pedagogia (25); BOCAIÚVA: Física (25); ESPINOSA: Pedagogia (17); JANAÚBA: Agronomia (20); JANUÁRIA: Pedagogia (25); MONTES CLAROS: Ciências Biológicas/Bacharelado (28), Ciências Contábeis (25), Ciências Econômicas (25), Direito diurno (20), Educação Física (25), Geografia (25), Letras/Espanhol (25), Matemática (25), Medicina (20) e Odontologia (17); PIRAPORA: Pedagogia (25); e UNAÍ: Ciências Biológicas (25).
GRUPO 2ESPINOSA: Letras/Português (22); JANAÚBA: Pedagogia (25) e Zootecnia (20); JANUÁRIA: Letras/Inglês (15); MONTES CLAROS: Administração diurno (25), Ciências Sociais (25), Direito noturno (20), Educação Física licenciatura (25), Engenharia Civil (21), História diurno (25), Letras/Português (25), Enfermagem (20), Pedagogia (25) e Sistema de Informações (20); e PIRAPORA: Geografia (25).
Os inscritos aos cursos do grupo 1 farão os testes pela manhã (8 às 13 horas) e os candidatos do grupo 2 serão submetidos às provas na parte da tarde (15 às 20 horas). Mais informações pelo telefone (38) 3229-8080 e pelo e-mail cotec@unimontes.br.
ACESSO RÁPIDO
Ficha de inscrição
Pré-inscrição socioeconômica
Edital




Somos Tão Jovens - Trailer Oficial : Novo filme sobre o Legião Urbana




Emoção Quem também está envolto com uma grande história é o diretor, produtor e roteirista Antônio Carlos da Fontoura que acaba de finalizar Somos tão jovens, ainda sem data de estreia, e que vai mostrar como Júnior se transformou em Renato Russo, o maior mito do rock brasileiro. A produção, que tem Thiago Mendonça como protagonista – o ator já interpretou outra figura da vida real, o sertanejo Luciano – mostra a Brasília de 1976 a 1982, quando começaram a surgir bandas como Aborto Elétrico e Legião Urbana, e o papel de Renato Manfredini nesse processo. 


“Ele é o motor de toda aquela turma da capital federal que tinha gente como Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto”, justifica Fontoura. “Já tivemos documentários sobre ele, mas é o primeiro e único filme já feito sobre o Renato Russo até hoje. Sinto uma responsabilidade e um desafio enormes, porque é impressionante como o Renato abraçou todas as gerações. Os fãs já estão em polvorosa com o lançamento do filme; jovens que nem conheceram o Renato vivo. É a história de um mito.”


7 de mar. de 2013

Unimontes disponibiliza vagas para transferência externa

Unimontes disponibiliza vagas para transferência externa:


A Comissão Técnica de Concursos (Cotec), da Universidade Estadual de Montes Claros, divulgou o edital do Processo Seletivo de Transferência Externa para as vagas disponíveis em 50 cursos ministrados no campus-sede e nos 11 campi no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. A oferta é de 714 vagas e podem se inscrever estudantes matriculados em cursos superiores de graduação de qualquer instituição de ensino superior credenciada e que comprovem matrícula regular em 2013.
O processo atende, ainda, alunos que trancaram suas matrículas em seus cursos de origem neste primeiro semestre letivo. As inscrições devem ser feitas somente pelo sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br até o dia 20 de março. Para melhor acesso dos interessados, a Cotec/Unimontes disponibilizou um computador em sua sede (prédio 4, campus-sede) para consulta e inscrições. O funcionamento é de 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.
PROVAS
De acordo com o Edital, para se inscrever o candidato ou seu representante deverá preencher o requerimento específico e, em seguida, quitar taxa de inscrição no valor de R$ 140,00. A seleção constará de Prova de Múltipla Escolha – caso o número de candidatos seja superior ao número de vagas –, no dia 14 de abril, de 10 às 12 horas (prédio 3, campus-sede).
Ainda conforme o edital, o candidato cumprirá, ainda, exame da documentação /exame de currículo (de caráter eliminatório).
O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 29 de abril, às 19 horas, pela internet e afixado nos quadros de aviso da Cotec. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8080.

5 de mar. de 2013

Maconha não associada à dano Pulmonar , segunda artigo JAMA 2012

JAMA Network | JAMA | Association Between Marijuana Exposure and Pulmonary Function Over 20 Years:

Associação entre a exposição a maconha e função pulmonar por mais de 20 anos.

