Fiocruz: teste rápido faz diagnóstico do HIV em até 25 minutos
O Teste Confirmatório Imunoblot Rápido, que permite confirmar o diagnóstico de HIV em até 25 minutos (o atual leva de 1 a 30 dias para ficar pronto), foi lançado no dia 1º de dezembro de 2010, Dia Mundial de Luta contra a Aids, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).
De acordo com o gerente de Programa de Reativos de Bio Manguinhos/Fiocruz, Antônio Ferreira, são vários os benefícios trazidos por esta inovação tecnológica no diagnósticodo HIV. As gestantes vão ter menos risco de erro em seu teste preliminar, o que colabora para a diminuição da transmissão vertical do vírus (de mãe para filho) e evita o uso desnecessário da profilaxia medicamentosa com antiretroviral. Outras vantagens são a maior agilidade no diagnóstico, a qual melhora o atendimento dos pacientes nos centros de testagem, além do melhor desempenho em termos de sensibilidade e especificidade.
O Imunoblot Rápido tem margem mínima de erro, custa cinco vezes menos para o Governo Federal, já está registrado no Ministério da Saúde e deve ser implementado no primeiro semestre de 2011.
Fonte: Fiocruz
NEWS.MED.BR, 2010. Fiocruz: teste rápido faz diagnóstico do HIV em até 25 minutos. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2010.