Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

13 de jan. de 2012

Profissionais do Samu Macro Norte aderem à Força Estadual de Saúde

Profissionais do Samu Macro Norte aderem à Força Estadual de Saúde:

adaptado:http://www.onorte.net/noticias.php?id=36482

Devido às chuvas intensas das últimas semanas, moradores de mais de 87 municípios de Minas Gerais estão enfrentando sérios problemas com os estragos provocados pelas águas. Para levar auxílio a esses moradores, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) constituiu, em caráter emergencial, a Força Estadual de Saúde, com objetivo de assistir aos pacientes que estão com dificuldades de acesso aos hospitais e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e não encontram meios para garantir a continuidade de seus tratamentos.

Foram cadastrados voluntários entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos que ficarão sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. Para reforçar o trabalho da Força Estadual de Saúde, voluntários do Samu macro Norte, entre médicos e enfermeiros se inscreveram para participar das ações.

A enfermeira Ariadna Aparecida Araújo diz que tomou a decisão de se inscrever para assim que ficou sabendo do chamado da SES.

-Quando trabalhamos com urgência e emergência acompanhamos muito de perto não só a dor do paciente, mas o sofrimento dos familiares e os noticiários mostraram o sofrimento de pessoas que perderam todos os parentes, casas destruídas pelas águas, centenas de desabrigados. Não há como não sentir o desejo de tentar fazer alguma coisa para ajudar. Além do trabalho técnico, como profissional, que ajuda a aliviar o sofrimento físico, podemos levar um apoio como ser humano. Essa é a razão de ter escolhido a enfermagem como profissão, justifica Ariadna.

A ação já reúne mais de 490 colaboradores. Para transportar as equipes de voluntários e os insumos (medicamentos e material médico) nos locais de difícil acesso foram disponibilizadas 20 caminhonetes 4 x 4.

Os integrantes da Força Estadual de Saúde receberão ajuda de custo para alimentação e hospedagem nas cidades para os quais forem designados, além de todo o material necessário para atender a população. A equipe deverá atuar no mínimo cinco dias e no máximo 30 dias nos municípios.



Força tarefa

Os profissionais serão selecionados e designados de acordo com as necessidades de cada região ou município e atenderão nos abrigos e tendas montadas pela Defesa Civil. Serão atendidos casos agudos, como febres, diarreias, entre outros sinais de alerta de doenças infecciosas, reduzindo, assim, as sequelas e mortes evitáveis, além de prestar assistência de qualidade e em tempo hábil às populações atingidas pelas enchentes. Também serão atendidos os pacientes hipertensos, diabéticos, cardíacos, em tratamento de quimioterapia e radioterapia e, ainda, grávidas a partir do sexto mês.

A SES também está fazendo um levantamento da rede de assistência das regiões afetadas para facilitar o encaminhamento dos pacientes quando necessário e colocou Kits de Atendimento às Calamidades para uso em caso de enfermidades, decorrentes das chuvas, para a população de municípios afetados. Os Kits contêm 30 medicamentos e 18 insumos estratégicos, como ataduras, esparadrapos, seringas, equipamentos para soroterapia, além de amoxicilina, analgésicos, paracetamol, sais de reidratação e sulfametoxazol. A quantidade de medicamentos é suficiente para atender 500 pessoas durante três meses. Os kits estão sendo distribuídos de acordo com a demanda apresentada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A criação da Força Estadual de Saúde conta com o apoio dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Enfermagem (CRE) e Psicologia (CRP), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), além das fundações Ezequiel Dias (Funed), Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) e Ministério da Saúde.

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker