Santa Casa Radialis realiza primeira Radiocirurgia do Norte de Minas Gerais:
A clínica RADIALIS da Santa Casa realizou neste mês a primeira Radiocirurgia Estereotáxica do Norte de Minas Gerais. O procedimento, realizado por uma equipe multidisciplinar competente, transcorreu muito bem. A radiocirurgia, realizada na região cerebral de uma paciente, já parece apresentar resultados animadores.
Após passados poucos dias do procedimento, a paciente, Dona Delmites de Pinho Almeida, de 73 anos apresenta quadro estável. Para ela o procedimento foi tranqüilo, bem tolerado, e ela saiu da sala de tratamento consciente, andando. "Não senti nada. Estou me sentido muito bem. Até meus filhos se surpreenderam com o resultado", afirma a paciente.
Foto: Divulgação
Equipe responsável pela Radiocirurgia
Equipe responsável pela Radiocirurgia
A remoção de tumores e a correção de malformações arteriovenosas em áreas centrais do cérebro, sem a necessidade de um corte sequer, representam uma grande conquista para a Santa Casa de Montes Claros. O procedimento, que é considerado uma opção segura e eficaz para a abordagem de lesões inoperáveis do cérebro, passa a ser realizado no Norte de Minas Gerais, oferecendo uma nova perspectiva de tratamento para muitos pacientes. A realização da radiocirurgia, tratamento totalmente coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inaugura uma nova etapa do tratamento do câncer na região. Muitos pacientes poderão se beneficiar deste recurso tecnológico, antes somente possível nos grandes centros fora de Montes Claros.
Segundo a Coordenadora do Serviço de Radioterapia da Santa Casa, Doutora Lucianne Maia Costa Lima, é muito gratificante poder proporcionar esta importante opção de tratamento ambulatorial aos pacientes da rede pública e privada.
- Estou muito feliz e orgulhosa da nossa equipe. Com a radiocirurgia elevam-se as chances de cura e a qualidade de vida de muitas pessoas. Agradeço o apoio das equipes de Neurocirurgia, Física Médica, Oncologia Clínica e Radiologia, afirma a Radioterapeuta.
A Radiocirurgia é uma forma de radioterapia que utiliza um sistema para localizar as lesões, permitindo alcançá-las sem a necessidade de abrir o crânio, indicada para o tratamento de lesões de difícil acesso cirúrgico no interior do cérebro.
Quando a radiocirurgia é indicada?
A radiocirurgia pode ser realizada para o tratamento de malformações arteriovenosas cerebrais, tumores cerebrais benignos de difícil dissecção, tumores malignos primários e metastáticos do cérebro e da base do crânio, além de doenças funcionais do cérebro. Além disso, existem diversos estudos em andamento para avaliar os benefícios da radiocirurgia no tratamento de lesões localizadas em outros segmentos do corpo.
Resultados
Os resultados obtidos com essa técnica terapêutica são positivos, e os efeitos colaterais e danos causados ao cérebro têm se mostrado mínimos. A radiação é aplicada externamente, não havendo necessidade de abrir o crânio para alcançar a área a ser tratada.
post adaptado de : http://www.onorte.net/noticias.php?id=42653