Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

28 de mar. de 2011

Informe IF - Intercâmbio na Unimontes - Dia 8 de Abril

Informe IF - Intercâmbio na Unimontes - Dia 8 de Abril: "Não se esqueçam! o Informe IF acontecerá no dia 8 de Abril às 19h no auditório do Prédio 3 (CCET)






International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, que possui 95 países membros nos 5 continentes, sendo associada à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A missão da IFMSA é ampliar o horizonte e o conhecimento dos estudantes de medicina através da promoção de intercâmbios culturais, acadêmicos e científicos, além de incentivar a realização de projetos sociais e campanhas em saúde pública. A IFMSA foi fundada na década de 50 e é hoje a maior organização estudantil do mundo. A IFMSA-Brazil existe há mais de duas décadas e desde então desenvolve cerca de 800 intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisas anualmente, além de projetos em Educação
Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva e AIDS e Direitos Humanos. Todo o trabalho é voluntário e realizado por estudantes de medicina em mais de 35 escolas médicas no Brasil.
O Comitê Local da Unimontes foi fundado no ano de 2010, em caráter não-pleno. Até agora, participamos da Semana Nacional de Combate ao AVC e realizamos o Dia Mundial da AIDS e uma Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea. Nesse ano, temos como objetivo expandir nossas ações ainda mais, abrangendo a população de estudantes, pacientes e profissionais da saúde da cidade e região. A partir do próximo ano, se contarmos com o apoio dos docentes e discentes do curso médico da Unimontes, poderemos atuar como Comitê Pleno, recebendo e enviando intercambistas a todos os países membros da IF.
Estamos em busca de uma conquista há tempos sonhada. Para sua consolidação, precisamos do seu apoio. Sabemos que muitos têm dúvidas sobre a IFMSA: como a organização funciona, como podem participar. Portanto, organizamos o “Informe IF” para esclarecer todas as dúvidas e divulgar nossos mais novos planos. Abaixo estão listadas dúvidas que terão suas respostas abordadas no “Informe IF”. Contamos com sua presença.




- Quais são as modalidades de intercâmbio?
- Com quais custos tenho que arcar?
- Qual a duração do intercâmbio?
- Como é feita a seleção para o intercâmbio?
- Como posso receber um intercambista?
- Preciso falar outra língua para tentar o intercâmbio?
- Como posso saber o que o país para onde quero ir requer de mim?
- E se eu não for aprovado no processo seletivo?
- Como posso participar da IFMSA-Brazil?
- Existe limite para quantidade de intercâmbios?
- Até qual período posso tentar o intercâmbio?
- Há programas de residência médica que pontuam intercâmbios?
- É possível realizar um intercâmbio médico com menos de R$ 500,00?


Visite o Blog IFMSA Unimontes




"

25 de mar. de 2011

Samu Macronorte recebe visita de técnicos e gestores da Bahia

Samu Macronorte recebe visita de técnicos e gestores da Bahia: "
Nesta segunda-feira, o Samu Macronorte recebeu a visita de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e dos prefeitos de Poções e Barra do Choça, que vieram conhecer a estruturação do Samu e da rede de atenção às urgências e emergências no Norte de Minas.


Ana Paula, referência técnica da Regulação da SES/BA, explica que o Estado ainda não se estruturou para atender às urgências e emergências e diante das dificuldades dos municípios de maior porte em manter a oferta de serviços proporcional à demanda, criou-a necessidade de organizar a rede de atenção, nos mesmos moldes da organizada no Norte de Minas.

- Nossa proposta é reunir os municípios do sudoeste da Bahia e organizar um consórcio nos mesmos moldes do consórcio intermunicipal de saúde da Rede de Urgências Norte (CISRUN), mas estamos com dificuldade de operacionalizar legalmente o processo. Além disso, o governo da Bahia vai iniciar a expansão do sistema de regulação, que até então só funciona em Salvador, para a região metropolitana e municípios-pólo das macrorregiões. Por isso viemos conhecer, in loco, o funcionamento da Rede de Urgências Norte, que é a primeira experiência do país neste sentido e é uma referência para todos os estados - justifica Ana Paula.

O presidente do CISRUN, Warmillon Braga, diz que essa troca de experiências entre os estados é fundamental, não só para padronizar os serviços oferecidos no país, mas, principalmente, para que as experiências exitosas possam servir de base para novos projetos.

- Cada região tem suas especificidades que precisam ser consideradas na hora de estruturar um projeto de saúde pública, principalmente no caso da rede de atenção às urgências, que envolve, inclusive, padrões culturais. Tradicionalmente, o Norte de Minas sempre trabalhou com pouco recurso e grande demanda, além das dificuldades estruturais da região, mas sempre soube canalizar essas dificuldades com união e parceria, destacando-se por seus projetos e ideias ousados e inovadores. É assim desde o movimento sanitário que deu origem ao Sistema Único de Saúde e, agora, com a Rede de Urgência, a região dá um novo salto e se torna modelo para o país. Por sermos os pioneiros nesse projeto, estamos conscientes de nossa responsabilidade em compartilhar as experiências com as outras regiões e nos sentimos honrados em fazê-lo - reconhece Warmillon Braga.



DIFICULDADES E EXPECTATIVAS

O prefeito de Poções, Luciano Mascarenhas, diz que o município recebeu uma unidade de pronto atendimento (UPA) com capacidade para atender toda a região e que está pronta para ser inaugurada, mas para isso é preciso organizar o serviço de forma que todos os municípios sejam igualmente beneficiados.

- No sudoeste da Bahia são 24 municípios e há 14 anos foi criada a Associação dos Municípios da Região Sudoeste da Bahia, a AMIRS, que sempre viabilizou as ações conjuntas. Mas para o atendimento às urgências, decidimos instituir um consórcio, que já foi formalizado legalmente. Agora estamos diante da efetivação prática. Já buscamos junto à Secretaria de estado de Saúde da Bahia as orientações, mas o Estado está com dificuldade em operacionalizar o processo para transferência de recursos. Por isso viemos buscar onde o serviço já tem tradição e experiência, que é caso do Norte de Minas. Não podemos errar. O povo baiano está contando com esse serviço - ressalta.

Oberdam Rocha Dias, prefeito de Barra do Choça, diz que na região os atendimentos de maior complexidade são realizados em Vitória da Conquista, que está sobrecarregada.

- Nossa expectativa é que com a experiência que vimos no Norte de Minas, tenhamos subsídios para negociar com a Secretaria de Estado de Saúde no sentido de credenciar o consórcio para gerenciar o serviço, assim como fez o governo de Minas, e, também, para orientar as secretarias municipais e prestadores em relação à organização da rede - planeja.



VISITA

Acompanhada dos coordenadores do SAMU, Enius Versiani, Frederico Willer e Wilhma Alves de Castro, a comitiva visitou as instalações do complexo regulador macrorregional, onde conheceu o funcionamento da central de regulação do SAMU e da central de regulação assistencial. Sinvaldo Alves Pereira, diretor do Cisrun, junto com a equipe técnica, apresentou aos visitantes os detalhes da viabilização e gerenciamento do consórcio público, mostrando o papel de cada um dos entes consorciados, além da participação do estado e da União no processo.


"

O BRASIL SE DESTACA NO SIMPOSIO “SAUDE MENTAL, ALCOOL E DROGAS NAS AMERICAS”

O BRASIL SE DESTACA NO SIMPOSIO “SAUDE MENTAL, ALCOOL E DROGAS NAS AMERICAS”: "
Enviado por:

Dra. Ana Raquel Santiago de Lima

DIRETORA ESTADUAL DE ATENCAO PSICOSSOCIAL/SERGIPE

Psiquiatra Clínica- Especialista em Saúde Mental

Aracaju-Sergipe

Durante os dias 21 e 22 de marco aconteceu em Toronto-CA um Simposio Internacional para fortalecer as políticas de saude mental, alcool e outras drogas da America Latina e Caribe. Foi organizado pelo Center for Addiction and Mental Health (CAMH) e a Organizacao Panamericana de Saude. Sergipe foi o unico representante brasileiro pelo reconhecimento dos avanços nesta área e por ser um parcerio institucional do CAMH. No simposio estavam presentes mais de 15 paises da America Latina e Caribe, alem de representantes da Comissao de Saude do Canada e de 05 centros colaboradores da OMS em Toronto (Universidades).



Todo este empenho foi realizado, fundamentalmente para ampliar a colaboração norte-sul e sul-sul nas Americas a fim de fortalecer a Atenção Primária em Saúde com especial destaque à integração da saude mental,alcool e outras drogas à Atenção Primária.



O Brasil teve destaque pela implantação de servicos comunitarios de saude mental e pela defesa incansavel da Reforma Psiquiatrica. Muitos paises ainda estão em fase de elaboração de politicas, porem com grande dificuldade de implementa-las. Foi destacado a vontade politica que o Brasil tem demonstrado ao longo dos ultimos 10 anos nesta área. Sergipe ganhou destaque como a segunda maior cobertura de CAPS/100.000 habitantes e por ter implantado varios projetos para a atenção aos usuarios de crack e outras drogas.



Como resultado teremos em breve, aproximação da OPAS com o Ministério da Saude de 05 paises a fim de desenvolver um projeto inovador juntos. Tenho certeza que o Brasil será um deles na luta pela integração da Saude Mental na Atenção Primária.
"

Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe - Saúde > news.med.br


Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe

Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (17) a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírusque circulam no hemisfério sul, dentre eles o da influenza A (H1N1).
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.
As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos: idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, cerca de 23,8 milhões de pessoas.
“A vacina é segura para todos. Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, garantiu o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. O secretário também esclareceu uma dúvida comum na população: “É impossível pegar gripe pela vacina, como algumas pessoas costumam afirmar. O vírus usado nesta vacina é inativado”.
NEWS.MED.BR, 2011. Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2011.

Movimento Fora Tadeu volta às ruas: Em mais uma manifestação, populares reclamam da administração municipal

Movimento Fora Tadeu volta às ruas: Em mais uma manifestação, populares reclamam da administração municipal: "
Vanelle Oliveira

Repórter

Centenas de manifestantes, a maioria jovens, foram às ruas de Montes Claros na manhã do último sábado protestar contra a administração municipal. Com faixas e cartazes, os participantes gritavam palavras de ordem. Ao ser questionado sobre os motivos que o levou às ruas, o estudante Lucas Almeida afirmou que a manifestação tem um intuito social, sem ser vinculada a qualquer partido político. Segundo ele, trata-se de uma união de jovens preocupados com a cidade e com o descaso como ela tem sido tratada pelo executivo municipal.

Vanelle Oliveira



Apesar da mobilização, especialmente nas redes sociais, o movimento ainda não apresentou oficialmente uma pauta de reivindicações

- O que pretendemos é contribuir para conquistar uma cidade melhor. E também serve para alertar os jovens que antes não estavam nem aí para a política. É importante que saibam que se continuarem relapsos nada irá mudar - afirma.

Enquanto aguardava o ônibus na praça Dr. Carlos, a técnica de enfermagem, Regina Néri, se disse admirada e que apoia a ação dos estudantes. Para ela, os jovens estão corretos em expor sua indignação.

- Vivemos em uma democracia em que, infelizmente, muitos são covardes, não têm coragem de mostrar suas insatisfações. Ficar em casa criticando não adianta, temos que ser livres para expor nossas idéias - observa.

Já a dona de casa Maria Arlete reclama dos lotes sujos, da dificuldade de atendimento nos postos de saúde e falta de medicamentos.

- No hospital não tem atendimento e quem não tem dinheiro morre na fila. Na hora de pedir voto, vem na minha casa e faz mil promessas, mas quando a população precisa, cadê? Quem é mãe de família igual a mim, que depende do município para saúde e educação dos filhos sofre - protesta.



RESPOSTA

Em nota, a administração municipal diz que até o momento não recebeu uma pauta de reivindicações, nem pedido dos manifestantes para agendamento de reunião.


"

Funorte divulga datas dos próximos vestibulares

Funorte divulga datas dos próximos vestibulares: "
Andréia Pereira

Repórter

Uma das faculdades mais procuradas em Montes Claros, no Norte de Minas e Sul da Bahia, a Funorte divulgou as datas dos próximos vestibulares. O vestibular de medicina ocorre no dia 11 de junho, e as provas para os cursos de administração, biomedicina, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, pedagogia, jornalismo, educação física, letras português/espanhol, direito, medicina veterinária, farmácia, zootecnia, serviço social, história, geografia, engenharia biomédica, psicologia e engenharia civil será no dia 19 de junho. Segundo a Comissão Organizadora do Processo Seletivo (COPS), as datas já foram divulgadas por conta da procura das pessoas.

A COPS informa ainda que o edital será publicado na primeira quinzena de abril e o Manual do Candidato na segunda quinzena, quando também divulgados, entre outras informações, os livros exigidos no processo seletivo. A divulgação do período de inscrição será feita com a publicação do edital.

Informações pelo telefone (38) 390 3038 ou pelo site www.funorte.com.br.
"

23 de mar. de 2011

As pessoas são capazes de mudar?


As pessoas são capazes de mudar?
por Charles Bryant - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Os cientistas dizem que demora 30 dias para que uma nova rotina de exercícios se torne hábito e deixe de ser uma tortura
© hartphotography1 / iStockphoto
Os cientistas dizem que demora 30 dias para que uma nova rotina de exercícios se torne hábito e deixe de ser uma tortura
As pessoas podem mesmo mudar? Se você der um giro pela Internet com buscas simples, vai encontrar uma série de web sites que oferecem planos encorajadores para mudanças pessoais. O problema é que a maioria desses sites são operados por alguém que está vendendo alguma coisa, seja um livro de autoajuda, seja uma série de CDs de áudio cujo objetivo é torná-lo o melhor que você pode ser. Isso não quer dizer que esses programas ou livros não sejam importantes para algumas pessoas. Muita gente passa por alguma forma de terapia de autoajuda e, de fato, consegue fazer mudanças reais em suas vidas,  quer seja para perder peso, quer seja para parar de fumar, quer seja para fazer mudanças de personalidade - como "Quero ser mais assertivo" ou "Não serei mais tratado como um capacho".
O que é mais difícil de encontrar são estatísticas acuradas sobre as mudanças. Estatísticas sobre parar de fumar, de beber e de usar drogas apenas representam parar o hábito, e elas apenas provam que um grupo de indivíduos poderia fazer aquela mudança. Se você quiser uma avaliação acurada sobre se mudar é realmente possível, uma pergunta melhor a fazer do que "Você pode parar de fumar?" seria "Você pode mudar fundamentalmente seu instinto de permitir-se um comportamento aditivo?". Claro que alguém pode para de fumar, mas se essa pessoa sentir saudades do cigarro todos os dias até o dia de sua morte, essa pessoa mudou fundamentalmente ou simplesmente parou de se envolver em um padrão comportamental específico?
O que significa mudar realmente? Todos os animais, incluindo os humanos, são instintivos, e nós podemos ou não ser capazes de mudar isso. Você provavelmente pode pensar em casos nos quais o instinto das pessoas aparentemente mudou. Um pai de primeira viagem pode perder o instinto de pensar em si mesmo primeiro. Alguém com problemas de confiança pode perder o instinto de fugir de um relacionamento ao encontrar a pessoa certa. Se mudar significa comportamento como uma coleção de hábitos, então as pessoas definitivamente são capazes de mudar.
Vamos dar uma olhada em alguns meios que as pessoas usaram para conquistar mudanças de hábito na próxima página.


Mudança de comportamento

Seus neurônios levam 66 dias para aprender a fazer as sinapses de maneira diferente quando você abandona um vício, mas o retorno ao velho hábito, em caso de recaída, é imediato
© Aydın Mutlu / iStockphoto.com
Os neurônios levam 66 dias para aprender a fazer as sinapses de maneira diferente quando você abandona um vício, mas o retorno ao velho hábito, em caso de recaída, é imediato
O que é o comportamento se não uma coleção de hábitos? Digamos que um marido tem um certo padrão de comportamento que é destrutivo para o seu casamento. Ele é indiferente aos desejos da esposa de ter o próprio trabalho. O que esse marido está fazendo é falhar em uma série de ações sob certas circunstâncias. Na verdade, ele pode até acabar com essa coleção de hábitos.
Digamos que sua esposa descreva o comportamento dele assim: "Quando eu falo sobre arrumar um emprego, ele tem o hábito de mudar o assunto para si mesmo", e, "Quando eu falo sobre nossa família precisar de uma segunda renda, ele tem o hábito de pensar só em meios dele ganhar mais dinheiro". Um grupo variado de hábitos representa o comportamento do marido. Para mudar seu comportamento, e, nesse caso, seu instinto de ser indiferente às ideias da mulher, ele deve trabalhar em cada hábito por vez. Em vez de mudar o assunto para si mesmo, ele deveria se engajar numa conversa verdadeira sobre as capacidades da esposa e de que forma ela poderia contribuir.
Especialista dizem que para uma pessoa mudar seus hábitos, muitas coisas precisam ser alinhadas. A pessoa deve ter o desejo de mudar, e deve estabelecer sistemas organizados para alcançar essa mudança. Geralmente, acredita-se que as pessoas tenham mais sucesso quando uma mudança grande é tratada por vez. Também ajuda se você escrever seu plano e compartilhá-lo com alguém, assim você se sentirá obrigado a prestar contas, embora algumas pessoas sejam capazes de se automonitorar. Livros de autoajuda e terapeutas aconselham você a repetir seu novo plano até que o mau hábito ou acabe, ou que o bom hábito se imponha.
A maioria dos profissionais diz que leva de 31 a 30 dias para quebrar um hábito. Pesquisadores identificaram os gânglios da base como a região do cérebro que controla o comportamento habitual. Testes mostraram que quando um novo hábito é aprendido, os neurônios disparam de maneira diferente nos núcleos da base. A atividade neural também muda quando esse mesmo hábito é desaprendido. Mas ele facilmente vai mudar de volta se o novo hábito for reaprendido. 
Isso explica por que é tão difícil mudar antigos hábitos. Você tem de reverter a maneira como seus neurônios fazem a descarga elétrica quando você para de fumar, mas eles voltam ao jeito antigo imediatamente se você der aquela "inofensiva" primeira tragada. Um estudo de 2009 do Centro de Pesquisa de Saúde do Comportamento do Reino Unido indicou que leva 66 dias para quebrar ou fazer um hábito até o ponto em que esse novo hábito se torne comportamento-padrão.
Não importa se leva 21, 30 ou 66 dias, é possível mudar hábitos, o que significa que a mudança comportamental pode ser uma realidade, desde que a pessoa seja capaz de se manter no rumo. 

Fontes

Protocolos das Unidades de Pronto Atendimento 24 horas Do Rio de Janeiro

Primeiro reciclanato:Neuroanatomia


22 de mar. de 2011

Os efeitos da radioatividade no corpo humano


Energia nuclear

Os efeitos da radioatividade no corpo humano

Em pequenas doses, a radiação ajuda a diagnosticar e tratar doenças. Em grandes quantidades, pode alterar o sistema biológico e até matar

Marco Túlio Pires
O raio-x é um tipo de radiação utilizado pela medicina para ajudar no diagnóstico de doenças
O raio-x é um tipo de radiação utilizado pela medicina para ajudar no diagnóstico de doenças (Thinkstock Images)
Uma dose altíssima de radiação instantânea pode causar a falência do sistema imunológico, enquanto a mesma quantidade distribuída em várias ocasiões não tem efeito danoso
Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que eventualmente tenham sido alteradas ou destruídas. Em doses extremas, é fatal: o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o mais grave da história, matou 30 pessoas em apenas um mês e foi associado a 1.800 notificações de câncer de tireoide. O Japão atravessa agora a pior crise nucleardesde o acidente na usina soviética. O governo divulgou que pelo menos 20 pessoas foram expostas à radiação que escapou da usina Fukushima, mas não detalhou as circunstâncias ou a gravidade dos casos.
Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares (em geral urânio ou plutônio) tem a propriedade de alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, são mais resistentes à radiação. A medula óssea, ao contrário, é o órgão mais sensível.
Na literatura médica, o câncer é um dos problemas mais associados à radiação. Isso porque a radioatividade pode alterar o 'relógio biológico' das células, fazendo com que cresçam desordenadamente, formando tumores. Os tumores induzidos pela radiação não aparecem antes de 10 anos a contar das doses recebidas. Em caso de leucemia, o intervalo cai para dois anos. Esse período entre a exposição e o aparecimento do câncer é chamado 'período latente'.
Os cientistas ainda não têm dados precisos para determinar o risco de câncer associado a uma dada exposição à radiação. Mas existem estimativas. Sabe-se que baixas dosagens não estão relacionadas ao câncer, daí por que são normalmente seguros exames médicos como tomografia, raio-X e mamografia, segundo a Health Physics Society (HPS), uma organização americana especializada nos efeitos da radiação no corpo humano. Mas a partir de uma certa dosagem, a associação entre radiação e câncer aparece.
De acordo com estimativa da Sociedade Americana do Câncer, em um grupo de 100 pessoas, 42 irão desenvolver câncer ao longo da vida. Se o grupo for exposto a uma dose acumulada de 10 milisieverts (entenda o que é o Sievert), durante uma tomografia computadorizada, por exemplo, as mesmas 42 desenvolverão a doença. Mas, para uma dose acumulada de 50 milisieverts, 43 pessoas teriam câncer. A partir deste patamar, o risco aumenta 0,17% a cada 10 milisieverts de radiação.

O que é radiação ionizante?


Radiação significa a propagação de qualquer tipo de energia, como o calor e a luz. Normalmente, o termo ‘radiação’ se refere a um tipo que faz mal para os organismos biológicos, chamado radiação ionizante. Assim como a luz, é uma radiação eletromagnética, só que está além do espectro visível, acima da região ultravioleta. Durante a fissão nuclear ela é um dos tipos de radiação emitidos, além do calor. A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

O que é Sievert?


Sievert (Sv) é uma unidade que mede os efeitos biológicos da radiação - os efeitos físicos são mensurados por outra unidade, chamada gray (Gy). A dose de radiação no tecido humano, em Sv, é encontrada pela multiplicação da dose medida em gray por outros fatores que dependem do tipo de radiação, parte do corpo atingida, tempo e intensidade de exposição.
Radioterapia — Muito do que se sabe sobre os efeitos da radiação ionizante na saúde humana se deve à radioterapia, técnica aplicada no combate ao câncer que submete o paciente a doses controladas de radiação. “Na radioterapia, dividimos uma grande dose em várias sessões”, explica Artur Malzyner, oncologista do Hospital Albert Einstein. Pacientes com câncer de pulmão, por exemplo, recebem doses que se acumulam entre 2.000 e 3.000 milisieverts. Depois de 18 a 20 aplicações em regiões específicas do pulmão, a dose se completa em 50.000 milisieverts. Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts. Mas, Melzyner esclarece, como as doses são localizadas, “apenas a região onde está o tumor é atingida”.
De acordo com Malzyner, o primeiro sintoma causado pelo envenenamento por radiação é a náusea. “É o efeito clínico mais comum”, diz Malzyner. Se a dose aumentar, a radiação começa a atingir outros tecidos humanos, em particular a medula óssea, responsável pela formação das células sanguíneas. “Em 30 dias a pessoa se torna anêmica e incapaz de se defender contra doenças”, diz o oncologista.
Entenda como a radiação ionizante pode afetar diferentes partes do corpo humano:
















A.A.A.M.F. Atlética Medicina Funorte aquecimento PRAIAMED



O suicidio em :The Sunset Limited (The Sunset Limited) 2011

The Sunset Limited (The Sunset Limited) 2011: "

[DVD-Rip] - Download (982)

Sinopse: Na trama, o evangélico ex-condenado Black (Jackson) salva o professor ateu White (Jones), que ia se jogar na frente de um trem do metrô do Harlem, o Sunset Limited. Começa então a peça de fato, com os dois no apartamento de Black – que se recusa a deixar White sair – discutindo religião, vida e morte.


Dados do Arquivo:

  • Tamanho: 700 MB
  • Idioma do Audio: Inglês
  • Legendas: Anexada(s) ao Post
  • Qualidade do Vídeo: DVD-Rip
  • Vídeo Codec: XviD
  • Áudio Codec: AC3
  • Resolução: 720 X 384
  • Formato de Tela: Widescreen (16×9)
"

Garapa (2008)

Garapa (2008): "

[TV-Rip] - Download (59)

Sinopse: De acordo com a ONU, mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica ao redor do planeta. Para entender o real significado do problema busca-se acompanhar de perto como é a vida destas pessoas, tendo por base o cotidiano de três famílias do estado do Ceará.


Dados do Arquivo:

  • Qualidade do Vídeo: TV-Rip
  • Vídeo Codec: XViD
  • Audio Codec: MP3
  • Resolução: 624 X 352
"

Deus, um Delírio – O Debate (The God Delusion Debate) 2008

Deus, um Delírio – O Debate (The God Delusion Debate) 2008: "

[DVD-Rip] - Download (451)

Sinopse: Debate onde Richard Dawkins coloca sua teoria a prova diante do cientista e teólogo John Lennox.


Dados do Arquivo:

  • Quantidade de Mídias: 1
  • Tamanho: 700mb
  • Extensão do Arquivo: AVI
  • Tipo de Compartilhamento: torrent;
  • Idioma do Audio: Ingles
  • Legendas: anexada(s) ao Post
  • Qualidade do Vídeo: DVDrip
  • Ano de Lançamento: 2008
  • Vídeo Codec: XviD MPEG-4 codec
  • Vídeo Bitrate: 160 KBps
  • Audio Bitrate: 48000 Hz
  • Resolução: 480 X 368
  • Formato de Tela: WideScreen(16×9)
  • Frame Rate: 29,970 FPS
"

De Aristóteles a Stephen Hawking

De Aristóteles a Stephen Hawking: "

Sinopse

Escrito, dirigido e apresentado pelo documentarista grego Paul Pissanos, DE ARISTÓTELE A HAWKING busca respostas na analise das teorias de filósofos clássicos, incluindo Pitágoras, Protágoras, Platão, Sócrates, Anaxágoras, Aristóteles e Plotino, sobre o “início do mundo”.


Informações

Tamanho: 288.17 MB

Idioma: Português

Download: Megaupload


"

21 de mar. de 2011

SERIE superalimentos - Brócolis


7. Brócolis


O brócoli é rico em antioxidantes que combatem o câncer de pulmão, cólon, próstata, mama e gástrico
© eyewave / iStockphoto
O brócolis é rico em antioxidantes que combatem o câncer de pulmão, cólon, próstata, mama e gástrico
O brócolis é seu aliado contra um monte de doenças. Ele está cheio de antioxidantes que combatem fortemente o câncer gástrico, de pulmão, cólon, próstata e mama. O 3-Indol-carbinol, um substância sulfurada especial contida no brócoli, pode:
  • Parar a multiplicação das células de câncer na mama e na próstata
  • Inibir a reprodução celular do vírus da herpes
  • Diminuir o crescimento das células de câncer de tireoide e bócio
  • Erradicar o H. pylori, uma bactéria ligada a úlceras e cânceres do estômago [fonte: Fahey, Zhang and Talalay]
O brócolis contém numerosos sais minerais e vitaminas, incluindo cromo, um elemento importante na regulação do açúcar no sangue e da insulina. Seus altos níveis de betacaroteno e de ácido fólico ajudam a evitar a catarata. O ácido fólico erradica o vírus que causa câncer cervical. O brócolis é uma boa fonte não laticínio de cálcio, um elemento necessário para fortalecer os ossos e um agente que pode baixar a pressão sanguínea.
O vegetal também pode nos tornar mais inteligentes também. Ele fornece ferro, que é importante para o funcionamento saudável do cérebro. Ele contém o elemento traço boro, que aumenta a atividade das ondas cerebrais e acelera as respostas físicas. E todo aquele betacaroteno do brócolis melhora sua capacidade de pensar.
Doce, quente e malcheirosa, a cebola é um dos mais antigos remédios da civilização. Saiba mais sobre ela na próxima página.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker