Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

22 de ago. de 2011

Diferenças entre bactérias Gram positivas e Gram negativas

Gram Positivo ou Negativo. Técnica de coloração de Gram: "
O método, ou técnica de coloração de Gram é um dos mais empregados na bacteriologia médica
O que é uma bactéria Gram positiva? O que significa bactéria Gram negativa?
É comum, ao lermos uma bula, principalmente de antibióticos, observarmos a seguinte frase: “esse antibiótico é indicado para infecções causadas por bactérias Gram-positivas” ou “Gram-negativas”.
Mas o que é isso? Vou tentar explicar:


As bactérias de interesse médico apresentam diversas formas: esféricas (cocos), cilíndricas ou bacilos e de espiral. Além disso, de acordo com suas características fenotípicas mais evidentes, elas podem ser subdivididas em cinco grandes grupos. Um desses grupos é o grupo das bactérias que normalmente são coradas pelo método de Gram. (Os outros grupos são: Micobactérias e Nocárdias, Espiroquetídeos, Micoplasmas, Riquétsias e Clamídias).

Uma vez que os microorganismos são transparentes, é freqüente o uso de corantes para melhor visualização da forma e do tipo de arranjo. Um dos métodos mais empregados em bacteriologia médica é o método de coloração de Gram.

A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Christian Joaquim Gram que em 1884 observou de modo empírico que as bactérias adquiriam cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes.
Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de Gram-negativas.

O método, ou técnica de Gram, consiste, essencialmente, no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano (Esfregaço é uma leve camada de matéria orgânica sobre uma lâmina de vidro, para exame microscópico.), fixado pelo calor, com os seguintes reagentes: cristal violeta, lugol, álcool e fucsina.

Todas as bactérias, sejam Gram-positivas ou Gram-negativas, absorvem de maneira idêntica o cristal violeta e o lugol, adquirindo a cor roxa. Entretanto, ao serem tratadas pelo álcool, apresentam comportamento diferente, isto é, as Gram-positivas não se descoram pelo álcool e as Gram-negativas se descoram facilmente. Dessa maneira, as bactérias gram-positivas continuam com a cor roxa do complexo cristal violeta/lugol e as Gram-negativas tornam-se descoradas. Ao receber a fucsina, somente as bactérias Gram-negativas se deixam corar e adquirem a cor avermelhada do corante.

É por isso, que quando se examina ao microscópio um esfregaço bacteriano corado pelo método de Gram, as bactérias Gram-positivas se apresentam de cor roxa e as Gram-negativas, de cor avermelhada.
As bactérias normalmente coradas pelo método de Gram são as bactérias mais frequentemente encontradas numa rotina de diagnóstico bacteriológico, seja como causa de infecção ou não.

O método de Gram é utilizado na maioria das infecções bacterianas, permitindo o diagnóstico presuntivo de algumas delas com bastante segurança. Estão entre estas as uretrites gonocócicas, as meningites bacterianas em geral e as infecções urinárias.

A parede celular dos microrganismos gram-positivos é uma estrutura relativamente simples, com espessura de 15 a 50 nm.
A parede celular dos microrganismos gram-negativos é muito mais complexa. A dificuldade em penetrar nesta camada complexa é a razão pela qual alguns antibióticos são menos ativos contra as bactérias gram-negativas.


Geralmente as bactérias 'gram negativas' são mais patogênicas, possuindo ainda lipopolissacarídeos na sua membrana exterior, que agravam a infecção.

Alguns microorganismos gram-positivos
Staphylococcus aureus
Lactobacillus sp.
Streptococcus pyogenes

Alguns microorganismos gram-negativos
Pseudomonas aeruginosa
Haemophilus influenzae
Escherichia coli
Helicobacter pylori
Fonte: A saude em pauta

"

.......... Deixe seu comentário ..........

6 comentários:

muniky disse...

Gostei muito da explicação, pois achei o conteúdo completo, já tinha pesquisado em várias fontes, no entanto só agora consegui tirar todas minhas dúvidas.

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

otimo...

Anônimo disse...

excelente.

Unknown disse...

Conteúdo bastante esclarecedor.

shirley alux disse...

Adorei..... fiz até o desenho no meu trabalho ...ficou bem esclarecido ....muito bom mesmo . parabéns ,

Postar um comentário

sua opinião é o que vale ! deixe um comentario .

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker