Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

9 de jul. de 2011

Hospital Regional de Janaúba tira saúde da UTI na Serra Geral - Em poucos meses como hospital-escola, a unidade vem se consolidando como referência para a região

Hospital Regional de Janaúba tira saúde da UTI na Serra Geral - Em poucos meses como hospital-escola, a unidade vem se consolidando como referência para a região: "
O sistema de saúde da microrregião da Serra Geral estará em debate nesta quinta-feira (7), quando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na cidade de Janaúba, no Norte de Minas, audiência para conhecer e discutir a situação do setor na região e em especial, do Hospital Regional de Janaúba e do Hospital Sagrado Coração de Jesus.

O quadro que os deputados vão encontrar na cidade é melhor do que há três meses. Hoje o Hospital Regional de Janaúba é um bom exemplo das melhorias que podem alcançar hospitais da rede pública que fazem parceria com o setor privado - observa o fundador das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), professor Ruy Muniz. Segundo o professor, desde março deste ano o Hospital Regional firmou parceria com a Funorte e em três meses diversas melhorias já são percebidas pelos habitantes da cidade e da região da Serra Geral.

- Desde o começo da parceria, o objetivo da Funorte foi transformar o Hospital Regional em um Hospital Universitário para permitir aos acadêmicos dos diversos cursos da área da saúde a realização dos estágios supervisionados, promovendo a integração entre as atividades docentes e assistenciais, além de aliar teoria e prática, garantindo ainda mais qualidade ao ensino da instituição - explica Muniz.

Para o professor, é importante formar profissionais mais preparados para atender às demandas da população.



PARCERIA

Na parceria, a prefeitura entregou, em comodato, as instalações físicas e os equipamentos do Hospital Regional e a Funorte se comprometeu em aproveitar parte dos profissionais que já atuam na unidade.

Durante esse período, o hospital passou por transformações que superaram os muitos anos da administração pública. De acordo com Vivian Souto Lopes, coordenadora de enfermagem do hospital, o município ganhou muito ao firmar parceria com a Funorte. Nesta troca de interesses, o município ofereceu o local e a Funorte comprometeu-se a melhorar as instalações e o atendimento.

- A instituição tem seu pilar firmado no ensino e o hospital tornou-se, portanto, uma grande fonte de conhecimento para os acadêmicos, ofertando, em contrapartida, atendimento diferenciado por profissionais que desejam dar o melhor de si na busca pelo conhecimento - esclarece Vivian.

A coordenadora conta que toda a estrutura estava subutilizada, o hospital estava em greve e apenas um médico era responsável pela demanda. Hoje, o hospital já conta com 10 médicos de plantão; os atendimentos que não passavam de 20 por dia já são 70; o número de leitos que era de 28, somam 40; e as cirurgias que eram apenas 15 por mês, em junho chegaram a 15 por dia.

- E com a reforma e ampliação da UTI a tendência é que a população da Serra Geral encontre em Janaúba uma saúde de qualidade - ressalta Vivian.

Segundo a coordenadora, modificações básicas também foram feitas na lavanderia, na Unidade de Alimentação e Nutrição, no laboratório, consultórios para atendimento ambulatorial e almoxarifado.

- Além destes, todos os demais setores passaram ou estão passando por reforma ou ampliação - completa Vivian.

Vivian ainda esclarece que as mudanças são aplicadas aos poucos, pois o grau de dificuldade financeira em que o hospital se encontrava requereu que primeiro fossem sanados os débitos pendentes. Já com três meses de administração, a coordenadora conclui que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada trouxe um grande benefício para Janaúba e região.

- O hospital dificilmente conseguiria evoluir se não tivesse feito essa parceria com a Funorte. As melhoras são perceptíveis ao caminhar pelos corredores, ao conversar com as pessoas que são atendidas. Dois interesses distintos atingiram um objetivo comum: a melhoria do atendimento à saúde da população - conclui.



RESULTADOS

Para o professor Ruy Muniz a parceria é importante porque melhora o sistema de saúde da região e garante à população o direito constitucional de uma saúde de qualidade. A Instituição também ganha ao permitir que os acadêmicos da Funorte coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. E é por isso, segundo ele, a parceria já apresenta bons resultados, com importantes e significativos avanços.

- Em 90 dias regularizamos os plantões médicos, da urgência, aumentamos o número de atendimentos e de internações. Agora a população recebe um atendimento digno, humanizado, de qualidade. Essa é uma parceria de sucesso, pois estamos atendendo à demanda da população. O hospital-escola em pouco tempo já está se transformando em referência na Serra Geral. Tudo isso melhora o sistema de saúde de Janaúba, da Serra Geral e, por consequência, de todo o Norte de Minas, já que evita que a população se desloque para outras cidades, como Montes Claros, em busca de uma saúde de qualidade - afirma.



CONQUISTAS E AVANÇOS


Muniz frisou que o CTI do Hospital Escola, a mais recente conquista da parceria, está pronto e começa a funcionar já na próxima semana. De acordo com ele, a tendência é que o hospital passe a oferecer ainda mais serviços até o final do ano. Ele lembra que durante a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à região, no último sábado, foi solicitada a autorização para implantação dos serviços de oncologia e hemodinâmica.

- O fato de o hospital ter se tornado hospital-escola vai permitir o aumento dos investimentos na instituição e por consequência, serviços em novas especialidades. O hospital está sendo adequado para atender a ampliação das residências médicas que a Funorte pretende criar para fixar os novos profissionais na região. A nossa meta é transformar o sistema de saúde da Serra Geral e os primeiros passos já foram dados - garante.

Ruy Muniz diz que o hospital que está em expansão deve contratar parte dos 50 novos médicos formados pela Funorte no mês de junho.

- Eles também darão novo fôlego à saúde da Serra Geral, pois chegam cheios de energia e dispostos a fazer a diferença. Aliados ao corpo clínico que já é garantia de um sistema de saúde de qualidade, eles vão colaborar para fazer do hospital uma referência para o estado - planeja.


"

.......... Deixe seu comentário ..........

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker