Desvende mitos e verdades sobre a asma
Um começo de inverno marcado por esse dia que traz a asma ao cenário de doenças do inverno e é tratada internacionalmente com muitas recomendações e diretrizes , dessa forma enfatizando o papel do acompanhamento desta doença crônica e muito prevalente em crianças.
Do R7
A asma é uma doença inflamatória crônica, sem cura e caracterizada pelo estreitamento generalizado dos brônquios, cuja intensidade varia de pessoa para pessoa. Ela pode ser desencadeada por fatores alérgicos, irritantes e infecções por vírus.A chegada do inverno, nesta terça-feira (21), traz um alerta para os asmáticos, que costumam sofrer com o ar seco e o clima frio comuns nesta época do ano.
O tratamento da asma geralmente segue três diretrizes: controle da doença, higiene do ambiente e tratamento farmacológico de manutenção e tratamento da crise.
Entre os medicamentos mais indicados estão os broncodilatadores de ação imediata. Recomendados para o tratamento da crise aguda de asma, eles podem ser utilizados na forma inalatória sob a forma de spray (“bombinhas”) ou via nebulização. Em casos mais graves, é necessária a utilização de anti-inflamatórios por via oral ou endovenosa, por um curto período.
Entre os cuidados que o paciente deve ter estão: manter o ambiente de casa e do trabalho limpo e arejado, evitar contato com o pó e poeira, evitar fumaça de cigarro e evitar fazer exercícios nos horários de pico de poluição, no começo da manhã e no final da tarde.
Para falar sobre a doença, o programa Hoje em Dia, da Record, convidou a pneumonologista Elnara Negri para desvendar os mitos e as verdades sobre a doença. Assista ao vídeo: