Adib Jatene
Nascido em 1929 e formado na USP, Adib Jatene é um cirurgião cardio-torácico famoso principalmente pelo desenvolvimento do procedimento de Jatene, uma nova técnica para correção de transposição de grandes vasos. Já foi Ministro da Saúde duas vezes. Conheça também a Fundação Adib Jatene.
Ivo Pitanguy
Nascido em Minas Gerais em 1926, Dr. Ivo Pitanguy fez faculdade de medicina na UFRJ e residência em cirurgia plástica nos EUA na década de 40. Numa época em que a cirurgia plástica era incipiente no Brasil e uma especialidade pouco respeitada na medicina, Dr. Ivo Pitanguy trabalhou na implantação de vários serviços de cirurgia plástica e reparadora no Rio de Janeiro. Com a implantação do serviço na Santa Casa do RJ, ele possibilitou o acesso à cirurgia reparadora a inúmeros pacientes que não teriam condições financeiras de realizar tais procedimentos. Desde 1963 mantém a Clínica Pitanguy, centro de referência internacional em cirurgia estética e reparadora. Uma lenda da cirurgia plástica, com mais de 800 trabalhos publicados em revistas científicas, diversos livros e inúmeros prêmios e titulações, Dr Pitanguy ainda vai semanalmente, às quartas-feiras, à 38ª enfermaria da Santa Casa, onde orienta cirurgias, discute os casos mais complexos com seus assistentes e compartilha sua experiência com os residentes.
Angelita Habr-Gama
Formada em medicina na USP em 1957, Dra. Angelita escolheu a cirurgia, uma área ainda hoje dominada por homens, e por isso destacou-se sempre no seu pioneirismo: foi a primeira mulher residente em cirurgia geral no HC da USP, a primeira professora titular em cirurgia no departamento de gastroenterologia da USP, a primeira mulher a receber o título de membro honorário da American Surgical Association e o primeiro médico latino-americano a integrar o seleto grupo dos membros honorários da European Surgical Association. Atualmente é professora livre-docente da USP e Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Famosa na área da coloproctologia, tem dezenas de artigos publicados e centenas de palestras minitradas em eventos nacionais e internacionais. Dra. Angelita não diz a idade e afirma que escolheu não ter filhos para investir na carreira.
Miguel Nicolelis
O mais jovem do grupo é também o mais famoso atualmente! Nasceu em 1961, formou-se na USP e logo em seguida fez doutorado para seguir carreira científica. Como ele afirma no seu livro, Prazer em Conhecer, não havia perspectiva para progredir na sua pesquisa no Brasil e por isso foi para os EUA, onde hoje lidera um grupo de pesquisadores em neurociência na Universidade de Duke. Sua pesquisa investiga como integrar o cérebro humano às maquinas. A real aplicação disso virá com o desenvolvimento das pesquisas, mas um dos objetivos é desenvolver próteses neurais para pacientes em reabilitação. Nicolelis foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science e foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano os prêmios Transformative R01 e Pioneer do NIH, somando uma quantia superior a U$ 6 milhões em financiamentos para pesquisa. Além do seu laboratório no EUA, Nicolelis lidera o Instituto Internacional de Neurociências de Natal no Brasil.
"