9. Dor na lombar
© Catherine Yeulet / iStockphoto Dor na lombar pode ser mais do que um simples mal jeito nas costas |
Todos os anos, os americanos gastam cerca de US$ 50 bilhões tentando cuidar de suas dores nas costas, segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. O algo preço dessa marca aponta não apenas para a frequência dos problemas lombares dos americanos, como também para a complexidade daquela região de seus corpos. Nossas costas contêm a maior parte da infraestrutura do nosso corpo - músculos, tecidos, conjuntos de nervos, espinha e vértebras. Sem essas estruturas, nossos corpos lembrariam nada mais do que uma pilha de carne desestruturada, como gelatina.
Mas às vezes a dor na lombar é um sintoma relacionado a problema de rim. A dor pode referir-se à formação de uma pedra no rim, que geralmente sairá, dolorosamente, por si só. Se seu rim estiver infectado, ele vai ficar inchado, causando desconforto na lombar. Se um tumor no rim cresceu muito, ele vai provocar dor na lombar também.
Você deve sempre verificar a dor nas costas, já que problemas ignorados nas costas podem se tornar problemas crônicos que apenas ficam piores com o tempo. Saiba que estar alerta e descobrir a causa da dor nas costas pode salvar seus rins - e sua vida.
Tom Scheve. "HowStuffWorks - 10 dores misteriosas que não se deve ignorar". Publicado em 19 de janeiro de 2011 http://saude.hsw.uol.com.br/10-dores-misteriosas-para-nao-ignorar10.htm (29 de janeiro de 2011)