Fonte

Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade da Califórnia, São Francisco, 185 Berry St, Ste 5700, San Francisco, CA 94107, EUA. mpletcher@epi.ucsf.edu



Resumo

CONTEXTO:

A fumaça da maconha contém muitos dos mesmos componentes como o fumo do tabaco, mas se ele tem os mesmos efeitos adversos na função pulmonar não é clara.

OBJETIVO:

Para analisar a associação entre a maconha (atuais e exposição da vida) e função pulmonar.

CONFIGURAÇÃO DESIGN, E OS PARTICIPANTES:

O Desenvolvimento de risco coronariano em adultos jovens (CARDIA) estudo, um estudo longitudinal coleta de medidas repetidas de função pulmonar e tabagismo mais de 20 anos (26 de março 1985-agosto 19, 2006) em uma coorte de 5.115 homens e mulheres em quatro cidades dos EUA . Modelo linear misto foi utilizado para contabilizar individuais com base na idade trajectórias de função pulmonar e outras variáveis, incluindo o uso de tabaco, a qual foi analisada em paralelo como um controlo positivo. Exposição da vida de articulações de maconha foi expressa em joint-ano, com uma joint-ano de exposição equivalente a fumar juntas 365 ou bacias cheios de tubos.

MEDIDAS PRINCIPAIS DO RESULTADO:

O volume expiratório forçado no primeiro segundo da expiração (FEV (1)) e capacidade vital forçada (CVF).

RESULTADOS:

Exposição de maconha foi quase tão comum quanto a exposição ao tabaco, mas foi principalmente luz (mediana, 2-3 episódios por mês). Exposição ao tabaco, corrente e tempo de vida, foi associado linearmente FEV inferior (1) e CVF. Em contraste, a associação entre a exposição maconha e função pulmonar não-linear (P <0,001): em baixos níveis de exposição, FEV (1) aumento de 13 mL / joint-ano (IC 95%, 6,4 a 20; P <. 001) e CVF em 20 mL / joint-ano (IC 95%, 12 a 27, e P <0,001), mas em níveis mais elevados de exposição, essas associações nivelado ou até mesmo revertidas. A inclinação para FEV (1) foi de -2,2 ml / joint-ano (IC 95%, -4,6 para 0,3, P = 0,08) em mais de 10 joint-ano e -3,2 ml por episódio fumar maconha / mês (95% IC, -5,8 para -0,6, P = 0,02) em mais de 20 episódios / mês. Com o uso da maconha muito pesado, a associação rede com FEV (1) não foi significativamente diferente da linha de base, e da associação rede com CVF permaneceu significativamente maior do que a inicial (por exemplo, a 20 anos-conjunta, 76 ml [IC 95%, 34 a 117], P <0,001).

CONCLUSÃO:

O uso da maconha ocasional e baixo cumulativo não foi associada a efeitos adversos na função pulmonar.

'via Blog this'

1 de mar. de 2013

RadPed: Uroressonância em pacientes pediátricos

Telessessão do RadPed acontece na próxima segunda-feira
Notícias - Outros

Clique para ampliar No dia 4 de março, próxima segunda-feira, às 12 horas (horário de Brasília), está programada uma telessessão sobre o tema Urorressonância com Avaliação Funcional em Pacientes Pediátricos. Quem ministrará a palestra será a radiologista pediátrica Taísa Davaus Gasparetto, da Clínica CDPI, do Rio de Janeiro (RJ).
A telessessão é promovida pelo grupo de Educação e Pesquisa em Radiologia Pediátrica (RadPed), com transmissão por videoconferência e por webconferência. Os participantes poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
As telessessões já ocorridas podem ser acessadas na página www.telessauderj.uerj.br/ava, onde é preciso inserir login e senha para navegar. Quem ainda não fez o cadastro deve preenchê-lo no site www.telessauderj.uerj.br/ava/etc/cadastro.php.
Acesso por webconferência:
Para participar, é necessário acessar o www.telessauderj.uerj.br/ava/etc/webconfrute.php e, em seguida, digitar o Estado, município e nome, e clicar em "entrar na sala".
Acesso por videoconferência:
Sala 3, MCU RNP: 24 Participantes
ID da sala: 0330
Gatekeeper: 200.130.35.15
Velocidade da chamada: 1Mbps

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker