Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

25 de jan. de 2011

Santa Casa avança no número de transplantes realizados

Santa Casa avança no número de transplantes realizados: "
O Serviço de Transplantes da Santa Casa de Montes Claros registrou fato inédito no estado: em cinco dias foram realizados sete transplantes renais, desses, seis por meio de doadores cadáveres e 1 entre doador vivo. Desde a implantação do serviço na região, já foram realizados 369 transplantes de rins, número que aumenta a cada ano.

O coordenador do serviço, Geraldo Sérgio Gonçalves Meira atribui o bom momento do setor à maior conscientização da população em relação à doação, e à crescente difusão de informações sobre a importância dos transplantes para a salvação de inúmeras vidas.

- As campanhas de divulgação têm papel fundamental no esclarecimento da população, que passa a entender todo o processo, contribuindo efetivamente para o aumento no número de doações de órgãos, afirma.

Ele ressalta ainda que a Santa Casa, único hospital da região credenciado pelo ministério da Saúde para a realização de transplantes, ampliará a capacidade de realização de procedimentos, com a implantação, em breve, de uma enfermaria própria para pacientes transplantados, com 17 leitos, inicialmente para rins e fígado, e, em curto prazo, de medula óssea.

TRANSPLANTES DE FÍGADO

Recentemente, a instituição comemorou a conclusão do processo de credenciamento para realização de transplantes de fígado, com expectativa de início ainda no primeiro semestre deste ano.

Os responsáveis pelos procedimentos já realizam o atendimento dos pacientes portadores de doenças crônicas de fígado, tais como cirrose decorrente da infecção pelo vírus da hepatite C, cirrose hepática causada pelo álcool e carcinoma hepatocelular, que causam alterações no funcionamento do órgão e que são responsáveis pela metade dos casos de transplante de fígado no Brasil. A equipe formada pelo hospital é composta por dois cirurgiões transplantadores, dois hepatologistas, dois anestesistas e uma enfermeira todos eles dotados de formação específica em transplante de fígado.

Para o coordenador do serviço de transplante de fígado, Luiz Fernando Veloso, a expectativa é muito grande por parte de toda a equipe e de todo o hospital, visto que a Santa Casa será o primeiro hospital do interior de Minas Gerais a realizar o procedimento, que atualmente só é feito em Belo Horizonte.

- Conhecemos o potencial regional e o desenvolvimento da Santa Casa para a concretização desse atendimento, e estamos trabalhando para mudar a qualidade da vida e as chances de sobrevivência dos pacientes que necessitam desse benefício, afirma. Um dos pacientes beneficiados, que recebeu um rim por meio de um doador vivo é o motorista aposentado Antônio Carlos Ferreira, de 52 anos.O transplante foi realizado após mais de três anos de hemodiálise. O paciente afirma que agora, após o transplante, se considera uma nova pessoa.

- Me sinto bem, muito feliz, um homem renovado. De agora em diante, vou seguir em frente no meu propósito de ajudar as pessoas, afirma.

O industrial José Wilson Ferreira, de 43 anos, após 11 anos e meio de hemodiálise na Santa Casa, realizou o sonho de receber vida nova por meio de um transplante de rim. Ele conta que, durante o tempo de tratamento de insuficiência renal, a sua rotina era ficar, três vezes por semana, durante quatro horas, ligado à máquina de hemodiálise. Após ser submetido ao transplante, com sucesso, a expectativa é levar uma vida normal, livre das limitações que a doença estabelecia.

- As famílias de potenciais doadores precisam se conscientizar a respeito da importância da doação de órgãos, ato fundamental para possibilitar melhores condições de vida àqueles que sofrem na fila de espera. Salvar vidas é, além da solidariedade, um ato de amor, diz, emocionado.
"

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker