3. Dores de cabeça explosivas
© Devon Stephens / iStockphoto Dor de cabeça que cai feito trovoada pode não ser só uma enxaqueca |
Derrames acontecem quando um coágulo de sangue ou pedaço de placa nas veias ou artérias do corpo se solta e viaja pelo corpo, com o tempo fazendo seu caminho até o cérebro. Quando isso acontece, o coágulo pode bloquear parcial ou temporariamente uma artéria, resultando no acidente isquêmico, ou pode bloquear totalmente o fluxo sanguíneo, provocando um derrame.
Além da dor de cabeça repentina, outros sinais de acidente isquêmico e derrame envolvem dificuldades neurológicas ou cognitivas, tais como dificuldade para falar e andar. Na realidade, as pessoas podem cair repentinamente enquanto estão de pé ou caminhando. No caso de um acidente isquêmico cerebral - geralmente chamado de mini-derrame - os sintomas incluem tontura, problemas visuais temporários ou simplesmente dificuldade de segurar uma caneta.
De qualquer forma, procure ajuda médica imediatamente. Derrames pedem drogas para dissolver coágulos e restaurar o fluxo sanguíneo para o tecido cerebral, e episódios de acidentes isquêmicos são seguidos em alguma momento por um derrame real. A dor é a maneira de seu corpo dizer que algo não está certo, por isso dê uma chance aos médicos de descobrir o que está errado antes que seja muito tarde.
Tom Scheve. "HowStuffWorks - 10 dores misteriosas que não se deve ignorar". Publicado em 19 de janeiro de 2011 http://saude.hsw.uol.com.br/10-dores-misteriosas-para-nao-ignorar10.htm (29 de janeiro de 2011)