Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

21 de fev. de 2011

HowStuffWorks - 10 dores misteriosas que não se deve ignorar - Dor pélvica:parte 9


2. Dor pélvica durante o sexo

Se você é mulher, sem dúvida já viu o aviso nas embalagens de absorventes internos: use o tampão por um período muito longo e podem surgir complicações, incluindo a doença inflamatória pélvica (DIP).
Um sintoma comum dessa doença é a dor ou o desconforto na região pélvica durante a relação sexual. A doença inflamatória pélvica é uma infecção bacteriana do útero ou das trompas de Falópio que resulta em tecido vermelho, inchado e dolorido. A inflamação pode provocar cicatrizes, que podem levar a problemas como infertilidade.
A DIP também pode resultar na formação de abcessos, ou dor pélvica crônica. Doenças sexualmente transmissíveis - mais frequentemente a clamídia ou a gonorreia - ou qualquer fonte de bactéria que viaje até os órgãos reprodutores são os suspeitos usuais da DIP. Se não tratada, a infecção pode se espalhar para o sangue e para outros tecidos do corpo. Se uma trompa de Falópio estiver infectada e não for tratada, ela pode arrebentar.
A DIP afeta três quartos de um milhão de mulheres a cada ano, e 1 entre 10 se torna infértil como resultado, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A dor pode não ser severa e pode acompanhar outros sintomas, como urinação frequente ou dor abdominal. A detecção precoce é importante, já que os médicos geralmente podem tratar a DIP com antibióticos. Contudo, em casos em que a condição não é detectada cedo, pode ser necessária cirurgia.
Cistos ovarianos podem causar dor pélvica, e embora frequentemente os cistos vão embora por si só, podem exigir intervenção médica. Na próxima página, vamos dar uma olhada em uma enfermidade que, às vezes, tem origens misteriosas.


Tom Scheve.  "HowStuffWorks - 10 dores misteriosas que não se deve ignorar".  Publicado em 19 de janeiro de 2011  http://saude.hsw.uol.com.br/10-dores-misteriosas-para-nao-ignorar10.htm  (29 de janeiro de 2011)

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker