Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

31 de mar. de 2012

LIVRO: CONSULTA PEDIÁTRICA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA

LIVRO: CONSULTA PEDIÁTRICA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA:

adaptado de:http://professorrobsoncosta.blogspot.com/2012/01/livro-consulta-pediatrica-no-primeiro.html


Excelente série de livros , que aborda temas em pediatria dos mais diversos , ótima para conhecer temas sobre a infância precoce muito pouco discutidos na faculdade ,mas muito comuns na prática da pediatria.

30 de mar. de 2012

A Hora do Planeta :30 / 03 Sustentabilidade no Mundo Todo

Medical Services - Saiba Mais:

SANOFI APOIA “HORA DO PLANETA” E PARTICIPA DA LUTA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL


O Grupo Sanofi no Brasil apoiará a iniciativa “Hora do Planeta”, promovida pela WFF – Worldwide Fund for Nature – uma das mais conhecidas ONGS ambientalistas, que será realizada neste sábado, 31 de março, entre 20h30 e 21h30. Trata-se de um ato simbólico, no qual todos são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
Durante 60 minutos, a Sanofi Brasil apagará as luzes de seus escritórios. Os funcionários da empresa foram convidados a fazer o mesmo, em suas respectivas residências, no País todo. Esse gesto tem como objetivo despertar a atenção e reflexão para a ameaça mundial das mudanças climáticas. 
No País, o Grupo Sanofi implementa várias ações de sustentabilidade, como programa de coleta seletiva de lixo, possui certificação ISO 14001 em sua Fábrica de Suzano, próximo à São Paulo, e Programa de Redução de Geração de Resíduos, que tem o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, água, gás natural e geração de resíduos industriais.
Em nível mundial, nos últimos cinco anos, a Sanofi foi incluída no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, que reconhece as principais empresas capazes de criar valor para a sociedade por orientarem seus negócios pela sustentabilidade.
Participe também dessa iniciativa!



'via Blog this'

28 de mar. de 2012

Ruy Muniz assume direção de Universidade no Rio de Janeiro



O empresário, médico e professor Ruy Muniz assumiu nesta semana a presidência da Associação Universitária Santa Úrsula (Ausu) que é mantenedora da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.
A Universidade Santa Úrsula é uma universidade católica que tem 72 anos de existência, foi fundada pelas irmãs Ursulinas e possui sede no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.  O campus de Laranjeiras possui 48 mil metros quadrados com capacidade para receber mais de 15 mil alunos.

Divulgação


Universidade Santa Úrsula (USU), no Rio de Janeiro, que possui 72 anos de tradição
A Universidade Santa Úrsula oferece 28 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento e três programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado; mantém convênios com universidades internacionais e empresas de grande porte como Petrobrás. Além disso, é reconhecida como referência em pesquisas na área de oceanografia e biologia marinha.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos funcionários da instituição e comunidade acadêmica, que acreditam na capacidade de trabalho do professor Ruy para ajudar no soerguimento da universidade, que há décadas oferece ensino de qualidade para o Rio de Janeiro e Brasil.
A Santa Úrsula mantém convênios com países de Língua Portuguesa e já recebeu centenas de alunos de Cabo Verde para cursar graduação em seus institutos. A tradicional universidade localizada em Laranjeiras possui seis prédios, e no seu ápice já teve 17 mil alunos.
Com a morte da madre Maria de Fátima, presidente da entidade mantenedora, ocorrida em agosto de 2011, as irmãs Ursulinas decidiram procurar no mercado educacional brasileiro alguém que tivesse experiência de sucesso em recuperação de entidades educacionais. E conhecendo o trabalho do professor Ruy Muniz na recuperação do Grupo Promove em Belo Horizonte, da Fundação Hilton Rocha, também na capital mineira e do UNICESP em Brasília/DF, não tiveram dúvida, convidaram o professor Ruy Muniz e sua equipe para fazer o mesmo à frente da Universidade Santa Úrsula.
Na última terça-feira, o empresário Ruy Muniz participou de cerimônia de posse no Salão Verde do campus. Muniz anunciou sua entrada como associado da Associação Universitária Santa Ùrsula e garantiu a recuperação da instituição que tem grande potencial de voltar a crescer no mercado educacional do Rio de Janeiro.
Pela Universidade Santa Úrsula passaram filhos de políticos importantes como Márcia e Maristela Kubitschek, filhas do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
No ano passado, com a morte da chanceler da universidade, madre Fátima, a situação ficou ainda mais crítica, chegando inclusive a atrasar pagamentos de professores.
Jornais do Rio chegaram a noticiar que a universidade não abriria as portas em 2012, e o Ministério da Educação divulgou que a única obrigação da universidade seria dar aos estudantes todos os documentos necessários para a transferência a outras instituições.
Muniz afirmou que já estruturou o plano de recuperação da USU e espera realizar vestibulares ainda neste primeiro semestre para os 28 cursos da universidade. Sua meta é alcançar 10 mil alunos nos próximos três anos.


Em Montes Claros, o professor Ruy Muniz dirige a Funorte, maior instituição de ensino do Norte de Minas ,com 26 cursos superiores, além de cursos de pós-graduação e cursos a distância.

No final do ano passado, Muniz assumiu a Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi), em Montes Claros.
-Nossa meta agora é revitalizar a universidade, captar novos alunos e abrir novos cursos não somente na Santa Úrsula do Rio de Janeiro, como também levar a Santa Úrsula para outras cidades cariocas, garante o empresário.

CALENDÁRIO VACINAL SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) 2011/2012

27 de mar. de 2012

26 de mar. de 2012

Palestra Grandes Temas : 27 de março. Sepse

Telessaúde UERJ:27 Parceria Intersetorial . 28 PCR cerebral Recomendações de Ressucitação. 29 Violência doméstica

A Árvore da Vida (2011) Trailer Oficial Legendado. - YouTube

A Árvore da Vida (2011) Trailer Oficial Legendado. - YouTube: ""

'via Blog this'

25 de mar. de 2012

Reunião Cientifica Neurocirurgia:Neurocirurgia Coluna e Hemangiopericitoma

Hemominas Solidário em Montes Claros

Hemominas Solidário em Montes Claros:

adaptado de :http://www.onorte.net/noticias.php?id=37575

A Fundação Hemominas em Montes Claros participa do evento Domingo Solidário, dia 25 de março, na Avenida Ampere, s/n, bairro de Lourdes, das 13h às 18h. No stand do Hemocentro, uma equipe da Hemominas irá esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre a importância da doação. Será realizado também o cadastro de medula óssea e pré-agendamento para doação de sangue.
Além do stand da Hemominas serão montados stands de hospitais, universidades e empresas de saúde que foram convidadas para participar do evento. Na ocasião o Hemocentro Regional de Montes Claros vai distribuir cartilhas para esclarecer as dúvidas da população.
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos. Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue: http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia. 

Em 5 anos tudo mudou ? Acompanhe esse Resumo e as novas perspectivas

5 anos mudaram tudo - Teaser - YouTube:
'via Blog this'

23 de mar. de 2012

AULAS E PALESTRAS DO CREMESP

AULAS E PALESTRAS DO CREMESP:










10 de ago

Princípios da antibioticoterapia
sto de 2011
PEMC - Lorena
Relação Médico Paciente e o novo Código de Ética Médica

Palestrante: Luiz Alberto Bacheschi

10 de agosto de 2011

Fórum Terminalidade da Vida - Campinas
Os aspectos jurídicos da ortotanásia

Palestrante: Jose Henrique Rodrigues Torres
Espiritualidade e Final da Vida

Palestrante: Alquermes Valvasori

06 de agosto de 2011
PEMC - sede do Cremesp - Consolação

Como orientar um paciente que entra com convulsão no PS

Palestrante: Luis Otávio Caboclo

Como orientar uma paralisia neuromuscular aguda

Palestrante: Cristina Massant
Como orientar um paciente com distúrbio de consciência

Palestrante: Getúlio Daré Rabello
Como conduzir uma doença vascular cerebral aguda

Palestrante: Luiz Alberto Bacheschi
Como orientar um paciente com cefaleia aguda no PS

Palestrante: Marcelo Calderaro


28 de julho de 2011

PEMC - Presidente Prudente
Cuidados com Atestados Médicos para vários fins
Palestrante: Renato Azevedo Júnior
Os antidepressivos e a depressão

Palestrante: Alexandre Duarte Gigante


11 de junho de 2011
PEMC -
sede do Cremesp - Consolação
Antibioticoterapia em serviços de emergência

Palestrante: Renato S. Grinbaum
Infecções do Trato Urinário

Palestrante: Camila Delfino

Infecções do Trato Respiratório

Palestrante: Michelle Zicker

Infecção de pele e partes moles

Palestrante: Sílvia Castro Caruso Christ
28 de maio de 2011
PEMC - São José dos Campos
Sangramento Genital Irregular
Palestrante: Silvana Morandini

Ética na Gineco-obstetrícia

Palestrante: Silvana Morandini

Abdome Agudo Ginecológico

Palestrante: André Luiz Ferreira Santos
26 de maio de 2011
Plenária Especial - Anorexígenos/Anvisa - São Paulo
24 de maio de 2011
PEMC - S. José do Rio Preto
Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão
Palestrante: Ana Elisa Sá Antunes Ribeiro

Transtorno do Pânico - Enfoque no Uso de BZD

Palestrante: Guilherme L.L. Wazen

Benzodiazepínicos - retirada

Palestrante: Hamer Palhares
12 de março
PEMC - Anticoagulantes
Anticoagulação em Cardiologia
Palestrante: Paulo Lavítola

Doença Reumática - problema ainda atual

Palestrante: Paulo Lavítola

Insuficiência Cardíaca

Palestrante: Germano E. Conceição-Souza

DONONE - Garota - Clipe ( Lançamento )

RISCO ENGARRAFADO ? Consumo de refrigerante associado ao risco de doença coronariana, em artigo divulgado pelo periódico Circulation - Medical Journal > news.med.br

Consumo de refrigerante associado ao risco de doença coronariana, em artigo divulgado pelo periódico Circulation - Medical Journal > news.med.br:

Consumo de refrigerante associado ao risco de doença coronariana, em artigo divulgado pelo periódico Circulation



Consumo de refrigerante associado ao risco de doença coronariana, em artigo divulgado pelo periódico Circulation
Sabe-se que o consumo de bebida adoçada com açúcar está associado ao ganho de peso e ao risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2. Mas poucos estudos têm avaliado a relação dessas bebidas com as doenças coronarianas ou com alterações de biomarcadores. O papel das bebidas adoçadas artificialmente também ainda não está claro.
Foi realizado um estudo de coorte prospectivo incluindo 42.883 homens. Associações do consumo de bebidas adoçadas com açúcar (refrigerantes, por exemplo) e de bebidas adoçadas artificialmente (refrigerantes diet, por exemplo) com doença foram examinadas utilizando modelos de riscos proporcionais.
Os participantes que mais ingeriam bebidas adoçadas com açúcar tiveram um risco 20% maior para doenças coronarianas do que aqueles que menos consumiam essas bebidas, após os ajustes necessários para analisar os dados. O consumo de bebidas adoçadas artificialmente não foi significativamente associado à doença arterial coronariana. A ingestão de bebidas adoçadas com açúcar, mas não de bebidas adoçadas artificialmente, foi significativamente associada ao aumento de triglicérides, proteína C reativa, interleucina-6, fator de necrose tumoral R1 e Fr2, diminuição do HDL e da leptina (valores de p <0,02).
Concluiu-se que o consumo de bebidas adoçadas com açúcar estava associado com aumento do risco dedoença coronariana e com algumas mudanças adversas nos lipídios, fatores inflamatórios e leptina. O consumo de bebidas adoçadas artificialmente não foi associado ao risco de doença coronariana ou de alterações nas dosagens de biomarcadores.
Fonte: Circulation, publicação online, de 12 de março de 2012

adaptado de : NEWS.MED.BR, 2012. Consumo de refrigerante associado ao risco de doença coronariana, em artigo divulgado pelo periódico Circulation. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/290585/consumo-de-refrigerante-associado-ao-risco-de-doenca-coronariana-em-artigo-divulgado-pelo-periodico-circulation.htm>. Acesso em: 22 mar. 2012.

'via Blog this'

20 de mar. de 2012

2º Processo Seletivo LANOT :liga de ortopedia

2º Processo Seletivo LANOT:
Abertas as inscrições para o 2º processo seletivo da Liga Acadêmica Nortemineira de Ortopedia e Traumatologia - LANOT

Estão abertas as inscrições para o Segunda Processo Seletivo da LANOT. Poderão se inscrever acadêmicos do terceiro ao sétimo do Curso Médico da Unimontes.

As inscrições poderão ser realizadas no Laboratório Morfofuncional, com Diogo no período de 15 a 26 de março, das 16 às 22 horas, exceto no dia 26/03, quando as inscrições serão encerradas às 18 horas, no morfofuncional e continuarão no local da prova.
Valor da inscrição: R$ 15,00.
A ficha de inscrição está disponível no local de inscrição ou pode ser impressa aqui.

A prova será realizada no dia 26 de março de 2012 às 19 horas na sala 212 no CCBS. É necessário levar o comprovante de inscrição e documento com foto.

Para mais informações consulte o edital do processo seletivo.


18 de mar. de 2012

snow patrol - called out in the dark (Florian Rietze_Edit) FREE DOWNLOAD!!!

14 de mar. de 2012

MIGUEL NICOLELIS : Palestra sobre como mudar o Brasil COMCIÊNCIA/cidade do cérebro

Direto do SENADO FEDERAL na Comissão de Ciência e Tecnologia : MIGUEL NICOLELIS , Neurocientista brasileiro, cotado para o premio nobel, está entre os vinte melhores do mundo, fala do seu projeto em Macaíba RN.


Uma proposta de mudança social , usando o que há de melhor nos Brasileiros "o cérebro" !

3º Simpósio Virtual de Farmácia

3º Simpósio Virtual de Farmácia:

adaptado de : http://www.portaleducacao.com.br/palestras/detalhes-palestra/73
Recomendar 
Previsto para: 14/03/2012 às 17h00 (horário de Brasília) | Duração: 4hAssista ao vídeo, Clique Aqui!



17h (horário de Brasília) - Abertura com o novo presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, falando sobre "Perspectivas e Desafios da nova Diretoria do CFF".



17h20 - Intervalo


17h30 - Palestra sobre "Discutindo a área de farmácia, medicamentos e outras áreas. Qual o futuro?", com o farmacêutico e presidente da Feifar (Federação Interestadual dos Farmacêuticos), Danilo Caser.



18h20 – Intervalo



18h30 - Palestra "A Profissão Farmacêutica e o Mercado de Trabalho Público”, com o farmacêutico e vice-presidente da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos), Rilke Novato



19h20 - Intervalo



19h30 - Mesa-Redonda Perspectivas e Desafios da Profissão Farmacêutica. Mediador: Presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.



20h15 (horário de Brasília) - Término

'via Blog this'

13 de mar. de 2012

Unimontes abre inscrições para o 2º Processo Seletivo 2012

Unimontes abre inscrições para o 2º Processo Seletivo 2012: Abertas a partir desta segunda-feira (05/03), as inscrições para o 2º Processo Seletivo 2012 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A oferta é de 661 vagas em 28 cursos (grupos 1 e 2). O prazo se estenderá até o dia 13 de abril, somente pelo endereço eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br.

A novidade está na antecipação da data de realização das provas da segunda quinzena para a primeira semana de junho. Conforme edital, os exames de múltipla escolha e de redação serão aplicados no dia 3/06: Grupo 1 (8 às 13 horas) e Grupo 2 (15 às 20 horas), nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora e Unaí (local deverá ser indicado no ato da inscrição). A pontuação distribuída será de 230 pontos.

Os candidatos que pretendem concorrer pelo sistema de reserva de vagas devem passar antes pela pré-inscrição, até o dia 16 de março, com a obrigatoriedade de apresentarem os documentos que comprovam a inclusão nas seguintes categorias: afrodescendentes e egressos de escola pública – esses comprovadamente carentes –, portadores de deficiência e indígenas. A cada vestibular, 45% das vagas da Unimontes são oferecidas pelo sistema de reserva de vagas.

CURSOS E VAGAS

O 2º Processo Seletivo 2012 da Unimontes oferece as 661 vagas da seguinte forma: GRUPO 1ALMENARA: Pedagogia (25); JANAÚBA: Agronomia (20); JANUÁRIA: Pedagogia (25); MONTES CLAROS: Ciências Biológicas bacharelado (25), Ciências Contábeis (25), Ciências Econômicas (25), Direito Diurno (20), Educação Física bacharelado (29), Medicina (20), Geografia (25), Letras/Espanhol (25), Matemática (25), Odontologia (17); PIRAPORA: Pedagogia (25); e UNAÍ: Ciências Biológicas (25).

GRUPO 2JANAÚBA: Pedagogia (25) e Zootecnia (20); MONTES CLAROS – Administração (25); Ciências Sociais (25), Direito Noturno (20), Educação Física licenciatura (29), Engenharia Civil (21), História (25), Letras/Português (25), Enfermagem (20), Pedagogia (25) e Sistemas de Informação (20); e PIRAPORA: Geografia (25).

ACESSE O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2012 DA UNIMONTES

12 de mar. de 2012

Prevenção das doenças cardiovasculares no Dia da Mulher

Prevenção das doenças cardiovasculares no Dia da Mulher - Visao.pt:

Prevenção das doenças cardiovasculares no Dia da Mulher

O movimento Mulheres de Vermelho inicia uma campanha no Dia Internacional da Mulher como forma de sensibilizar para o perigo das doenças cardiovasculares, responsáveis pela morte de uma em cada três mulheres.

adaptado de :http://aeiou.visao.pt/prevencao-das-doencas-cardiovasculares-no-dia-da-mulher=f651089
Prevenção das doenças cardiovasculares no Dia da Mulher
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres, estima-se que são a causa de morte de uma em cada três mulheres, apesar do desconhecimento em relação à ameaça séria que este tipo de doenças representa.
Apenas um terço das mulheres sabe que as doenças do coração constituem a ameaça mais séria para a sua saúde e a maioria não associa os fatores de risco, como a pressão arterial e o colesterol elevados. Atitudes preventivas como a adoção de bons hábitos alimentares, a prática de exercício físico e evitar o sedentarismo são altamente recomendadas como forma de evitar a manifestação das patologias cardiovasculares mais comuns e cuja progressão pode ter como consequência o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).
No âmbito do Dia Internacional da Mulher que se celebra amanhã, o movimento Mulheres de Vermelho (MDV) pretende alertar as mulheres portuguesas para estes riscos através de uma campanha de sensibilização que passa pelas próprias: vestir uma peça de roupa vermelha no dia 8 de março.
A ideia é convidar as mulheres portuguesas a estimular colegas de trabalho, amigas e familiares a fazer o mesmo, como forma de implementar junto de si, nos círculos familiar e social mas também no local de trabalho, medidas que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e contribuir para um estilo de vida mais saudável.
Esta ação conta com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia e, a quem aderir a esta campanha, a MDV convida a tirar uma foto e partilhar na página do Facebook do movimento  .
O movimento Mulheres de Vermelho é também responsável pela candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.


Ler mais: http://aeiou.visao.pt/prevencao-das-doencas-cardiovasculares-no-dia-da-mulher=f651089#ixzz1oUghuAxt

'via Blog this'

11 de mar. de 2012

Reunião Neurologia UNIFESP : 12 de março - Neurocirurgia Epilepsia e Pediátrica

10 de mar. de 2012

Meningites: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção - abc.med.br

Meningites: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção - abc.med.br:

Meningites: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção


Férias e conglomerados são o ambiente ideal pra novos surtos infecciosos , que tal saber um pouco mais sobre um deles , a meningite que pode ser grave se não reconhecida e tratada adequadamente e em tempo hábil,evitando ainda epidemias !!
Meningites: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção
O que são meningites?
Meningites são inflamações das membranas (chamadas meninges) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Essas inflamações podem ser causadas por infecções devírus, bactérias e outros micro-organismos. Ou podem ser não infecciosas, motivadas pela irritação causada por certos agentes, inclusive por certas drogas. Devido à proximidade dessas membranas com o sistema nervoso e com centros vitais, ameningite pode deixar sequelas nervosas graves ou mesmo levar à morte. Os casos mais benignos, contudo, podem curar-se completamente.
Como se adquire a meningite?
A forma mais comum de contágio é através de contato prolongado ou intenso com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A meningite também pode ser contraída pela saliva, porém compartilhar pratos, copos e talheres não representa um grande risco. No entanto, beijos prolongados podem ser uma via de transmissão. As bactérias causadoras de meningite não sobrevivem no ambiente e por isso não é necessário o isolamento do lugar onde o doente tenha estado.
Algumas pessoas, mesmo não tendo uma meningite, podem ser portadoras do meningococo (geralmente na orofaringe) e transmiti-lo a outras pessoas que, então, adoecem. A meningite pode também estar associada a uma infecção respiratória, a otites, a amigdalites, a tumores ou traumas cranioencefálicos, etc.
Os estados de imunossupressão e, portanto, de maior vulnerabilidade às infecções, tornam o indivíduo mais propenso a apresentar este tipo de doença.
As pessoas em contato com o doente também estão mais sujeitas à infecção e por isso devem usar máscaras e fazer profilaxia com antibióticos - quando necessário e orientado por um médico.
Quais os sintomas da meningite?
Os sintomas mais comuns e mais chamativos da meningite são dor de cabeça, rigidez da nuca e febre. A dor de cabeça é intensa e está praticamente presente em todos os casos; a rigidez da nuca se expressa pela impossibilidade de flexionar o pescoço; a febre geralmente é alta e persistente.
Vômitos intensos são de ocorrência frequente. Em crianças abaixo de seis meses pode haver abaulamento das fontanelas, alterações do estado mental com confusão mental, alteração do nível de consciência, intolerância à luz e aos sons altos. Em crianças pequenas podem estar presentes apenas sintomasinespecíficos, como irritabilidade e sonolência.
Na meningite por meningococo comumente há a presença de erupções cutâneas.
É possível e frequente que ocorram problemas adicionais que passem a exigir tratamentos específicos e que indiquem um prognóstico pior, tais como septicemia, queda da pressão arterial, ritmo cardíaco acelerado, temperatura corporal baixa, respiração rápida, coagulação intravascular e aumento paradoxal de risco de sangramento. Pode ocorrer também inchaço do tecido cerebral, ocasionando aumento de pressão dentro docrânio, o que pode ter graves consequências, às vezes letais. As convulsões focais, que envolvem partes do corpo, podem ser de difícil controle.
Sintomas visuais ou perda da audição podem persistir após o episódio de meningite. A inflamação do cérebro ou de seus vasos sanguíneos, bem como a formação de coágulos sanguíneos, pode levar a fraqueza muscular, perda de sensibilidade ou movimentos anormais em partes do corpo.
Como se diagnostica a meningite?
Três sinais clínicos são classicamente relevantes: rigidez de nuca, febre alta e alteração do estado mental. No entanto, as três características só estão conjuntamente presentes em menos da metade dos casos, mas se nenhum desses sinais estiver presente é muito improvável que se trate de meningite. Em crianças muito pequenas, o diagnóstico pode ser mais difícil, porque não há queixas de dor de cabeça e a rigidez da nuca nem sempre ocorre.
Em primeiro lugar, portanto, os dados do exame clínico ajudam a levantar a suspeita diagnóstica. A cultura ou os exames de sangue, como o hemograma completo e a dosagem da proteína C-reativa, também pode indicar uma suspeição. Em seguida, uma punção lombar pode ser usada para excluir ou confirmar odiagnóstico, através do exame e cultura do líquor. Nos casos em que ela seja inexequível ou não recomendada pode-se recorrer a uma tomografia computadorizada ou a uma ressonância magnética, mas esses exames quase nunca são de primeira escolha.
Como se trata a meningite?
O tratamento depende do agente que está causando a doença.
Algumas formas de meningite podem ser prevenidas por meio de vacinas. Uma vez instalada a doença ela constitui-se numa emergência médica. Quanto mais cedo o tratamento for instituído, melhor o prognóstico, tanto em relação a possíveis sequelas como em relação à mortalidade.
O tratamento das meningites infecciosas é feito pela administração de antibióticos ou de antivirais, conforme o caso. Em algumas situações podem ser usados corticoides para prevenir complicações da inflamação.
Devem ser adotados também os cuidados gerais requeridos por cada caso clínico, considerando as características individualmente.
A meningite pode ter complicações de longo prazo, como epilepsia, hidrocefalia e déficit cognitivo, as quais demandam providências terapêuticas específicas posteriores.
ABC.MED.BR, 2011. Meningites: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2011.

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker