Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

2 de dez. de 2010

Ioga serve como tratamento eficaz da fibromialgia: Os benefícios para a saúde e qualidade de vida entre as mulheres é tema de trabalho acadêmico

Ioga serve como tratamento eficaz da fibromialgia: Os benefícios para a saúde e qualidade de vida entre as mulheres é tema de trabalho acadêmico: "
Andréia Pereira

Repórter



Com o objetivo de verificar a eficácia da ioga na promoção da funcionalidade, da qualidade de vida, da diminuição do nível álgico, da depressão e da ansiedade entre mulheres fibromiálgicas, as estudantes do curso de fisioterapia da Funorte, Lívia Gomes Vieira e Mary Clara Ferraz Durães elaboraram o artigo "Ioga: intervenção na funcionalidade, algia, depressão e ansiedade de fibromiálgicas".

O artigo é resultado de uma série de pesquisas, que culminaram na elaboração do artigo como trabalho de conclusão de curso, apresentado no último dia 30, avaliado e aprovado com louvor pelos componentes fisioterapeutas da banca examinadora, professora Alessandra Ribeiro e professor Jomar Almeida, coordenadores do curso de fisioterapia da Funorte.

O orientador das acadêmicas, professor Wagner Luiz Mineiro Coutinho, explica que o trabalho se caracterizou como uma pesquisa experimental, em que se realizaram oito sessões de ioga com práticas de posturas (ânsanas) e de exercícios de controle respiratório (prânâyâmas) em mulheres com diagnóstico de fibromialgia, caracterizada como uma síndrome clínica que ocasiona dor em o corpo, principalmente na musculatura. Além disso, a fibromialgia causa sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante, ou seja, a pessoa acorda cansada. Os médicos consideram a fibromialgia uma síndrome, uma vez que ela é caracterizada por um conjunto de sintomas sem que seja identificada uma causa exclusiva para eles.



RESULTADOS

Após a intervenção, constatou-se, segundo o professor, que a média anterior ao tratamento era 80,96 e após o mesmo reduziu para 16,12. A mensuração da intensidade álgica, que antes da intervenção teve média 7,80, posterior à intervenção reduziu para 3,70, avaliada pela Escala Analógica da Dor (EVA).

A avaliação do transtorno de humor-depressivo (mensurado pelo Inventário de Depressão de Beck - BDI) - encontrou média antes da intervenção de 27,90 e após, a mesma identificou redução para média de 6,60. O valor médio do IDATE-ESTADO antes da intervenção foi de 58,40 e após a intervenção foi de 35,40. Quanto ao IDATE-TRAÇO, o valor médio aferido antes da intervenção foi de 56,80 e após foi de 36,10. Esse instrumento avaliou o transtorno da ansiedade em várias situações, tanto a percepção da ansiedade no momento da aplicação do questionário (IDATE-ESTADO) quanto à autopercepção do sujeito em relação à ansiedade na maior parte do tempo (IDATE-TRAÇO).

- O estudo pôde concluir que a ioga mostrou-se eficaz no tratamento das mulheres fibromiálgicas envolvidas na amostra, uma vez que influenciou de forma significativa e positiva nas variáveis funcionalidade, qualidade de vida, algia, depressão e ansiedade das mesmas, constata o professor Wagner Coutinho



IOGA: RECURSO TERAPÊUTICO

A ioga foi considerada pelo estudo como um recurso terapêutico eficaz e favorável ao tratamento desse agravo de saúde que tanto infere na qualidade de vida, funcionalidade e estado emocional dos sujeitos acometidos, principalmente pela sintomatologia álgica.

Segundo o professor Wagner Coutinho, o estudo será preparado para ser enviado para publicação em revista indexada, o que favorece ainda mais o currículo das acadêmicas. - Além de desenvolver um trabalho referencial para a literatura as estudantes poderão agora enriquecer ainda mais o currículo com a publicação do artigo e apresentação em congresso nacional previsto para o próximo ano
"

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker